CEMITÉRIO MALDITO , de #MaryLambert #PetSematary EUA,1989.
O que me fascina nos filmes de horror é que por mais inverossímeis que sejam, sempre acredito no que está na tela e até me envolvo naquilo. Esse é o papel do cinema na verdade, né? E o papel de quem ama é crer, então creio.
Stephen King, mestre da literatura do gênero é a representação disso que falei sobre crer no inacreditável, aqui ele que também é roteirista, homenageia George Romero com seus zumbis.
Adoro ver e rever este filme é também sua sequência, (dirigida pela mesma Mary Lambert) pois são típicos filmes de horror , assumidamente feitos a moda antiga, onde elenco, roteiro, produção, efeitos conversam entre si no sentido tosco da coisa. Quer um protagonista mais canastrão do que esse pai de família interpretado por #DaleMidkiff ? E isso só ajuda o filme, pois é o clima instalado desde o início.
Na sequência de 1992 que se passa pouco tempo depois do ocorrido aqui, o roteiro faz uma ampla homenagem aos filmes de terror. É divertido identificá-las...estão lá: Sexta-Feira 13, O Massacre da Serra Elétrica, Halloween, Psicose entre outras pérolas! Não canso.
“Mãe, você vivia comigo antes. No silencio. Antes da noite ou do dia. Sozinhos na quietude, onde nada existia. Mãe, onde você está? Pra onde você foi? Tenho medo. O que é esse mundo? O touro ferido. A criança abandonada. Mãe, sua bondade nunca falha?”
VIAGEM DO TEMPO, de #TerrenceMalick #VoyageofTime Com: #CateBlanchett – narração.
Alguns filmes viram uma chave em nós. Simplesmente sem perceber mudamos após assistir um certo filme, ou ler um certo livro. Música, artes plásticas e outras expressões artísticas também mexem conosco permanentemente.
O cinema existencial de Terrence Malick mexe profundamente comigo. O primeiro filme que vi de Malick foi Além da Linha Vermelha, no final dos anos 90 e desde então contemplo seu cinema cada vez mais.
Esse documentário é sobre o universo, ponto. Tudo mais que eu disser aqui será em vão, pois a genialidade de Malick é fazer obras abertas, que serão descobertas diferentemente por cada um de nós. Tente explicar A Árvore da Vida pra alguém que já viu o filme, será em vão...será outro filme.
A única coisa que quero dizer: não deixe de ver esse filme nem toda a curta cinematografia de Terrence Malick. Um ser melhor acordará no dia seguinte dentro de você.
O RENASCER DE UMA MULHER , de #LuisMandoki #BornYesterday EUA,1993.
Com: #MelanieGriffith #JohnGoodman #DonJohnson
Foi-se o tempo das inocentes comédias. Filmes sem pretensão maior do que entreter com inteligência. Bons atores, um texto digno e uma direção segura. Assim é esse divertido e pensativo filme sobre uma mulher que descobre seu verdadeiro valor.
Melanie Griffith é uma atriz incrível que foi esquecida nos dias de hoje, como tantas outras. Nos anos 90 , com Uma Secretária de Futuro ou Uma Luz Na Escuridão , ela fez um enorme sucesso, com o tempo os bons papéis foram rareando e assim o seu espaço.Seu carisma é imediatamente notado assim que entra em cena e aqui, dividindo a cena com outro grande ator, John Goodman faz a mulher submissa de um empresário que está envolvido num escândalo político. Aos poucos ela "aprende" que é alguém melhor do que o namorado a faz crer que é.
O diretor mexicano Luis Mandoki que faz dois belos filmes na mesma época, Vozes Inocentes e Quando Um Homem Ama Uma Mulher, tece críticas ao governo de Bush pai, que recém tinha saído do comando, através de uma trama que o foco é sobre a valorização da mulher no mundo. Um filme leve, mas com um conteúdo sólido.
Me intriga bastante a indicação a melhor roteiro adaptado desse filme que justamente peca pelo roteiro. Mas acho super importante que através do Oscar esse filme ganhe um pouco mais de visibilidade, pois apesar do roteiro frágil, tem um elenco uníssono e uma bela história. O filme ainda faz história ao ter entre as indicações a primeira mulher indicada ao Oscar de melhor fotografia, #RachelMorrison essa sim uma justíssima indicação. É o primeiro filme que assisto da diretora Dee Rees que tem alguns títulos independentes e séries no currículo. Aqui a diretora ainda desliza um pouco, talvez por causa do roteiro, também adaptado por ela, mas o filme tem cenas emocionantes e memoráveis, trunfo do talento dela. Não é um grande filme, mas é sincero, belo.
Vou direto ao ponto: talvez esse seja o melhor filme das incansáveis, porém já desgastadas, adaptações dos quadrinhos da Marvel. Pantera Negra é cinema da melhor qualidade. Isso sem falar das questões políticas e sociológicas que o filme traz a tona. Quando falo talvez seja o melhor filme dessa turma de heróis, é porque o primeiro filme dos X-Men dirigido por Brian Singer em 2000 representa ainda uma forte ruptura nas aventuras para as massas. E creio que junta-se a ele esse novo e estrondoso filme sobre esse herói fortemente defendido por um elenco espetacular. A ruptura deve-se ao fato de tirar a aura infantilizada que esses filmes tem e continuam tendo. O diretor Ryan Coogler, com seu gosto pelas longas e belíssimas tomadas, coisa rara em filmes para adolescentes, consegue colocar seu filme num patamar acima desses outros filmes, assim como a incrível trilogia sobre o homem-morcego que #ChristopherNolan comandou. O filme enche os olhos, e o coração. Fazia tempo que eu não torcia desde o primeiro minuto para o herói. #Marvel #Cinema #PanteraNegra
Não fosse a fotografia bela de #WalterCarvalho eu teria desistido nos primeiros 30 minutos desse insosso filme. Temos aqui um ótimo exemplo de como uma direção pesada pode estragar todo um trabalho. O elenco é primoroso, gente de cinema talentosíssima engessada em personagens estereotipados. #JúlioAndrade é o que mais pena nas mãos do diretor, pois em nenhum momento temos um respiro para uma criação de ator. É frustrante quando vemos na tela atores interpretando suas personagens. No cinema quero ver as próprias personagens. Nesse drama sobre dois amigos que se reencontram depois de um longo período numa pequena cidade de Minas Gerais, onde um deles volta da cidade grande para passar o Natal com a mãe, o roteiro até tenta costurar algumas histórias que se entrelaçam assim como a tecelagem onde o protagonista trabalha, mas a direção realmente exagera e deixamos de acreditar em tudo o que está acontecendo. Um desperdício de elenco. #CinemaBrasileiro
Amo um filme ruim. Ruim mesmo, #trash . Os anos 80 foram uma mina de ouro para os filmes baratos que deram certo lucro aos produtores. O gênero #terror então nem se fala. #RogerCorman e #JohnCarpenter , gênios do cinema fantástico são os bons exemplos disso. Aqui, algumas pequenas criaturas peludas alienígenas com dentes pontiagudos, fogem de uma prisão num asteroide, roubando uma nave em direção à Terra. Eles aterrissam na área rural de uma pequena cidade americana e são perseguidos por dois caçadores de recompensas que possuem cabeças verdes sem feições, e que podem copiar o rosto de qualquer ser humano. É isso. Um fio de roteiro e muitas mortes bizarras. Na carona de #Gremlins , as criaturas desse filme e de suas sequências são carismáticas, o que responde o porque do sucesso da franquia, que apesar de não faturar milhões nas bilheterias, tem muitos faz espalhados pelo mundo, inclusive eu. Revendo hoje, o filme fica ainda mais charmoso, pois a criatividade dos artistas que fazem os bonecos e os efeitos visuais chegam a superar os resultados de muitos filmes digitais de hoje em dia. Claro que são “ultrapassados”, mas praticamente tudo o que você vê na tela foi filmado naquele momento com pouquíssimos recursos. Divertidíssimo! A sequência acompanha a história dos ovos deixados pelas criaturas no filme original. É ainda mais divertida, e um pouco melhor filmada, assumidamente satírica ao próprio filme, isso traz uma coisa típica dos filmes que sabem que são ruins, eles não se levam tão a sério. Já na terceira parte, que retorna ao clima do primeiro, a fórmula repetitiva dá sinais de cansaço, mesmo assim é um deleite aos trashmaníacos de plantão como eu. Um Leonardo DiCaprio adolescente dá as caras nesse terceiro capítulo, e nos créditos finais, as cenas que anunciam a quarta parte são imperdíveis, só que infelizmente a quarta e até então ultima parte é totalmente dispensável. O cenário agora é o espaço, mais especificamente uma nave espacial que carrega as criaturas. Inspirado em Alien, o filme não tem mais o ambiente que caracterizou a séria e torna-se enfadonho acompanhar o roteiro precário. Pena a série terminar assim. Quem sabe um dia surge um remake bem trash pra gente se deleitar!!! #BillyGreenBush #DeeWallaceStone #NadineVanDerVelde #ScottGrimes #DonOpper #LeonardoDiCaprio #Cine80 #Cine90 #AngelaBasset #Critters2 #Critters3 #Critters4 #MickGarris #KristinePeterson #RupertHarvey
Vem da Rússia esse gélido drama sobre o desamor. O diretor havia feito o maravilhoso Leviatã, de 2014 sobre pessoas colocadas em situações extremas. Nesse seu novo e forte filme mais uma vez ele coloca os seres humanos numa situação onde não existe mais a razão. São levados apenas pela emoção.
Um casal está se separando, ambos já tem novos amores, e no meio disso um filho de 12 anos, esquecido e até mesmo rejeitado. Ele some e a vida do casal desmorona nesse momento.
O que mais me comove na seca direção de Andrei Zvyagintsev é como ele transforma uma tragédia em algo cotidiano. Ele consegue trazer a fria sensação da indiferença vivida pelos protagonistas para a tela. Filme tristíssimo.
Muita gente gosta de chamar um filme com um roteiro abstrato de estranho. Li em alguns lugares a palavra “estranho” para este novo trabalho do grego Yorgos Lanthimos, aliás essa palavra também foi muito utilizada para definir seu longa anterior, O Lagosta, que por sinal é uma obra prima. Eu usaria a palavra estranho para personagens saídos desses filmes com inúmeros tons de cinza que fazem sexo escondidinhos debaixo dos lençóis e a plateia vibra dizendo ter assistido uma obra ousada. Pois é, estranho esse nosso mundinho. Mas falando do filme do grego, eu sou atraído por ele, ou por eles falando dos seus trabalhos anteriores. Aqui o fio narrativo é sobre um médico que tem uma relação de amizade com o filho de um antigo paciente que morreu na mesa de operação. Esse médico tem uma família e a história se desenrola, ou não, envolvendo essa família. É daqueles filmes que não existe explicação lógica, para cada um significará uma coisa, e isso é o que o torna incrível. O mundo real é esse em que vivemos ou existe uma segunda camada, camuflada onde somos outros e vivemos outras histórias? Até onde vai nossa mente? Doenças misteriosas começam a putrefar nessa família. É um filme de horror também. Enquanto assistia pensei muito sobre essa vacina da febre amarela distribuída enlouquecidamente pelo Brasil, esse caos humano que sacrifica macacos inocentes, sei que fui longe, mas o filme dele nos leva longe mesmo. E deve melhorar com o tempo, e com as revisões. Não tem nada de estranho aqui. É tudo muito real. #Cinema
“Eu sou um herói por estar lá e ter as minhas pernas explodidas?”
O QUE TE FAZ MAIS FORTE , de #DavidGordonGreen #Stronger EUA,2017. Com #JakeGyllenhall #TatianaMaslany #MirandaRichardson
O patriotismo me irrita profundamente, me aborrece na verdade a questão de defender e se orgulhar de uma pátria. Pra mim somos todos seres humanos e isso basta. O americano leva essa questão do patriota a sério, tanto que as guerras são infinitas por lá. Filmes sobre o patriotismo então chove aos baldes então fico sempre curioso em ver retratado na tela uma assunto que abomino. Quando é uma crítica feita pelos próprios americanos, geralmente sai coisa muito boa, pois existe uma boa parte da população que luta contra esses Donalds Trumps, e Georges Bushs da vida. Dois filmes recentes tratam do assunto e ambos são ótimos filmes. O melhor deles é O que te faz mais forte, que traz um personagem vítima de um atentado que foi planejado por dois irmão chechenos na maratona de Boston. O outro filme chama-se exatamente O Dia do Atentado, sobre o ocorrido na mesma maratona. O primeiro tem a frente um dos melhores atores da sua geração, Jake Gyllenhall , que está espetacular na construção desse personagem que tem sua vida modificada literalmente da noite pro dia. É tão intenso o trabalho dele que fica difícil não se emocionar em vários momentos do filme, além de ter Miranda Richardson fazendo a mãe do protagonista, também numa performance excepcional, tudo comandado por um diretor que me chamou muita atenção em 2004 com um filme maravilhoso chamado Contra Corrente, que fala de uma família também abalada por uma tragédia. Então o foco aqui é a questão desse heroísmo todo em que colocam essas vítimas de tragédias. Trabalho intenso e sério. Já o segundo filme é conduzido por Peter Berg que é perito no assunto herói americano. Seus filmes chegam a irritar de tanta menção ao patriotismo, porém aqui o seu trabalho funciona e mostra o lado dos que estão na correria atrás dos supostos terroristas. Ele defende tão bem o seu ponto de vista, que mesmo eu não concordando com seus ideais, me rendo ao filme e aos seus personagens. Isso prova que um filme é bom, pois vai além do que é mostrado, é o cinema acima de qualquer coisa, o bom cinema. O primeiro conquista pela emoção e elenco, vai ficar marcado, o segundo pelo exercer do grande profissional da sétima arte. #ODiadoAtentado #PatriotsDay #PeterBerg #MarkWahlberg #JKSimmons #JohnGoodman #Boston
Que delícia de filme! Que delícia de elenco...e que delícia de roteiro e direção!!! Na verdade é isso! Um filme delicioso de assistir. O simples trabalho realizado aqui é daqueles que não se esquece tão fácil, pois nossa heroína Lady Bird é uma personagem que esteve, está ou estará dentro de cada um de nós em algum momento da vida.
Todos os conflitos da personagem estão em nós de alguma forma, e isso nos aproxima do filme de uma maneira muito afetiva. Já que estamos em tempos de Oscar, falemos do prêmio: eles sempre tem vaga para um filme desse tipo. Quatro Casamentos e Um Funeral, Pequena Miss Sunshine, Adorável Professor e por aí vai...são filmes pra sair chorando, mas com uma luzinha no fim do túnel. As vezes é bom respirar aliviado nesse mundo cruel não é? Então vamos voar com Lady Bird.
Impressionante como algumas histórias reais são inacreditáveis. Provavelmente se fosse ficcional nós acharíamos absurdo um roteiro onde uma protagonista tivesse uma trajetória dessas.
Mas a história de Tonya é real e também incrível. O filme é trivial, porém tem nas duas atrizes, Tonya e sua mãe , uma fortaleza. Nada derruba as cenas onde elas estão. O diretor tem no currículo um filme interessantíssimo chamado A Garota Ideal, sobre um homem que compra uma boneca inflável e acredita que ela é sua namorada. Ele trata da solidão de um homem que absurdamente se afeiçoa à um ser de plástico. A solidão da mãe de Tonya é brutal, assim como é brutal o modo como elas se relacionam. Existe amor na relação das duas? E entre o homem e a boneca? Amar e ser amado de volta. É profunda a questão que o filme coloca. É triste, e belo.
RATOS DE PRAIA , de #ElizaHittman #BeachRats EUA,2017. Com: #HarrisDickinson #MadeleineWeistein #AntonSelyaninov #DavidIvanov
Vencedor do prêmio de Direção em Sundance 2017, foi escrito e dirigido por Eliza Hittman, e vejo aqui uma influencia em Gus Van Sant. O filme se passa exatamente no mesmo cenário do último filme de Woody Allen na região de Conney Island, em Nova York. E a diretora faz o que #GusVanSant sabe fazer com maestria, transformar o lugar onde a história se passa num lugar único, só dele. Para quem viu Roda Gigante, de Allen, ficou a imagem de uma Conney Island ensolarada, romântica e cheia de sonhos. No filme de Eliza esse lugar não existe, temos aqui Frankie, um adolescente que faz parte de uma gangue de delinquentes que bebem, roubam e paqueram garotas no parque da cidade. Ele mora com sua mãe e sua irmã: seu pai está com câncer terminal. Frankie leva uma via dupla: tem uma namorada e fica em sites caçando homens gays mais velhos para transar. O conflito desse jovem é retratado com muita crueza e sinceridade pelo roteiro o que faz do tal lugar ensolarado, um ambiente melancólico e sem perspectiva de dias felizes. Se a diretora se inspira ou não em Gus Van Sant eu não sei, mas que vejo aqui alguém com muita garra surgindo eu vejo! #CinemaIndependente #Sundance2017
TOTEM , de #MarcelSarmiento Com: #JamesTupper #KerrisDorsey #LiaMcHugh #AhnaOReilly
Kellie é uma adolescente que cuida de seu pai James e de sua irmã Abby após a morte de sua mãe. Quando James leva para casa sua nova namorada, uma entidade paranormal começa a persegui-los. Histórias sobrenaturais sobre espíritos malignos têm aos baldes hoje em dia. Não me importo em ver filmes sobre o mesmo tema, mas aqui a tentativa do diretor é frustrante e não sai do lugar. Tudo o que o raso roteiro propõe, não consegue resolver de forma criativa ou instigante, então ao invés de amedrontar ou assustar, aborrece. #HorrorMovies #Cinema
"Você percebe que talvez não existe o céu. Só existe o chão."
Fortíssimo documentário sobre o racismo e a injustiça na América. O diretor, que é irmão do homem que foi assassinado, tenta uma explicação dos porquês que a justiça inocentou seu assassino. É seco, e deixa um amargo na boca.
“Tudo tem seu preço. A grande dificuldade da vida é aceitar esse preço.”
TODO O DINHEIRO DO MUNDO , de #RidleyScott #AllTheMoneyInTheWorld EUA, 2017.
O sequestro do herdeiro John Paul Getty III ( #CharliePlummer ), neto de 16 anos do magnata do petróleo americano Jean Paul Getty ( #ChristopherPlummer ). Desesperada a mãe de John, Gail Harris ( #MichelleWilliams ), pediu ajuda financeira ao avô do menino, que recusou. Os sequestradores então decidem enviar à imprensa uma orelha do menino para obrigar a família a acelerar o pagamento do resgate. Na tela parece mentira, mas a nebulosa história aconteceu. Ridley Scott filma esse drama com muita firmeza e beleza (através das lentes do diretor de fotografia #DariuszWolski ), e nos faz ficar na ponta da cadeira ao acompanhar o drama vivido principalmente pela mãe do garoto. É um filme polêmico nos bastidores, pois #KevinSpacey foi substituído por Plummer após as denúncias de abuso sexual, mas o que importa mesmo é a mão segura de Scott para contar uma história sobre o poder dos endinheirados e suas formas de ver a vida. É um outro mundo, por isso parece mais uma grande história inventada. Mas não é! #MarkWahlberg #RomainDuris #Oscar2018
“Estuprada enquanto morria...E ainda sem presos...Como assim xerife Willoughby”.
TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME , de #MartinMcDonagh #ThreeBillboardsOutsideEbbingMissouri EUA,2017.
Pois é! Vou falar a frase: um dos melhores filmes do ano várias vezes aqui nas postagens. Apaixonado por cinema é assim mesmo, morre de amores por vários filmes como se fossem o melhor do ano. Amo filmes com roteiros e atores incríveis. Esse aqui tem tudo isso. Vibro. E tem #FrancesMcDormand , essa sim me faz vibrar muito!!! Ela vive uma mãe que teve a filha brutalmente assassinada e o criminoso nunca foi encontrado pela polícia. Após perceber que o caso foi deixado de lado pela autoridade local, ela aluga três outdoors em uma estrada abandonada onde provoca e exige justiça ao xerife Bill Willoughby ( #WoodyHarrelson ). Não existe uma única cena no filme em que tiramos os olhos. O diretor, que também é o roteirista do filme, fala sobre a raiva. Todos nós temos esse sentimento. Aqui a pergunta é se devemos deixar essa raiva ser sentida. A filha dela foi morta enquanto estava sendo estuprada. Ela precisa deixar esse ódio correr pelo seu corpo. Ela precisa sentir a raiva, para poder expurga-la. Raiva é o que sentimos de início pelo personagem do policial brilhantemente defendido por #SamRockwell . Aí é que está, da nossa cadeira sentimos esse ódio ao ver o que acontece na história da vida dessas pessoas, evitamos sentir, disfarçamos ,mas o sentimento está lá! É um filme de sensações. A entrega do elenco nos leva para aquele lugar num dos “melhores filmes do ano”. #Oscar2018
A FORMA DA ÁGUA , de #GuillermodelToro #TheShapeofWater EUA, 2017.
Fico arrebatado quando assisto um filme que é completo. Cinematograficamente é um prazer inenarrável ver um trabalho tão primoroso como essa linda obra de arte de Guillermo Del Toro. A história, a essa altura, todos já devem saber: Uma funcionária da limpeza de um laboratório descobre um ser aquático que está aprisionado para futuras experiências em prol do governo americano. Ela se afeiçoa à criatura e tenta salvá-la. Uma fábula como muitas outras, se não fosse a perfeição com que o diretor orquestra todos os cantinhos do filme. Ele disse que se inspirou em O Monstro da Lagoa Negra, clássico dos anos 50, mas visualmente o que se vê na tela é Metrópolis de #FritzLang. Aliás são muitas as referencias do diretor, são homenagens ao cinema que ele presta aqui nesse belo filme. Citá-las aqui seria estragar boa parte das delicias de descobrir esse espetáculo. Então quero salientar um dos ótimos motivos para amar esse filme: Sally Hawkins. Essa grande atriz inglesa está em um dos seus melhores momentos no cinema. Quem viu Simplesmente Feliz e Blue Jasmine sabe do tamanho do talento dessa atriz. É ela quem conduz nossas emoções no filme, torcemos pelo monstro através dos olhos de Sally. Aí o diretor tem na manga algo que muitos filmes aventurescos não tem: atores que superam a história. Então, apesar de ser um filme grandioso, cheio de suspense, romance e aventura, está no olhar de uma atriz seu maior trunfo.
O que diferencia um filme comum de outro? Afinal, são tantos os filmes sobre o mesmo tema que perderíamos o interesse de ver algo que já vimos em outro lugar. Então, a diferença está no ponto de vista. E Spielberg é perito em contar histórias já contadas através de seu ponto de vista. Quantos filme já vimos sobre o nazismo? Centenas. A Lista de Schindler sai da sua cabeça? Da minha não. The Post não é tão memorável como Schindler, mas vale a sessão! Diretor e uma dupla de atores extraordinários, #MerylStreep e #TomHanks fazem dessa história que já foi contada, um belo drama filmado com muita garra. Meryl Streep e Tom Hanks vivem editora e diretor do "Washington Post", que em 1971 decidiu publicar documentos secretos do Pentágono sobre a atuação americana na Guerra do Vietnã. Abuso de poder, censura, machismo e liberdade de imprensa. Spielberg coloca esses temas em questão nesse filme contido que vai ficar melhor cada vez que assisti-lo. Gosto desse Spielberg que conversa com o cinemão sem sê-lo. Gosto da direção imperfeita.
“Vive dentro de mim a mulher da vida. Minha irmãzinha... tão desprezada, tão murmurada... Fingindo alegre seu triste fado.”
Não é um documentário excepcional esse que traça a trajetória de vida da poeta e “doceira” Cora Coralina. São poucos os 75 minutos perto da vida incrível dessa mulher idem. Mas não é só a metragem do longa, a direção se contenta em contar do inicio ao fim a história de Cora. Ora através de entrevistas, ora por encenações ou até mesmo através de seus poemas. Mas a trivialidade enfraquece o filme, pois Cora, uma mulher muito além do seu tempo fica resumida a relatos. Falta vida, falta poesia. Mesmo assim é um deleite ver, ouvir e ler Cora através do filme. Então fico agradecido durante a projeção, que alguém está falando dela, que o cinema reserva pra ela uma sessão, mesmo que só uma, vespertina e curta sessão de cinema onde a vida de uma das mais extraordinárias mulheres é revivida, relembrada. Entre as atrizes que declamam seus poemas, #BethGoulart #ZezéMotta #CamilaMardila #WalderezdeBarros fazem deles belas cenas. Que venham mais e mais relatos sobre CoraCoralina.
São muitas as metáforas que essa bela animação aborda. É provável que muitas crianças vejam apenas a história de um touro que por ser bonzinho, não quer participar das touradas de Madrid, quer apenas...cheirar flores do campo. Opa! Carlos Saldanha, apesar de fazer um filme para as massas traz várias camadas por traz desse fofo desenho animado que inclusive é tecnicamente impecável. A gente é para o que nasce? Essa pergunta acompanha Ferdinando desde o momento em que ele foge do lugar em que nasceu pois queriam treina-lo para combater numa arena de touradas. Ele encontra uma menina que vive numa fazenda cultivando...FLORES!!! Ele se encontra na vida e ali vive feliz até quase para sempre. É sobre a importância do amor e do afeto na vida dos seres. Com muito bom humor uma cena descreve exatamente a sensação de receber amor pela primeira vez. Uma cabra, personagem hilária, recebe pela primeira vez um abraço carinhoso e diz: nossa! Isso que é amor? A cena comove. O filme aborda também a partir das questões de Ferdinando, o vegetarianismo, a homossexualidade e os tais valores familiares ditados pela sociedade hipócrita em que vivemos. É um filme infantil, isso tudo está subentendido, nas entrelinhas, mas acredito que o longa pode sim deixar plantadas sementinhas escondidas nas cabeças das crianças, e tenho fé que um dia elas irão brotar por um mundo melhor, como as flores de Ferdinando.
“Não a chame de Daniel, trate ela como mulher. Chame-a pelo nome feminino.”
Transfobia. É uma palavra recorrente nos dias de hoje. Até quando uma pessoa aguenta agressões físicas e psicológicas diárias? Marina ( Daniela Vega ), uma mulher transexual tem um namorado. Ele sofre um mal-estar e morre. Mas Marina não irá apenas lidar com o luto, ela vai enfrentar a violência da família do falecido, que não a reconhece como namorada Ela será humilhada por ser transexual por ser amante (o namorado era casado quando a encontrou) e também por ser mulher mais jovem e mais pobre. Quantos obstáculos Marina precisa enfrentar nessa vida ordinária que leva? O filme começa com uma cena onde Orlando, o namorado dá de presente à Marina uma viagem pra Foz do Iguaçu. É o prenuncio de uma possível felicidade para uma pessoa tão exilada da sociedade. Ela passa o filme inteiro lutando por essa felicidade, que é simples: ir de mãos dadas com o ser amado para admirar a sétima maravilha do mundo. Seria simples, se não fossem as atrocidades que os seres humanos são capazes de fazer.
“Os rostos que eu vou encontrando, eu fotografo, para não perde-los nos vãos da minha memória.”
Vira e mexe eu falo sobre o quanto acho imprescindível a arte na vida de uma pessoa. Ela pode ter educação, saúde, moradia, trabalho, que também são essenciais, mas sem a arte, a vida daquela pessoa não vai além. Agnès Varda é uma cineasta que a gente se apaixona assistindo os primeiros cinco minutos de qualquer um de seus filmes. É só dar uma olhada em “Cléo das 5 as 7”e pronto, você estará apaixonado pela diretora. Aqui o documentário retrata uma experiência fotográfica e cinematográfica de duas grandes pessoas conhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: a própria cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, eles viajam por algumas regiões da França, precisamente em pequenas vilas, as “villages” do título.A magia trajetória desses dois artistas emociona tanto, mas tanto que nos faz questionar se o que vivemos até agora fez a diferença na vida de outras pessoas, se por onde passamos a mágica de estar vivo aconteceu. O filme mostra uma coisa que é tão simples, e que nos esquecemos completamente de exercer: ser e fazer feliz. Mostrar pra alguém que essa pessoa é importante. É um filme por um mundo melhor. Ë a valorização da arte e do ser humano. Não a espécie homo sapiens, o “ser humano”. Salve Agnès Varda!!!!
O pai de Kwanda está preocupado com o filho, "ele é sensível demais". Por isso pede ajuda à Xolani, um operário de Queenstown, na África do Sul, que organiza o Ukwaluka: um rito de passagem no qual adolescentes são circuncidados e vivem acampados na montanha durante a recuperação. Eles devem passar por provações enquanto aprendem os códigos masculinos de sua cultura Xhosi. Kwanda, diferente dos demais iniciados, questiona todos os aspectos dessa tradição. O resumo do filme já informa o quão importante é esse filme. O diretor conta em uma entrevista que queria mostrar a intensidade das trocas físicas e emocionais que são possíveis num local como esse, com essa cultura. Na África do Sul esse ritual é um tabu, é controverso, portanto o filme provoca uma reação forte. Reação forte também sente o protagonista. Ele briga o filme inteiro consigo mesmo. O que ele acredita ser certo, passa a não parecer mais ser certo, e isso gera uma luta dentro de si mesmo.Quantas e quantas vezes nós não passamos por isso no nosso dia a dia, na nossa vida? Mas aqui a coisa é séria, são costumes milenares sendo colocado em questão. Corajoso e forte, Os Iniciados é um filme que possivelmente vai reverberar dentro de nós.
Cemitério Maldito
3.7 1,1K Assista Agora"Existe uma outra maneira."
CEMITÉRIO MALDITO , de #MaryLambert #PetSematary EUA,1989.
O que me fascina nos filmes de horror é que por mais inverossímeis que sejam, sempre acredito no que está na tela e até me envolvo naquilo. Esse é o papel do cinema na verdade, né? E o papel de quem ama é crer, então creio.
Stephen King, mestre da literatura do gênero é a representação disso que falei sobre crer no inacreditável, aqui ele que também é roteirista, homenageia George Romero com seus zumbis.
Adoro ver e rever este filme é também sua sequência, (dirigida pela mesma Mary Lambert) pois são típicos filmes de horror , assumidamente feitos a moda antiga, onde elenco, roteiro, produção, efeitos conversam entre si no sentido tosco da coisa. Quer um protagonista mais canastrão do que esse pai de família interpretado por #DaleMidkiff ? E isso só ajuda o filme, pois é o clima instalado desde o início.
Na sequência de 1992 que se passa pouco tempo depois do ocorrido aqui, o roteiro faz uma ampla homenagem aos filmes de terror. É divertido identificá-las...estão lá: Sexta-Feira 13, O Massacre da Serra Elétrica, Halloween, Psicose entre outras pérolas! Não canso.
#EdwardFurlong #ClancyBrown #FredGwynne
Voyage of Time: Life's Journey
3.6 45“Mãe, você vivia comigo antes. No silencio. Antes da noite ou do dia. Sozinhos na quietude, onde nada existia. Mãe, onde você está? Pra onde você foi? Tenho medo. O que é esse mundo? O touro ferido. A criança abandonada. Mãe, sua bondade nunca falha?”
VIAGEM DO TEMPO, de #TerrenceMalick #VoyageofTime
Com: #CateBlanchett – narração.
Alguns filmes viram uma chave em nós. Simplesmente sem perceber mudamos após assistir um certo filme, ou ler um certo livro. Música, artes plásticas e outras expressões artísticas também mexem conosco permanentemente.
O cinema existencial de Terrence Malick mexe profundamente comigo. O primeiro filme que vi de Malick foi Além da Linha Vermelha, no final dos anos 90 e desde então contemplo seu cinema cada vez mais.
Esse documentário é sobre o universo, ponto. Tudo mais que eu disser aqui será em vão, pois a genialidade de Malick é fazer obras abertas, que serão descobertas diferentemente por cada um de nós. Tente explicar A Árvore da Vida pra alguém que já viu o filme, será em vão...será outro filme.
A única coisa que quero dizer: não deixe de ver esse filme nem toda a curta cinematografia de Terrence Malick. Um ser melhor acordará no dia seguinte dentro de você.
#Documentário #Cinema #Existencialismo
O Renascer de uma Mulher
3.0 22"Perdão se eu ocupo muito espaço no seu planeta."
O RENASCER DE UMA MULHER , de #LuisMandoki #BornYesterday EUA,1993.
Com: #MelanieGriffith #JohnGoodman #DonJohnson
Foi-se o tempo das inocentes comédias. Filmes sem pretensão maior do que entreter com inteligência. Bons atores, um texto digno e uma direção segura. Assim é esse divertido e pensativo filme sobre uma mulher que descobre seu verdadeiro valor.
Melanie Griffith é uma atriz incrível que foi esquecida nos dias de hoje, como tantas outras. Nos anos 90 , com Uma Secretária de Futuro ou Uma Luz Na Escuridão , ela fez um enorme sucesso, com o tempo os bons papéis foram rareando e assim o seu espaço.Seu carisma é imediatamente notado assim que entra em cena e aqui, dividindo a cena com outro grande ator, John Goodman faz a mulher submissa de um empresário que está envolvido num escândalo político. Aos poucos ela "aprende" que é alguém melhor do que o namorado a faz crer que é.
O diretor mexicano Luis Mandoki que faz dois belos filmes na mesma época, Vozes Inocentes e Quando Um Homem Ama Uma Mulher, tece críticas ao governo de Bush pai, que recém tinha saído do comando, através de uma trama que o foco é sobre a valorização da mulher no mundo. Um filme leve, mas com um conteúdo sólido.
#Cine90 #Cinema
Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi
4.1 322 Assista Agora“Não faz sentido lutar, eles sempre vencerão.”
LÁGRIMAS SOBRE O MISSISSIPI , de #DeeRees #Mudbound EUA,2017.
Com: #CareyMulligan #GarrettHedlund #JasonClarke #MaryJBlige #RobMorgan #JonathanBanks #JasonMitchell
Me intriga bastante a indicação a melhor roteiro adaptado desse filme que justamente peca pelo roteiro.
Mas acho super importante que através do Oscar esse filme ganhe um pouco mais de visibilidade, pois apesar do roteiro frágil, tem um elenco uníssono e uma bela história.
O filme ainda faz história ao ter entre as indicações a primeira mulher indicada ao Oscar de melhor fotografia, #RachelMorrison essa sim uma justíssima indicação.
É o primeiro filme que assisto da diretora Dee Rees que tem alguns títulos independentes e séries no currículo. Aqui a diretora ainda desliza um pouco, talvez por causa do roteiro, também adaptado por ela, mas o filme tem cenas emocionantes e memoráveis, trunfo do talento dela.
Não é um grande filme, mas é sincero, belo.
Pantera Negra
4.2 2,3K Assista Agora“É árduo para um grande homem ser um grande Rei.”
PANTERA NEGRA , de #RyanCoogler #BlackPanther EUA,2018
Com: #ChadwickBoseman #MichaelBJordan #LupitaNyongo #DanaiGurira #AngelaBasset #AndySerkis
Vou direto ao ponto: talvez esse seja o melhor filme das incansáveis, porém já desgastadas, adaptações dos quadrinhos da Marvel.
Pantera Negra é cinema da melhor qualidade. Isso sem falar das questões políticas e sociológicas que o filme traz a tona. Quando falo talvez seja o melhor filme dessa turma de heróis, é porque o primeiro filme dos X-Men dirigido por Brian Singer em 2000 representa ainda uma forte ruptura nas aventuras para as massas. E creio que junta-se a ele esse novo e estrondoso filme sobre esse herói fortemente defendido por um elenco espetacular. A ruptura deve-se ao fato de tirar a aura infantilizada que esses filmes tem e continuam tendo.
O diretor Ryan Coogler, com seu gosto pelas longas e belíssimas tomadas, coisa rara em filmes para adolescentes, consegue colocar seu filme num patamar acima desses outros filmes, assim como a incrível trilogia sobre o homem-morcego que #ChristopherNolan comandou.
O filme enche os olhos, e o coração. Fazia tempo que eu não torcia desde o primeiro minuto para o herói.
#Marvel #Cinema #PanteraNegra
Redemoinho
3.5 71"Não espera não, viu? O tempo não anda, o tempo voa rasteiro."
REDEMOINHO , de #JoséLuizVillamarim BRASIL,2016
Com: #IrandhirSantos #CássiaKiss #DiraPaes #CamilaAmado #CyriaCoentro #InêsPeixoto
Não fosse a fotografia bela de #WalterCarvalho eu teria desistido nos primeiros 30 minutos desse insosso filme. Temos aqui um ótimo exemplo de como uma direção pesada pode estragar todo um trabalho. O elenco é primoroso, gente de cinema talentosíssima engessada em personagens estereotipados. #JúlioAndrade é o que mais pena nas mãos do diretor, pois em nenhum momento temos um respiro para uma criação de ator.
É frustrante quando vemos na tela atores interpretando suas personagens. No cinema quero ver as próprias personagens. Nesse drama sobre dois amigos que se reencontram depois de um longo período numa pequena cidade de Minas Gerais, onde um deles volta da cidade grande para passar o Natal com a mãe, o roteiro até tenta costurar algumas histórias que se entrelaçam assim como a tecelagem onde o protagonista trabalha, mas a direção realmente exagera e deixamos de acreditar em tudo o que está acontecendo. Um desperdício de elenco. #CinemaBrasileiro
Criaturas
2.9 141 Assista Agora“Estão ficando maiores!!!”
CRIATURAS, de #StephenHerek #Critters EUA/1986.
Amo um filme ruim. Ruim mesmo, #trash . Os anos 80 foram uma mina de ouro para os filmes baratos que deram certo lucro aos produtores. O gênero #terror então nem se fala. #RogerCorman e #JohnCarpenter , gênios do cinema fantástico são os bons exemplos disso. Aqui, algumas pequenas criaturas peludas alienígenas com dentes pontiagudos, fogem de uma prisão num asteroide, roubando uma nave em direção à Terra. Eles aterrissam na área rural de uma pequena cidade americana e são perseguidos por dois caçadores de recompensas que possuem cabeças verdes sem feições, e que podem copiar o rosto de qualquer ser humano. É isso. Um fio de roteiro e muitas mortes bizarras. Na carona de #Gremlins , as criaturas desse filme e de suas sequências são carismáticas, o que responde o porque do sucesso da franquia, que apesar de não faturar milhões nas bilheterias, tem muitos faz espalhados pelo mundo, inclusive eu. Revendo hoje, o filme fica ainda mais charmoso, pois a criatividade dos artistas que fazem os bonecos e os efeitos visuais chegam a superar os resultados de muitos filmes digitais de hoje em dia. Claro que são “ultrapassados”, mas praticamente tudo o que você vê na tela foi filmado naquele momento com pouquíssimos recursos. Divertidíssimo! A sequência acompanha a história dos ovos deixados pelas criaturas no filme original. É ainda mais divertida, e um pouco melhor filmada, assumidamente satírica ao próprio filme, isso traz uma coisa típica dos filmes que sabem que são ruins, eles não se levam tão a sério. Já na terceira parte, que retorna ao clima do primeiro, a fórmula repetitiva dá sinais de cansaço, mesmo assim é um deleite aos trashmaníacos de plantão como eu. Um Leonardo DiCaprio adolescente dá as caras nesse terceiro capítulo, e nos créditos finais, as cenas que anunciam a quarta parte são imperdíveis, só que infelizmente a quarta e até então ultima parte é totalmente dispensável. O cenário agora é o espaço, mais especificamente uma nave espacial que carrega as criaturas. Inspirado em Alien, o filme não tem mais o ambiente que caracterizou a séria e torna-se enfadonho acompanhar o roteiro precário. Pena a série terminar assim. Quem sabe um dia surge um remake bem trash pra gente se deleitar!!!
#BillyGreenBush #DeeWallaceStone #NadineVanDerVelde #ScottGrimes #DonOpper #LeonardoDiCaprio #Cine80 #Cine90 #AngelaBasset #Critters2 #Critters3 #Critters4 #MickGarris #KristinePeterson #RupertHarvey
Sem Amor
3.8 319 Assista Agora"Engravidei por descuido. No parto quando me trouxeram ele e não quis olhar. Tive nojo."
SEM AMOR , de #AndreiZvyagintsev #Nelyubov Rússia/Bélgica/Alemanha,2017.
Com: #AlekseyRozin #MaryanaSpivak #MatveyNovikov #VladimirVdovichenkov
Vem da Rússia esse gélido drama sobre o desamor. O diretor havia feito o maravilhoso Leviatã, de 2014 sobre pessoas colocadas em situações extremas. Nesse seu novo e forte filme mais uma vez ele coloca os seres humanos numa situação onde não existe mais a razão. São levados apenas pela emoção.
Um casal está se separando, ambos já tem novos amores, e no meio disso um filho de 12 anos, esquecido e até mesmo rejeitado. Ele some e a vida do casal desmorona nesse momento.
O que mais me comove na seca direção de Andrei Zvyagintsev é como ele transforma uma tragédia em algo cotidiano. Ele consegue trazer a fria sensação da indiferença vivida pelos protagonistas para a tela. Filme tristíssimo.
O Sacrifício do Cervo Sagrado
3.7 1,2K Assista Agora“Os olhos de Bob estão sangrando, venha para a sala.”
O SACRIFÍCIO DO SERVO SAGRADO , de #YorgosLanthimos #TheKillingofaSacredDeer Inglaterra/Irlanda/Estados Unidos, 2017
Com: #ColinFarrell #NicoleKidman #BarryKeoghan #RaffeyCassidy #SunnySuljic #BillCamp #AliciaSilverstone
Muita gente gosta de chamar um filme com um roteiro abstrato de estranho. Li em alguns lugares a palavra “estranho” para este novo trabalho do grego Yorgos Lanthimos, aliás essa palavra também foi muito utilizada para definir seu longa anterior, O Lagosta, que por sinal é uma obra prima. Eu usaria a palavra estranho para personagens saídos desses filmes com inúmeros tons de cinza que fazem sexo escondidinhos debaixo dos lençóis e a plateia vibra dizendo ter assistido uma obra ousada. Pois é, estranho esse nosso mundinho. Mas falando do filme do grego, eu sou atraído por ele, ou por eles falando dos seus trabalhos anteriores. Aqui o fio narrativo é sobre um médico que tem uma relação de amizade com o filho de um antigo paciente que morreu na mesa de operação. Esse médico tem uma família e a história se desenrola, ou não, envolvendo essa família. É daqueles filmes que não existe explicação lógica, para cada um significará uma coisa, e isso é o que o torna incrível. O mundo real é esse em que vivemos ou existe uma segunda camada, camuflada onde somos outros e vivemos outras histórias? Até onde vai nossa mente? Doenças misteriosas começam a putrefar nessa família. É um filme de horror também. Enquanto assistia pensei muito sobre essa vacina da febre amarela distribuída enlouquecidamente pelo Brasil, esse caos humano que sacrifica macacos inocentes, sei que fui longe, mas o filme dele nos leva longe mesmo. E deve melhorar com o tempo, e com as revisões. Não tem nada de estranho aqui. É tudo muito real.
#Cinema
O Que te Faz Mais Forte
3.3 221 Assista Agora“Eu sou um herói por estar lá e ter as minhas pernas explodidas?”
O QUE TE FAZ MAIS FORTE , de #DavidGordonGreen #Stronger EUA,2017.
Com #JakeGyllenhall #TatianaMaslany #MirandaRichardson
O patriotismo me irrita profundamente, me aborrece na verdade a questão de defender e se orgulhar de uma pátria. Pra mim somos todos seres humanos e isso basta. O americano leva essa questão do patriota a sério, tanto que as guerras são infinitas por lá. Filmes sobre o patriotismo então chove aos baldes então fico sempre curioso em ver retratado na tela uma assunto que abomino. Quando é uma crítica feita pelos próprios americanos, geralmente sai coisa muito boa, pois existe uma boa parte da população que luta contra esses Donalds Trumps, e Georges Bushs da vida. Dois filmes recentes tratam do assunto e ambos são ótimos filmes. O melhor deles é O que te faz mais forte, que traz um personagem vítima de um atentado que foi planejado por dois irmão chechenos na maratona de Boston. O outro filme chama-se exatamente O Dia do Atentado, sobre o ocorrido na mesma maratona. O primeiro tem a frente um dos melhores atores da sua geração, Jake Gyllenhall , que está espetacular na construção desse personagem que tem sua vida modificada literalmente da noite pro dia. É tão intenso o trabalho dele que fica difícil não se emocionar em vários momentos do filme, além de ter Miranda Richardson fazendo a mãe do protagonista, também numa performance excepcional, tudo comandado por um diretor que me chamou muita atenção em 2004 com um filme maravilhoso chamado Contra Corrente, que fala de uma família também abalada por uma tragédia. Então o foco aqui é a questão desse heroísmo todo em que colocam essas vítimas de tragédias. Trabalho intenso e sério. Já o segundo filme é conduzido por Peter Berg que é perito no assunto herói americano. Seus filmes chegam a irritar de tanta menção ao patriotismo, porém aqui o seu trabalho funciona e mostra o lado dos que estão na correria atrás dos supostos terroristas. Ele defende tão bem o seu ponto de vista, que mesmo eu não concordando com seus ideais, me rendo ao filme e aos seus personagens. Isso prova que um filme é bom, pois vai além do que é mostrado, é o cinema acima de qualquer coisa, o bom cinema. O primeiro conquista pela emoção e elenco, vai ficar marcado, o segundo pelo exercer do grande profissional da sétima arte.
#ODiadoAtentado #PatriotsDay #PeterBerg #MarkWahlberg #JKSimmons #JohnGoodman #Boston
Lady Bird: A Hora de Voar
3.8 2,1K Assista Agora"Eu só estou chorando! Algumas pessoas não nasceram felizes sabia?"
LADY BIRD - A HORA DE VOAR, de #GretaGerwig #LadyBird EUA,2017.
Com: #SaoirseRonan #TimotheeChalamet #LucasHedges #LaurieMetcalf #LoisSmith
Que delícia de filme! Que delícia de elenco...e que delícia de roteiro e direção!!! Na verdade é isso! Um filme delicioso de assistir. O simples trabalho realizado aqui é daqueles que não se esquece tão fácil, pois nossa heroína Lady Bird é uma personagem que esteve, está ou estará dentro de cada um de nós em algum momento da vida.
Todos os conflitos da personagem estão em nós de alguma forma, e isso nos aproxima do filme de uma maneira muito afetiva. Já que estamos em tempos de Oscar, falemos do prêmio: eles sempre tem vaga para um filme desse tipo. Quatro Casamentos e Um Funeral, Pequena Miss Sunshine, Adorável Professor e por aí vai...são filmes pra sair chorando, mas com uma luzinha no fim do túnel. As vezes é bom respirar aliviado nesse mundo cruel não é? Então vamos voar com Lady Bird.
Eu, Tonya
4.1 1,4K Assista Agora"Estados Unidos, você sabe, eles querem alguém para amar, eles querem alguém para odiar."
EU, TONYA , de #CraigGillespie #ITonya EUA, 2017
Com: #MargotRobbie #AllisonJanney #SebastianStan #CaraMantella
Impressionante como algumas histórias reais são inacreditáveis. Provavelmente se fosse ficcional nós acharíamos absurdo um roteiro onde uma protagonista tivesse uma trajetória dessas.
Mas a história de Tonya é real e também incrível.
O filme é trivial, porém tem nas duas atrizes, Tonya e sua mãe , uma fortaleza. Nada derruba as cenas onde elas estão. O diretor tem no currículo um filme interessantíssimo chamado A Garota Ideal, sobre um homem que compra uma boneca inflável e acredita que ela é sua namorada. Ele trata da solidão de um homem que absurdamente se afeiçoa à um ser de plástico.
A solidão da mãe de Tonya é brutal, assim como é brutal o modo como elas se relacionam. Existe amor na relação das duas? E entre o homem e a boneca? Amar e ser amado de volta. É profunda a questão que o filme coloca. É triste, e belo.
#Cinema #Oscar2018
Ratos de Praia
3.0 236“Na verdade eu não sei o que eu quero.”
RATOS DE PRAIA , de #ElizaHittman #BeachRats EUA,2017.
Com: #HarrisDickinson #MadeleineWeistein #AntonSelyaninov #DavidIvanov
Vencedor do prêmio de Direção em Sundance 2017, foi escrito e dirigido por Eliza Hittman, e vejo aqui uma influencia em Gus Van Sant. O filme se passa exatamente no mesmo cenário do último filme de Woody Allen na região de Conney Island, em Nova York. E a diretora faz o que #GusVanSant sabe fazer com maestria, transformar o lugar onde a história se passa num lugar único, só dele. Para quem viu Roda Gigante, de Allen, ficou a imagem de uma Conney Island ensolarada, romântica e cheia de sonhos. No filme de Eliza esse lugar não existe, temos aqui Frankie, um adolescente que faz parte de uma gangue de delinquentes que bebem, roubam e paqueram garotas no parque da cidade. Ele mora com sua mãe e sua irmã: seu pai está com câncer terminal. Frankie leva uma via dupla: tem uma namorada e fica em sites caçando homens gays mais velhos para transar. O conflito desse jovem é retratado com muita crueza e sinceridade pelo roteiro o que faz do tal lugar ensolarado, um ambiente melancólico e sem perspectiva de dias felizes. Se a diretora se inspira ou não em Gus Van Sant eu não sei, mas que vejo aqui alguém com muita garra surgindo eu vejo! #CinemaIndependente #Sundance2017
Totem
2.1 37 Assista Agora“Fantasmas dão medo, mesmo que seja a mamãe.”
TOTEM , de #MarcelSarmiento Com: #JamesTupper #KerrisDorsey #LiaMcHugh #AhnaOReilly
Kellie é uma adolescente que cuida de seu pai James e de sua irmã Abby após a morte de sua mãe. Quando James leva para casa sua nova namorada, uma entidade paranormal começa a persegui-los.
Histórias sobrenaturais sobre espíritos malignos têm aos baldes hoje em dia. Não me importo em ver filmes sobre o mesmo tema, mas aqui a tentativa do diretor é frustrante e não sai do lugar.
Tudo o que o raso roteiro propõe, não consegue resolver de forma criativa ou instigante, então ao invés de amedrontar ou assustar, aborrece. #HorrorMovies #Cinema
Strong Island
3.5 49"Você percebe que talvez não existe o céu. Só existe o chão."
Fortíssimo documentário sobre o racismo e a injustiça na América. O diretor, que é irmão do homem que foi assassinado, tenta uma explicação dos porquês que a justiça inocentou seu assassino. É seco, e deixa um amargo na boca.
Todo o Dinheiro do Mundo
3.3 230 Assista Agora“Tudo tem seu preço. A grande dificuldade da vida é aceitar esse preço.”
TODO O DINHEIRO DO MUNDO , de #RidleyScott #AllTheMoneyInTheWorld EUA, 2017.
O sequestro do herdeiro John Paul Getty III ( #CharliePlummer ), neto de 16 anos do magnata do petróleo americano Jean Paul Getty ( #ChristopherPlummer ). Desesperada a mãe de John, Gail Harris ( #MichelleWilliams ), pediu ajuda financeira ao avô do menino, que recusou. Os sequestradores então decidem enviar à imprensa uma orelha do menino para obrigar a família a acelerar o pagamento do resgate.
Na tela parece mentira, mas a nebulosa história aconteceu. Ridley Scott filma esse drama com muita firmeza e beleza (através das lentes do diretor de fotografia #DariuszWolski ), e nos faz ficar na ponta da cadeira ao acompanhar o drama vivido principalmente pela mãe do garoto.
É um filme polêmico nos bastidores, pois #KevinSpacey foi substituído por Plummer após as denúncias de abuso sexual, mas o que importa mesmo é a mão segura de Scott para contar uma história sobre o poder dos endinheirados e suas formas de ver a vida. É um outro mundo, por isso parece mais uma grande história inventada. Mas não é! #MarkWahlberg #RomainDuris #Oscar2018
Três Anúncios Para um Crime
4.2 2,0K Assista Agora“Estuprada enquanto morria...E ainda sem presos...Como assim xerife Willoughby”.
TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME , de #MartinMcDonagh #ThreeBillboardsOutsideEbbingMissouri EUA,2017.
Pois é! Vou falar a frase: um dos melhores filmes do ano várias vezes aqui nas postagens. Apaixonado por cinema é assim mesmo, morre de amores por vários filmes como se fossem o melhor do ano.
Amo filmes com roteiros e atores incríveis. Esse aqui tem tudo isso. Vibro. E tem #FrancesMcDormand , essa sim me faz vibrar muito!!!
Ela vive uma mãe que teve a filha brutalmente assassinada e o criminoso nunca foi encontrado pela polícia. Após perceber que o caso foi deixado de lado pela autoridade local, ela aluga três outdoors em uma estrada abandonada onde provoca e exige justiça ao xerife Bill Willoughby ( #WoodyHarrelson ).
Não existe uma única cena no filme em que tiramos os olhos.
O diretor, que também é o roteirista do filme, fala sobre a raiva. Todos nós temos esse sentimento. Aqui a pergunta é se devemos deixar essa raiva ser sentida. A filha dela foi morta enquanto estava sendo estuprada. Ela precisa deixar esse ódio correr pelo seu corpo. Ela precisa sentir a raiva, para poder expurga-la.
Raiva é o que sentimos de início pelo personagem do policial brilhantemente defendido por #SamRockwell . Aí é que está, da nossa cadeira sentimos esse ódio ao ver o que acontece na história da vida dessas pessoas, evitamos sentir, disfarçamos ,mas o sentimento está lá!
É um filme de sensações. A entrega do elenco nos leva para aquele lugar num dos “melhores filmes do ano”. #Oscar2018
A Forma da Água
3.9 2,7K“Você nunca irá saber o quanto eu te amei.”
A FORMA DA ÁGUA , de #GuillermodelToro #TheShapeofWater EUA, 2017.
Fico arrebatado quando assisto um filme que é completo. Cinematograficamente é um prazer inenarrável ver um trabalho tão primoroso como essa linda obra de arte de Guillermo Del Toro.
A história, a essa altura, todos já devem saber: Uma funcionária da limpeza de um laboratório descobre um ser aquático que está aprisionado para futuras experiências em prol do governo americano. Ela se afeiçoa à criatura e tenta salvá-la.
Uma fábula como muitas outras, se não fosse a perfeição com que o diretor orquestra todos os cantinhos do filme.
Ele disse que se inspirou em O Monstro da Lagoa Negra, clássico dos anos 50, mas visualmente o que se vê na tela é Metrópolis de #FritzLang.
Aliás são muitas as referencias do diretor, são homenagens ao cinema que ele presta aqui nesse belo filme. Citá-las aqui seria estragar boa parte das delicias de descobrir esse espetáculo. Então quero salientar um dos ótimos motivos para amar esse filme: Sally Hawkins. Essa grande atriz inglesa está em um dos seus melhores momentos no cinema. Quem viu Simplesmente Feliz e Blue Jasmine sabe do tamanho do talento dessa atriz. É ela quem conduz nossas emoções no filme, torcemos pelo monstro através dos olhos de Sally. Aí o diretor tem na manga algo que muitos filmes aventurescos não tem: atores que superam a história. Então, apesar de ser um filme grandioso, cheio de suspense, romance e aventura, está no olhar de uma atriz seu maior trunfo.
#SallyHawkins #OctaviaSpencer #MichaelShannon #RichardJenkins #DougJones
The Post: A Guerra Secreta
3.5 607 Assista Agora“Vamos lá, vamos fazer isso, vamos publicar!”
O que diferencia um filme comum de outro? Afinal, são tantos os filmes sobre o mesmo tema que perderíamos o interesse de ver algo que já vimos em outro lugar. Então, a diferença está no ponto de vista. E Spielberg é perito em contar histórias já contadas através de seu ponto de vista.
Quantos filme já vimos sobre o nazismo? Centenas. A Lista de Schindler sai da sua cabeça? Da minha não. The Post não é tão memorável como Schindler, mas vale a sessão! Diretor e uma dupla de atores extraordinários, #MerylStreep e #TomHanks fazem dessa história que já foi contada, um belo drama filmado com muita garra.
Meryl Streep e Tom Hanks vivem editora e diretor do "Washington Post", que em 1971 decidiu publicar documentos secretos do Pentágono sobre a atuação americana na Guerra do Vietnã.
Abuso de poder, censura, machismo e liberdade de imprensa. Spielberg coloca esses temas em questão nesse filme contido que vai ficar melhor cada vez que assisti-lo. Gosto desse Spielberg que conversa com o cinemão sem sê-lo. Gosto da direção imperfeita.
Cora Coralina - Todas as Vidas
3.8 23“Vive dentro de mim
a mulher da vida.
Minha irmãzinha...
tão desprezada,
tão murmurada...
Fingindo alegre seu triste fado.”
Não é um documentário excepcional esse que traça a trajetória de vida da poeta e “doceira” Cora Coralina. São poucos os 75 minutos perto da vida incrível dessa mulher idem. Mas não é só a metragem do longa, a direção se contenta em contar do inicio ao fim a história de Cora. Ora através de entrevistas, ora por encenações ou até mesmo através de seus poemas. Mas a trivialidade enfraquece o filme, pois Cora, uma mulher muito além do seu tempo fica resumida a relatos. Falta vida, falta poesia. Mesmo assim é um deleite ver, ouvir e ler Cora através do filme. Então fico agradecido durante a projeção, que alguém está falando dela, que o cinema reserva pra ela uma sessão, mesmo que só uma, vespertina e curta sessão de cinema onde a vida de uma das mais extraordinárias mulheres é revivida, relembrada.
Entre as atrizes que declamam seus poemas, #BethGoulart #ZezéMotta #CamilaMardila #WalderezdeBarros fazem deles belas cenas.
Que venham mais e mais relatos sobre CoraCoralina.
O Touro Ferdinando
3.7 441 Assista Agora“Eu posso entrar na arena sem ter que brigar?”
São muitas as metáforas que essa bela animação aborda. É provável que muitas crianças vejam apenas a história de um touro que por ser bonzinho, não quer participar das touradas de Madrid, quer apenas...cheirar flores do campo. Opa! Carlos Saldanha, apesar de fazer um filme para as massas traz várias camadas por traz desse fofo desenho animado que inclusive é tecnicamente impecável. A gente é para o que nasce? Essa pergunta acompanha Ferdinando desde o momento em que ele foge do lugar em que nasceu pois queriam treina-lo para combater numa arena de touradas. Ele encontra uma menina que vive numa fazenda cultivando...FLORES!!! Ele se encontra na vida e ali vive feliz até quase para sempre.
É sobre a importância do amor e do afeto na vida dos seres. Com muito bom humor uma cena descreve exatamente a sensação de receber amor pela primeira vez. Uma cabra, personagem hilária, recebe pela primeira vez um abraço carinhoso e diz: nossa! Isso que é amor? A cena comove.
O filme aborda também a partir das questões de Ferdinando, o vegetarianismo, a homossexualidade e os tais valores familiares ditados pela sociedade hipócrita em que vivemos. É um filme infantil, isso tudo está subentendido, nas entrelinhas, mas acredito que o longa pode sim deixar plantadas sementinhas escondidas nas cabeças das crianças, e tenho fé que um dia elas irão brotar por um mundo melhor, como as flores de Ferdinando.
Uma Mulher Fantástica
4.1 424 Assista Agora“Não a chame de Daniel, trate ela como mulher. Chame-a pelo nome feminino.”
Transfobia. É uma palavra recorrente nos dias de hoje. Até quando uma pessoa aguenta agressões físicas e psicológicas diárias?
Marina ( Daniela Vega ), uma mulher transexual tem um namorado. Ele sofre um mal-estar e morre. Mas Marina não irá apenas lidar com o luto, ela vai enfrentar a violência da família do falecido, que não a reconhece como namorada Ela será humilhada por ser transexual por ser amante (o namorado era casado quando a encontrou) e também por ser mulher mais jovem e mais pobre.
Quantos obstáculos Marina precisa enfrentar nessa vida ordinária que leva? O filme começa com uma cena onde Orlando, o namorado dá de presente à Marina uma viagem pra Foz do Iguaçu. É o prenuncio de uma possível felicidade para uma pessoa tão exilada da sociedade. Ela passa o filme inteiro lutando por essa felicidade, que é simples: ir de mãos dadas com o ser amado para admirar a sétima maravilha do mundo. Seria simples, se não fossem as atrocidades que os seres humanos são capazes de fazer.
Visages, Villages
4.4 161 Assista Agora“Os rostos que eu vou encontrando, eu fotografo, para não perde-los nos vãos da minha memória.”
Vira e mexe eu falo sobre o quanto acho imprescindível a arte na vida de uma pessoa. Ela pode ter educação, saúde, moradia, trabalho, que também são essenciais, mas sem a arte, a vida daquela pessoa não vai além. Agnès Varda é uma cineasta que a gente se apaixona assistindo os primeiros cinco minutos de qualquer um de seus filmes. É só dar uma olhada em “Cléo das 5 as 7”e pronto, você estará apaixonado pela diretora.
Aqui o documentário retrata uma experiência fotográfica e cinematográfica de duas grandes pessoas conhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: a própria cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, eles viajam por algumas regiões da França, precisamente em pequenas vilas, as “villages” do título.A magia trajetória desses dois artistas emociona tanto, mas tanto que nos faz questionar se o que vivemos até agora fez a diferença na vida de outras pessoas, se por onde passamos a mágica de estar vivo aconteceu.
O filme mostra uma coisa que é tão simples, e que nos esquecemos completamente de exercer: ser e fazer feliz. Mostrar pra alguém que essa pessoa é importante. É um filme por um mundo melhor. Ë a valorização da arte e do ser humano. Não a espécie homo sapiens, o “ser humano”.
Salve Agnès Varda!!!!
Os Iniciados
3.6 47 Assista Agora“Não está cansado de fingir ser algo que não é?”
O pai de Kwanda está preocupado com o filho, "ele é sensível demais". Por isso pede ajuda à Xolani, um operário de Queenstown, na África do Sul, que organiza o Ukwaluka: um rito de passagem no qual adolescentes são circuncidados e vivem acampados na montanha durante a recuperação. Eles devem passar por provações enquanto aprendem os códigos masculinos de sua cultura Xhosi. Kwanda, diferente dos demais iniciados, questiona todos os aspectos dessa tradição. O resumo do filme já informa o quão importante é esse filme. O diretor conta em uma entrevista que queria mostrar a intensidade das trocas físicas e emocionais que são possíveis num local como esse, com essa cultura. Na África do Sul esse ritual é um tabu, é controverso, portanto o filme provoca uma reação forte. Reação forte também sente o protagonista. Ele briga o filme inteiro consigo mesmo. O que ele acredita ser certo, passa a não parecer mais ser certo, e isso gera uma luta dentro de si mesmo.Quantas e quantas vezes nós não passamos por isso no nosso dia a dia, na nossa vida? Mas aqui a coisa é séria, são costumes milenares sendo colocado em questão. Corajoso e forte, Os Iniciados é um filme que possivelmente vai reverberar dentro de nós.