Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Stanley Kubrick
16534Número de Fãs

Nascimento: 26 de Julho de 1928 (70 years)

Falecimento: 7 de Março de 1999

New York City, New York - Estados Unidos da América

Stanley Kubrick foi um dos grandes gênios da história do cinema. Fez filmes de todos os gêneros (drama, comédia, terror, ficção cientifica, guerra e noir). Todos os seus filmes trazem uma visão irônica e pessimista a respeito do ser humano. O diretor era um homem recluso, conhecido por ser perfeccionista, e por brigar nos sets com os técnicos e principalmente com os atores. Com exceção de seus dois primeiros filmes, todos os demais são adaptações literárias, e todas elas foram reprovadas pelos seus autores.

Kubrick nasceu em 26 de julho de 1928, no Bronx, em Nova York. Era filho de um casal de judeu de ascendência austriaca. Seu desempenho na escola, com baixas notas, preocupava o pai. A partir dos 13 anos, Kubrick começou a se interessar por xadrez, fotografia e jazz. Aos 16 anos, enviou uma foto que havia feito de uma banca de jornais com a noticia da morte do presidente Franklin Roosevelt, para a revista Look, que a comprou. Aos 17, Kubrick ganhou o primeiro e único emprego de fotógrafo aprendiz da história da revista.

Em 1950, ele investiu as economias num documentário de curta- metragem, chamado Day of the Fight, sobre o mundo do boxe. Em 1953, com a ajuda da familia, fez o seu primeiro longa-metragem, Fear and Desire, no qual já aparece o tema mais recorrente da sua carreira: a guerra. As filmagens foram estressantes e arruinaram o seu casamento com Tora Kubrick. Mais tarde, Kubrick passou a considerar o filme bastante amador, e impediu o seu relançamento comercial em cinemas ou no mercado de vídeo.

Em 1955, Kubrick dirigiu, produziu, escreveu, editou e fotografou um filme noir chamado A Morte Passou Por Perto. O filme fez um sucesso razoavel entre a critica, que o considerou um cineasta promissor. O seu filme seguinte, o noir O Grande Golpe, é considerado o seu primeiro clássico. O filme conta a história de um grupo de bandidos que decidem roubar o dinheiro das apostas de uma corrida de cavalos, e surpreende pela sua narrativa não-linear.

O astro Kirk Douglas ficou tão impressionado com O Grande Golpe que contratou Kubrick para dirigir o filme de guerra Glória Feita de Sangue. O filme fez com que Kubrick ficasse famoso no mundo inteiro, mas foi proibido na França pelo sua mensagem anti-guerra e por retratar os generais franceses de uma maneira negativa.

Durante as filmagens, Kubrick se apaixonou pela atriz Susanne Christian, que se tornaria Christiane Kubrick, a sua terceira esposa. Ambos ficariam juntos até a morte de Kubrick em 1999. Tiveram duas filhas: Anna e Vivian.

A parceria com Kirk Douglas continuou no épico Spartacus. Douglas, que além de estrelar também era produtor executivo do filme, se desentendeu com o diretor Anthony Mann e chamou Kubrick para substitui-lo. Douglas achava que Kubrick, com apenas 29 anos, iria se intimidar com a grandiosidade da produção e com o famoso elenco, e por isso iria assumir uma conduta humilde. Mas aconteceu o contrário. Kubrick vivia discutindo com Douglas, pelo fato do roteiro e dos personagens serem moralistas e perfeitos demais. O filme ganhou cinco Oscars, mas Kubrick sempre renegou o filme por não ter tido nenhum poder de decisão.

Decepcionado com Hollywood, Kubrick se mudou para a Inglaterra, onde permaneceria até a sua morte. O seu filme seguinte foi a adaptação do romance Lolita, de Vladimir Nabovok, que provocou escândalo ao retratar a relação de um homem adulto com uma menina de 12 anos. A adaptação foi feita com cuidado para evitar problemas com a censura, e foi bem recebido pela crítica. O seu filme seguinte seria ainda mais polêmico: Dr.Fantástico. uma comédia sobre a Guerra Fria e estrelada por Peter Sellers. O filme fez sucesso e quatro indicações ao Oscar. Com isso, Kubrick ganhou liberdade total para fazer o filme mais ousado da sua carreira: 2001- Uma Odisséia no Espaço, um filme enigmatico e impressionante, que deu ao diretor o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Em seguida, Kubrick adaptou o romance futurista Laranja Mecânica, de Anthony Burguess. Dessa vez, Kubrick não amenizou o polêmico conteúdo do livro, e mesmo hoje, o filme continua chocante. Em 1975, Kubrick lançou um drama de época, Barry Lyndon, que foi muito bem de crítica, mas foi um fracasso de bilheteria.

Cinco anos depois, o filme seguinte de Kubrick foi O Iluminado, baseado na novela de terror de Stephen King, e que marcou o auge da fama de Kubrick como um diretor excêntrico. Sete anos depois, veio o filme de guerra, Nascido para Matar.

O último filme de Kubrick foi o drama De Olhos Bem Fechados, em 1999. Em 7 de março de 1999, quatro meses antes do lançamento do filme, Kubrick faleceu de um infarto enquanto dormia.

Premiações

Recebeu três indicações ao Oscar de Melhor Filme por Dr. Fantástico, Laranja Mecânica e Barry Lyndon.

Recebeu quatro indicações ao Oscar de Melhor Diretor por Dr. Fantástico, 2001- Uma Odisséia no Espaço, Laranja Mecânica e Barry Lyndon.

Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original por 2001- Uma Odisséia no Espaço.

Recebeu quatro indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por Dr. Fantástico, Laranja Mecânica, Barry Lyndon e Nascido para Matar.

Ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais por 2001- Uma Odisséia no Espaço.