Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Solange Couto

Solange Couto

Nomes Alternativos: Solange Couto dos Santos

15Número de Fãs

Nascimento: 1 de Julho de 1957 (60 years)

São Luís, Maranhão - Brasil

Solange Couto, cujo nome de batismo é Solange Couto dos Santos (São Luís, 1 de julho de 1956), é uma atriz de cinema e TV, ex-modelo e apresentadora brasileira. A atriz, que foi uma das mulatas do Sargentelli, consagrou-se na televisão em 2001 com a personagem Dona Jura, em O Clone.

Em 2010, na 8ª edição do Troféu Raça Negra, a atriz disputou prêmio na categoria Melhor Atriz por seu papel em Ribeirão do Tempo. Já no 15º Prêmio Contigo disputou como Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em Balacobaco.

Solange Couto começou a carreira como umas das mulatas de Sargentelli na década de 1970, o que lhe ajudou a iniciar a carreira de atriz na novela Os Imigrantes (1981), na Bandeirantes. Depois vieram Sinhá Moça (1986), na Globo, e Kananga do Japão (1989), na Manchete. A consagração na televisão veio quando interpretou a personagem Dona Jura, em O Clone, cujo bordão "não é brinquedo, não!" foi um grande sucesso. Esse é considerado até hoje seu mais marcante papel em telenovelas. O bordão fez tanto sucesso que se tornou a letra de uma canção.

A atriz foi contratada da Rede Record, onde atuou na telenovela Balacobaco.

Após cinco anos, a atriz Solange Couto decidiu deixar a Record. Em entrevista ao colunista Léo Dias, do jornal 'O Dia', a ex-global, que tinha contrato até 2017, revelou o que motivou sua saída da emissora. "Foi uma rescisão bilateral. Saí pela porta da frente, a mesma que entrei. Nunca tive problema nenhum com a emissora, mas vi a necessidade de trabalhar mais. Não me encaixo nos próximos projetos e não consigo ficar muito tempo sem trabalhar", explicou ela.
Além de fazer novelas, Solange Couto apresentou o programa Bom Dia Mulher, da RedeTV!, em 2002.

Cônjuge: Jamerson Andrade (desde 2009), Widson Cordeiro (de 2005 a 2009), Sidney Magal (de 1975 a 1980)
Filhos: Morena Mariah Couto, Benjamim Andrade, Márcio Felipe Couto