Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Sophie Marceau

Sophie Marceau

Nomes Alternativos: Sophie Danièle Sylvie Maupu

174Número de Fãs

Nascimento: 17 de Novembro de 1966 (51 years)

Paris - França

Sophie Danièle Sylvie Maupu (nome artístico: Sophie Marceau; Paris, 17 de novembro de 1966) é uma atriz, roteirista e cineasta francesa.

Ainda adolescente Marceau alcançou popularidade com seus filmes iniciais La Boum (1980) e La Boum 2 (1982), recebendo um prêmio César de Melhor Atriz Revelação. Além de sua carreira no cinema francês, ela é mais conhecida internacionalmente pelos papéis de princesa Isabelle em Braveheart e Elektra King em 007 O Mundo não é o Bastante.

Sophie nasceu e cresceu em Gentilly, periferia de Paris. Filha de um caminhoneiro e uma garçonete[1] , com 13 anos e sem nenhuma experiência, ela decidiu participar em uma seleção para escolha de atores de um filme de Claude Pinoteau voltado para o público jovem.

Sua beleza com traços fortes e angelicais, concedeu-lhe admiração imediata de Pinoteau que assim que a viu pensou ter finalmente achado a protagonista. Em 1981 com apenas 14 anos, Sophie estréia La Boum - No Tempo dos Namorados, filme adolescente de grande sucesso em toda a Europa. Ela se tornou rapidamente um ídolo teen e passou a fazer capas de revistas.[2] La Boum teve uma sequência em 1982 e deslanchou a carreira de Sophie já considerada a atriz francesa revelação com 16 anos, lhe dando o Cesar de melhor atriz estreante.[3]

Nos anos 1980, Sophie se dedica a produções francesas, tendo atuado ao lado de Gérard Depardieu e Catherine Deneuve em Fort Saganne. Também nessa época conheceu e se casou com o produtor e diretor Andrzej Zulawski que a dirigiu em dois filmes. No início da década de 90, Sophie passa a chamar atenção do mundo que era então considerada uma das atrizes mais bonitas da atualizade. Os filmes Fanfan, Sonho de Uma Noite de Verão e A Filha de D'artagnan, deram a atriz ainda mais popularidade.

É quando então Mel Gibson a convida para participar da superprodução Braveheart - Coração Valente. O filme, que conquistou vários oscars deu a ela grande visibilidade internacional. Em 1999, interpretou a bond girl femme fatale Elektra King no filme 007 - O Mundo Não É o Bastante, ao lado de Pierce Brosnan, o que manteve sua popularidade.

A partir de 2002, entretanto, ela passou a se dedicar o ao cinema francês, escrevendo e dirigindo filmes como Parlez-moi d’amour e L'Aube à l'envers, priorizando o cinema nacional e recusando vários papéis em Hollywood.

Em 2008 estrelou a produção francesa Les Femmes de l'ombre que retratou as guerrilheiras francesas na 2ª Guerra.

Sophie foi casada com o diretor Andrzej Zulawski com quem teve um filho, chamado Vincent, em 1995. Em 2002 ela se separou e se casou novamente com Jim Lemley, um produtor de cinema com quem teve uma filha, que recebeu o nome de Juliette.

De 2007 a 2014, ela teve uma relação com o ator Christopher Lambert, com quem contracenou nos filmes A Chave do Mistério (2007) e L'homme de chevet (2009). Em 11 de julho de 2014 o casal anunciou que estava se separando amigavelmente.

Cônjuge: Christopher Lambert (de 2012 a 2014)
Filhos: Vincent Żuławski, Juliette Lemley