Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Stuart Whitman

Stuart Whitman

Nomes Alternativos: Stuart Maxwell Whitman

10Número de Fãs

Nascimento: 1 de Fevereiro de 1928 (89 years)

São Francisco, Califórnia - Estados Unidos da América

Stuart Whitman provavelmente se tornou mais conhecido por seu papel de Jim Crown na telessérie Cimarron Strip, de 1967, mas atuou em vários sucessos, como o bangue-bangue The Comancheros (com John Wayne), em 1961, e o épico aéreo Those Magnificent Men in Their Flying Machines 1965, no papel de um romântico aviador.

Whitman foi o primeiro dos dois filhos de Cecilia e Joseph Whitman, cuja necessidade de viagens fez Whitman frequentar nada menos que 20 escolas diferentes. Depois do ciclo colegial, estudou três anos no Corpo de Engenharia do Exército dos Estados Unidos. Tornou-se pugilista e chegou a liderar o ranking dos meio-pesados. Depois de dar baixa no exército, matriculou-se na Faculdade da Cidade de Los Angeles e na Academia de Artes Dramática de Los Angeles.

Contratado pela 20th Century Fox, Whitman foi ator coadjuvante em When Worlds Collide (1951), All American (1953), Brigadoon (1954), Silver Lode (1954), Ten North Frederick (1958), These Thousand Hills (1959) e The Sound and the Fury (1959). Seu primeiro papel protagonista viria em 1960, no filme Murder, Inc..
Em 1961, Whitman foi indicado para o Oscar de melhor ator coadjuvante por seu desempenho em The Mark, como um pedófilo, papel que outros atores recusaram fazer. Também atuou (como coadjuvante ou protagonista) em várias produções, dentre as quais se destacam Francis of Assisi, The Fiercest Heart, The Longest Day, The Comancheros (com John Wayne), Convicts 4, The Day and the Hour, Signpost to Murder, Shock Treatment, Rio Conchos, Those Magnificent Men in Their Flying Machines, Sands of the Kalahari,"The City Beneath the Sea", An American Dream, The Last Escape, The Decks Ran Red — filme de 1958, com Dorothy Dandridge, em que Stuart participa do primeiro beijo inter-racial de Hollywood —, The Invincible Six, Night of the Lepus, Shatter, Tony Saitta, Guyana: Crime of the Century, The Treasure Seekers e The White Buffalo.
Quando Charlton Heston desistiu de protagonizar Darby's Rangers, seu papel ficou com James Garner, e Whitman assumiu o personagem que seria de Garner.

Em 1957, Whitman foi cogitado para o papel de "Bart Maverick", da telessérie Maverick. O estúdio precisava de um ator parecido com James Garner para se revezar no papel — como Whitman —, porém o papel ficou com Jack Kelly.
Uma década mais tarde, Whitman fez um trabalho memorável numa única temporada de Cimarron Strip, no papel do herói Jim Crown. A série, cujos episódios duravam 90 minutos, ainda é lembrada por sua canção-tema, pelo profissionalismo da produção e pelo desempenho de Whitman. O elenco tinha ainda Randy Boone, que viveu o fotógrafo Francis Wilder.
Anos depois, Whitman fez o papel de Jonathan Kent (pai de Clark Kent) no seriado Superboy.
Whitman fez mais de duzentas participações em vários filmes e seriados entre 1951 e 2000. Um de seus primeiros papéis foi em 1957, no seriado sobre os dramas militares Harbor Command, em em The Silent Service, baseado em histórias reais da frota de submarinos da Marinha dos Estados Unidos.

Filhos: Tony Whitman, Justin Whitman, Scott Whitman, Linda Whitman, Michael Whitman
Cônjuge: Julia Vadimovna Paradiz (desde 1993), Caroline Boubis (de 1966 a 1974), Patricia LaLonde (de 1952 a 1966)
Irmão: Kipp Whitman
Filiação: Cecilia Whitman, Joseph Whitman