Roque Santeiro

1975

A Fabulosa História de Roque Santeiro

• A Fabulosa Estória de Roque Santeiro - Brasil

A Fabulosa História de Roque Santeiro e de Sua Fogosa Viúva, a que Foi Sem Nunca Ter Sido, título reduzido para Roque Santeiro, seria uma telenovela brasileira que começou a ser produzida e estrearia pela Rede Globo em 27 de agosto de 1975, substituindo Escalada, mas que não chegou a ser exibida por determinação da censura no Brasil durante a ditadura militar. A emissora então colocou no ar uma reprise da novela Selva de Pedra, de Janete Clair, enquanto outra era escrita - Pecado Capital -, da mesma autora. Escrita por Dias Gomes com base em uma peça teatral de sua autoria de dez anos antes e que também havia sido censurada e proibida, O Berço do Herói; foi dirigida por Daniel Filho. Decorrido outros dez anos, já durante a Nova República, com o fim do regime militar, uma nova versão de Roque Santeiro foi produzida e exibida integralmente na TV, versão esta que se tornou um dos maiores sucessos da história da televisão brasileira e também exibida em vários outros países.
A novela seria exibida em 27 de agosto de 1975 pela Rede Globo e já tinha vários capítulos gravados e chamadas anunciavam sua estreia. Porém, no dia de sua estreia, a Rede Globo recebeu ofício do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), do governo federal, censurando a novela.[1] O motivo da censura foi uma escuta telefônica do governo, onde foi gravada uma conversa de Dias Gomes em que ele afirmava que Roque Santeiro era apenas uma forma de enganar os militares, adaptando O Berço do Herói para a televisão, com ligeiras modificações que fariam com que os militares não percebessem que se tratava da mesma obra.[2]

Dez anos depois, já no governo civil de José Sarney, a novela foi finalmente liberada e pôde ser exibida. Foi feita uma nova gravação de capítulos, com um novo elenco, embora Lima Duarte tenha ficado no elenco, com o mesmo papel que tinha em 1975, "Sinhozinho Malta". Além de Lima, outros atores que participaram da versão censurada e que retornaram nesta nos mesmos personagens foram João Carlos Barroso, Luiz Armando Queiroz e Ilva Niño. Milton Gonçalves, que em 1975 interpretava o "padre Honório" (nome esse trocado para "Hipólito"), em 1985 foi "Lourival Prata", o promotor público. Elizângela, que em 1975 interpretou Tânia, a filha de Sinhozinho Malta, voltou em 1985 como Marilda, a esposa abandonada de Roberto Mathias. Já Leina Krespi, que na versão censurada viveu a dançarina Rosaly, faria na versão de 1985 Maria Igarapé, uma prostituta da rua da lama.

Foram gravados em torno de 36 capítulos da novela, que hoje se encontram nos arquivos do CEDOC.
A novela gira em torno de Asa Branca, cidade fictícia que funciona como microcosmo do Brasil e que vive em torno do mito "Roque Santeiro", um jovem escultor de imagens sacras que morre numa batalha contra os cangaceiros liderados por "Navalhada", que invadiram a cidade. Roque, após a batalha, vira um herói e algumas pessoas buscavam até sua canonização. A fama do mito se expande e a cidade cresce com o turismo, cujo foco é mesmo o mito "Roque Santeiro". Só que, para desespero dos poderosos da cidade - "Sinhozinho Malta", o fazendeiro mais poderoso do lugar, "Florindo Abelha", o prefeito, "Zé das Medalhas", que ficou rico vendendo medalhas de Roque Santeiro e "padre Honório", o pároco local -, Roque estava vivo, não havia morrido em nenhuma batalha e o pior, estava voltando para a cidade, o que poria em risco todo o comércio e turismo gerado pelo mito falso.

"Mocinha", filha de "Florindo Abelha" e "Pombinha", e namorada de Roque antes da invasão de "Navalhada", decide permanecer virgem após o desaparecimento de Roque, e fica conhecida como 'viúva virgem'. Já "Porcina", amante de "Sinhozinho Malta", é apresentada na cidade como viúva de Roque, embora ele nunca tivesse sido casado. Ficou conhecida como 'a que foi sem nunca ter sido'. "Mocinha" tem raiva de "Porcina" por ter supostamente se casado com Roque sem que ela sequer tomasse conhecimento.

Enquanto isso, o professor "Astromar", o erudito da cidade, apaixonado por "Mocinha", é tido por todos como sendo o Lobisomem. O "beato Salu", pai de "Roque Santeiro", anuncia a todos que 'mais fortes são os poderes de Deus'. E "Matilde" causa escândalo nos conservadores da cidade com sua boate Sexus.

1975

Elenco de Roque Santeiro