Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Tom Tyler (I)

Tom Tyler (I)

Nomes Alternativos: Vincent Markowski

7Número de Fãs

Nascimento: 9 de Agosto de 1903 (50 years)

Falecimento: 3 de Maio de 1954

Port Henry, New York - Estados Unidos da América

Foi um ator estadunidense que atuou em filmes da era do cinema mudo e posteriormente no cinema sonoro. Ficou particularmente famoso ao interpretar o super-herói Capitão Marvel no seriado de 1941, Adventures of Captain Marvel.
Tom Tyler nasceu em uma família polonesa-americana, e seu verdadeiro nome era Vincent Markowski.

Tyler teve uma longa carreira cinematográfica, estreando na década de 1920 e atuando até a década de 1950. Atuou em muitos westerns, tais como Stagecoach e She Wore a Yellow Ribbon, de John Ford. Apesar de ter feito alguns papéis diversificados, como o de boxeador em Buck Privates, de Abbott & Costello, muitos de seus papéis se caracterizaram através de filmes western B, em troca de modestos salários, em grande parte produzidos pela Reliable Pictures, para produtores como Bernard B. Ray e Harry S. Webb.

Em 1940, ele foi Mummy "Kharis" em The Mummy's Hand, e em 1941, estrelou a 1ª adaptação do seriado Adventures of Captain Marvel, além de atuar em The Three Mesquiteers, a famosa série western da Republic.

Em 1943, Tyler estrelou The Phantom, baseado na história de Lee Falk; esse foi seu último grande papel. A Columbia Pictures aventou fazer uma sequência do The Phantom durante algum tempo, mas em 1955 Tyler morrera e os direitos do estúdio haviam expirado. A história foi reescrita como The Adventures of Captain Africa, estrelando John Hart.

Tyler foi acometido de artrite reumatoide, o que prejudicou sua carreira e limitou sua atuação durante alguns anos. Mediante suas dificuldades, passou a morar com a irmã em Detroit, morrendo de insuficiência cardíaca aos 50 anos, em 1954. Tyler foi sepultado no Mount Olivet Cemetery, em Detroit.