Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Robert Towne (I)

Robert Towne (I)

Nomes Alternativos: Edward Wain | P.H. Vazak | Robert Bertram Schwartz

16Número de Fãs

Nascimento: 23 de Novembro de 1934 (83 years)

Los Angeles, California - Estados Unidos da América

É um roteirista e diretor de cinema, cujos principais trabalhos incluem A Última Missão, Chinatown, Shampoo, O Céu Pode Esperar, Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva, Missão Impossível e Missão Impossível 2.

Vida pessoal
Towne nasceu no dia 23 de novembro de 1934 em Los Angeles, filho de Helen e Lou Schwartz. Ele tem ascendência romena por parte de sua mãe, e russa por parte de pai. Seu pai tinha uma loja de roupas femininas chamada Towne Smart Shop, posteriormente mudando o nome da família para Towne. Towne tem um irmão chamado Roger, seis anos mais novo que ele. Ele foi casado de 1977 a 1981 com a atriz Julie Payne; eles têm uma filha, a também atriz Katharine Towne. Em 1984 ele se casou pela segunda vez, com Luisa Gaule.

Carreira

Towne é o autor de vários roteiros aclamados, principalmente o de Chinatown, pelo qual ele venceu o Oscar, o Golden Globe Award e o BAFTA Award, mais sua sequência A Chave do Enigma. Seus roteiros para Última Missão, Shampoo e Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva receberam indicações ao Oscar. Ele também escreveu os dois primeiros filmes da série Missão Impossível. Towne também tem a "reputação estelar" na indústria do cinema como um doutor de roteiros não-creditado, já tempo exercido essa capacidade em filmes como O Poderoso Chefão, Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas, A Trama, A Rocha e muitos outros.

Depois de trabalhar no roteiro de Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva, ele ficou insatisfeito com a produção e decidiu usar o psudônimo P. H. Vazak. O roteiro acabou sendo indicao ao Oscar, se tornando o primeiro pseudônimo a ser indicado, porém ele não venceu. Towne co-escreveu o filme Morrer Mil Vezes sob o nome de David Lee Henry.

Em 1982, Towne escreveu e dirigiu seu primeiro filme Tudo Pela Vitória - As Parceiras , um drama ficcional sobre atletas de corrida. Ele também dirigiu Conspiração Tequila, sobre uma mulher envolvida romanticamente com dois homens, Prova de Fogo, uma biografia do corredor Steve Prefontaine, e Pergunte ao Pó, baseado no romance de mesmo nome escrito por John Fante.

Filhas: Katharine Towne, Chiara Towne
Cônjuge: Luisa Gaule (desde 1984), Julie Payne (de 1977 a 1982)