Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Ricky Jay

Ricky Jay

Nomes Alternativos: Richard Jay Potash

3Número de Fãs

Nascimento: (70)

Brooklyn, New York - Estados Unidos da América

É um ilusionista americano, ator e escritor.

Ele é um truque de mão-de peritos e é notável por seus truques de cartas, jogando cartões, feitos de memória e patter palco.
Jay nasceu em Brooklyn, Nova York a uma família judia de classe média. Seu avô, Max Katz, era um contador de bem-fazer certificado público e um mágico amador, que introduziu Jay à profissão.

Pelo menos três de seus shows one-man, Ricky Jay e seus 52 assistentes, no caule, e uma galeria de trapaceiro foram dirigidos por David Mamet, que também lançou Jay em vários de seus filmes. Jay tem aparecido em produções de outros diretores, especialmente Paul Thomas Anderson, Boogie Nights e Magnólia, bem como o Prestige.

Jay se juntou ao elenco e equipe da HBO Deadwood ocidental como uma estrela e um escritor convidado para a primeira temporada em 2004. A série foi criada por David Milch e focado em uma cidade crescendo no oeste americano. Jay jogado cartão afiada Eddie Sawyer, um traficante no casino da ambiciosa recém-chegado Cy Tolliver. Jay escreveu o episódio "Boot jóia é feita de pé". [6] Ele deixou a série no final da primeira temporada.

Ele também desempenhou um capanga de vilão Elliot Carver no filme Tomorrow Never Dies James Bond.

Até recentemente, Jay foi listada no Guinness Book of Records para lançar uma carta de baralho 190 pés a 90 milhas por hora (140 km / h) (o recorde atual é de 216 pés (66 m) por Rick Smith, Jr). Ricky Jay pode jogar uma carta de baralho em uma casca de melancia (a qual ele se refere como o "de espessura, camada de melão paquiderme exterior" de "o mais prodigioso dos frutos de casa") de dez passos.
Jay criou uma empresa de consultoria, desonestas, que prevê que "o conhecimento arcano sobre a necessidade de tomar conhecimento de base." Sua empresa clientes são muitas vezes dentro do teatro, televisão e indústria cinematográfica. Ele tem trabalhado com bibliotecas e museus em suas coleções, incluindo a Biblioteca de Mulholland Conjuring e as artes dos Aliados e do Museu do Jurássico Tecnologia em Culver City, CA.