Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Stan Laurel

Stan Laurel

Nomes Alternativos: Arthur Stanley Jefferson

108Número de Fãs

Nascimento: 16 de Junho de 1890 (74 years)

Falecimento: 23 de Fevereiro de 1965

Ulverston, Cumbria - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Filho de um empresário teatral, Stan estreou no palco após completar seus estudos na King James Gramar School, em Bishop Auckland, na The King's School, em Tynemouth, e por um tempo na Rutherglen Academy. Sua primeira performance foi no Britannia Panopticon, em Glasgow, Escócia, aos 16 anos de idade.

Viajou com várias companhias de teatro pelo país, até entrar na “troupe” de Fred Karno, em 1910, da qual fazia parte Charles Chaplin. Chegou a ser “substituto” de Chaplin numa pantomima, Mumming Bird, a qual foi levada por Karno para os Estados Unidos, sob o título “A Night at an English Music Hall”. Stan conheceu então Mae Dahlberg, que exerceria grande influência em sua vida. Stan, que até então era creditado como Stan Jefferson, adotou o nome Laurel, por sugestão de Mae, que trabalhou com ele em seu primeiro filme, “Nuts in May”, em 1917, uma produção independente de Adolph Ramish, assinando contrato com a Universal. Ele e Mae jamais casaram, mas chegaram a viver um tempo maritalmente, e em muitos filmes ela foi creditada como Mae Laurel.

A partir dessa época, Stan trabalhou como “free lancer” para vários estúdios, e entre seus trabalhos estava “Lucky Dog”, na qual Oliver Hardy participava num pequeno papel. Essa foi a primeira vez que trabalharam juntos. Seu nome passou a ser conhecido com as paródias de filmes populares feitas na época, entre elas “The Soilers” e “Under Two Jags”, em 1920, “Mud and Sand” em 1922, e “Dr. Prycle and Mr. Pryde”, em 1925.

A partir de 1926, Laurel passou a trabalhar definitivamente com Hal Roach, como “gagman” e diretor. Em 1927, na companhia de Roach, Stan trabalhou em “Slipping Wives”, ao lado de Oliver Hardy, sendo sua primeira vez propositadamente juntos. A partir de então, os dois foram se destacando, e a dupla “O Gordo e o Magro” foi se constituindo, com a estréia oficial em 1927, com “Putting Pants on Philip”.

Stan viveu seus últimos anos em um apartamento no Oceana Hotel, em Santa Monica. Jerry Lewis era um dos muitos comediantes que o visitavam, aproveitando suas sugestões para a produção de The Bellboy (1960). Faleceu vítima de um ataque cardíaco, aos 74 anos. Seu corpo está enterrado no Forest Lawn - Hollywood Hills Cemetery, em Los Angeles.

Cônjuge: Ida Kitaeva Raphael (de 1946 a 1965), Virginia Ruth Rogers (de 1941 a 1946), Vera Ivanova Shuvalova (de 1938 a 1940), Virginia Ruth Rogers (de 1934 a 1937), Lois Neilson (de 1926 a 1934), Mae Dahlberg (de 1919 a 1925)
Filhos: Lois Laurel, Stanley Robert Laurel