Dirigido por
Numa cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, a jovem artista plástica Simone Marques é testemunha da briga entre Cristiano Vilhena, filho de um pobre pregador evangélico, e o playboy Gastão Neves, morto no incidente. Sabendo que Cristiano é inocente, Simone acoberta o rapaz, por quem acaba se apaixonando. Receoso de seu destino, Cristiano vai embora para a Cidade do Rio de Janeiro, à época pertencente ao Estado da Guanabara, trabalhar no estaleiro do tio rico, Aristides Vilhena, e Simone vai com ele vislumbrando um melhor futuro para a sua carreira artística. Os dois se casam e vão morar na Pensão Palácio, de propriedade da alegre Fanny, onde conhecem o malandro Miro, uma figura de caráter duvidoso.
Em contato com o universo do tio, Cristiano se vê envolvido com a charmosa Fernanda, uma das acionistas do estaleiro, e a noiva do seu primo Caio. Dividido entre a vida simples ao lado de Simone, e o poder e o dinheiro com Fernanda, Cristiano se deixa levar pelas artimanhas de Miro, que lhe propõe o fim de seu relacionamento com Simone, nem que isto tenha que custar a vida da moça. Fernanda, completamente apaixonada por Cristiano, deixa Caio para se casar com ele enquanto Miro planeja a morte de Simone, viabilizando assim o casamento de Cristiano, o que o tornaria um dos principais acionistas do estaleiro. Ao ser perseguida por Miro numa auto-estrada, Simone sofre um acidente e é dada como morta, enquanto Cristiano, sentindo-se responsável pela morte de sua mulher, não consegue se casar com Fernanda, abandonando-a no altar.
Humilhada, Fernanda enlouquece e jura vingança contra Cristiano, atrapalhando-o em seus negócios no estaleiro. Simone, que sobreviveu ao acidente, faz uma viagem e retorna assumindo a identidade da irmã falecida, Rosana Reis, reconhecida como uma artista famosa. Numa festa, Cristiano reconhece em Rosana como sua mulher, mas ela o repudia, responsabilizando-o pelo acidente. E agora, que ele será julgado pela morte de Gastão, Simone/Rosana é a única pessoa que poderá inocentá-lo.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Assisti a novela na versão em DVD, editada por Nelson Caldas Filho. Sinto que se tivesse tentado assisti-la na íntegra, sem cortes, certamente teria abandonado, porque as idas e vindas da história e as inconsistências de alguns personagens, como Simone, são particularmente cansativas mesmo nesse compacto. No entanto, o primor do texto de Janete Clair compensa a embromação da trama que por vezes se torna enfadonha, bem diferente da impressão que tive da excepcional Irmãos Coragem.
Para quem decidir se aventurar na edição em DVD, sugiro que busque pela segunda tiragem do box, que apresenta na parte inferior da contracapa a informação "Edição Revisada", visto que a primeira tiragem, de forma bastante equivocada, cortou a cena final da novela, que conclui a história do casal principal.
Um novelão, obra prima da teledramaturgia brasileira, jóia rara de Janete Clair e PORCAMENTE editada por Nelson Caldas Filho a partir do único compacto sobrevivente de 76 capítulos para a infeliz e também única versão tornada pública de 22h vendida pela Globo Marcas.
É no mínimo necessário assistir junto com o REMAKE DE 1986 para não ficar perdido.
Triste.
.
Correção: somente o DVD 1 do box que é apressado e meio confuso apresentando e sumindo com personagens.
Essa eu não lembro de nada mesmo, mas minha mãe tinha o disco vinil (LP) com as músicas da novela que eu escutei até “literalmente” quebrar. A trilha internacional dessa novela é uma delícia, demais! (Rock and Roll Lullaby - B.J. Thomas, Floy Joy - The Supremes, Ain't No Sunshine - Michael Jackson, Son of My Father - Giorgio Moroder, La question - Françoise Hardy, Feel the Need In Me - The Detroit Emeralds, Frightened Girl - Silent Majority). Eita! É muita nostalgia.
Nossa... como a Regina duarte era linda cara, muito linda.
Amor, paixão, crime, vingança, loucura...Janete Clair sabia criar com maestria! Rock And Roll Lullaby, um dos temas musicais mais românticos de todos os tempos, pura emoção!