Reassisti a esse filme e fiquei ainda mais maravilhado. Só se reafirmou como meu filme preferido dos "últimos anos" e um dos melhores que já assisti na vida.
Cada sequência é muito bem pensada e muito menos nonsense do que pode parecer em uma primeira assistida. A construção da narrativa e como as duas histórias se cruzam diversas vezes são uma aula de roteiro, imagino a construção das cenas gravadas em décadas diferentes. Ainda, a sequência da cena do closet se abrindo com o espelho é uma das coisas mais bonitas e bem feitas que já vi, assim como tantas outras que acredito que me serão memoráveis por muito tempo!
"Quem se atreve a caminhar pelo reino dos sonhos, chega à verdade... Onde termina a linguagem, começa a música." - E.T.A. Hoffman
Ótimo documentário, acho incrível poder ouvir as particularidades das trip de cada um. Mas infelizmente senti que foi muito às pressas, tinha um potencial maior ainda e uma boa chance de uma série documental foi "perdida". Fiquei na vontade de ouvir mais gente falando sobre o assunto, dando suas dicas do que fazer e do que não fazer, e também ouvir mais a opinião científica, que no caso do documentário não era o foco principal.
já que o filme te leva de volta pro momento em que você selecionou uma opção "incorreta" e te obriga a selecionar a opção "correta" (claro que falo isso entendendo que a crítica do filme é justamente essa, da falsa ilusão de escolha), entregando ao espectador todos os finais de bandeja, como se houvesse uma preocupação de que a gente não fosse atrás de buscar os outros finais tendo que assistir desde o começo tomando outras decisões, e isso, pra mim, tirou muito a graça da proposta. Mas ainda assim o roteiro e a forma com que as coisas acontecem são sensacionais (se ignorarmos o que falei antes), toda a metalinguagem entre o livro-jogo-filme é muito bem trabalhada e quanto a isso não tenho críticas.
A viagem de ácido e a interação do espectador explicando sobre a Netflix para o personagens foram os dois grandes momentos do filme.
Não mostrar as cenas de tortura, perdendo a oportunidade de fazer um bom contraste entre as cenas "sutis" e então as cenas gore. Ao mesmo tempo o personagem torturado nunca parecia sentir dor o bastante mesmo com todas aquelas torturas. A trama do casal paralelo também cria uma expectativa que não dá em nada e faz perder tempo de filme, apenas pra introduzir a família da moça no plot.
No geral não é um filme bom, mas não chega a ser totalmente dispensável. Achei um dos trabalhos mais ousados do Romero e o monólogo no final é magnífico. Considerando tudo, acho que fica na média entre bom e ruim: 2,5.
Se fosse americano seria um baita blockbuster. Os pontos positivos do filme são a maquiagem dos zumbis, carga dramática que não é comum nesse tipo de filme e a atuação da menininha. Os pontos negativos são tantos, os efeito especiais são horríveis:
A menininha sendo atacada pelo zumbi e muito do nada aparece alguém pra salvar. Também as portas dos vagões sendo fechadas exatamente no momento que os zumbis alcançam.
Quando eles passam por um túnel escuro e percebem que os zumbis não atacam mais por não enxergarem (mas os mocinhos enxergam), a cena se repete POR TRÊS VEZES SEGUIDAS pra facilitar a passagem deles.
Quando um personagem aleatório era mordido, ele virava zumbi na hora. Quando um personagem significante era mordido, ele demorava 3 anos pra virar zumbi pra dar tempo de atos heroicos ou de lembranças dramáticas.
Não tô entendendo essa média e hype, no máximo serve pra passar o tempo, acho que estão exagerando só por ser coreano, não é possível. "Melhor filme de zumbis que já vi", espero que George A. Romero nunca leia uma coisa dessas.
Primeira parte do filme é muito bem construída no suspense psicológico e fez eu me sentir sufocado e ansioso pra saber como o personagem sairia da situação. Mas o desfecho é frustrante, parece que ficaram com preguiça de terminar a ideia e simplesmente jogaram outra ideia no meio do roteiro. A primeira parte lembra MUITO o filme Vidas em Jogo, certamente foi construída partindo dele.
Botei esse filme na netflix pela duração, sem ler nada sobre ele e nem saber do que se tratava. Logo no começo já pensei "um filme em primeira pessoa???" e com as primeiras cenas eu fiquei maravilhado. Embora eu não seja fã de filmes de ação, eu achei a experiência do filme 100% em POV muito boa. Infelizmente chega uma hora que a dinâmica cansa e são jogadas na tela milhares de informações ao mesmo tempo, até entendo que um filme em POV pra ser bem aproveitado deva ser bastante dinâmico, mas pra mim cansou. Apesar da nostalgia de uns jogos de videogame de tiro, o roteiro é muito ruim, pra curtir ele tem que dar uma desligada no cérebro.
Um dos primeiros slashers feito, mesmo que com algumas diferenças do que hoje entendemos por slasher, ainda assim maravilhoso pra sua época. Um filme injustamente "esquecido" pelos fãs do gênero. A tensão do filme é muito bem trabalhada, embora alguma dúvida tenha ficado no ar e optando por não mostrar os assassinatos (compensado pelas cenas do ponto de vista do assassino), ainda achei as ligações que as meninas recebiam bastante perturbadoras.
Eu só havia assistido o remake anos atrás e até lembro que gostava dele, mas esse filme original é uma obra de arte e não perde nada pros outros slashers da época. A maioria das atuações são ótimas e os assassinatos são maravilhosos, com mortes melhores que muitos dos filmes famosos dos anos 80. Não sei se considero isso algo positivo ou negativo, mas certamente não seria injusto se esse filme tivesse se tornado uma franquia.
Filme novíssimo que consegue manter a essência dos filmes trash dos anos 80. Belíssima homenagem! O desfecho do roteiro pode pecar um pouco se comparar com os roteiros da época homenageada, mas em compensação a arte visual é impecável. Destaque pra inusitada cena de transformação pra lobisomem que acontece dentro do banheiro do bar hahaha Passo a considerar um filme essencial para fãs de filmes B dos anos 80.
Facilmente entrou pros piores filmes que já assisti na vida. Passei por ele na netflix e o título chamou minha atenção (Cúmplices de um segredo), vim no filmow ver a sinopse e pareceu ser bom. Infelizmente é um lixo gigante onde nem 2 minutos do filme se salvam. Todas atuações são deploráveis e todos personagens um saco irritantes e rasos. Pela história poderiam ter feito algo minimamente digno, mas acabou parecendo algo teen onde tem que tirar o cérebro e desligar o senso crítico pra conseguir assistir. Não consigo deixar um filme pela metade e me arrependo amargamente de ter acabado esse.
Acaba de virar um dos meus filmes nacionais preferidos, se não O preferido! É totalmente compreensível se alguém odiar esse filme, ele é surrealista e chocante. Foi banido por uns 20 anos por conta da ditadura e foi responsável pela prisão do Mojica. Se você é defensor da moral e bons costumes ou odeia surrealismo: passe longe. Mas o filme consegue ser muito mais do que um amontoado de cenas desconexas; tudo tem um propósito que vai ficando evidente com o passar do filme. Ele é um grande estudo psicanalítico regado a LSD. E a conclusão final do filme acerca do problema das drogas é extremamente coerente e atual. Posso estar viajando nessas constatações, mas vi nesse filme um pouco da forma de dissecar de Bergman, sei que Mojica é extremamente original, mas não pude deixar de notar um clima de A hora do lobo (que foi lançado 1 ano antes). Também ia dizer que vi MUITO de Lynch, mas Lynch só foi aparecer anos depois e só me resta acreditar que ele bebeu dessa fonte de O ritual dos sádicos hahaha
Se tivessem cortado a cena do pai dela contando o segredo antecipado, provavelmente o filme seria infinitamente melhor e mais surpreendente, deixando a revelação apenas pra quando o monstro cai no buraco e a confirmação quando ela pula o muro.
Assisti sem ler sinopse nem nada simplesmente por ser um filme do Hitchcock, esperava que fosse igual os outros filmes que acostumei a ver dele. Não que o filme em si seja ruim ou mediano, mas não é meu tipo de filme, então logicamente fiquei decepcionado assistindo. Acabei achando desnecessariamente longo e se não fosse um clima de suspense tardio, eu poderia ter até desistido de terminar o filme. Fora isso, é um filme bonito, com fotografia, cores e figurinos lindos. As marcas do Hitchcock podem não ficar evidentes na história, mas a direção tem tudo que ele pode oferecer de melhor. Inclusive, acredito eu, trazendo influência do filme anterior Festim Diabólico usando planos sequência nas cenas, maravilhosamente executados principalmente quando a câmera troca de cômodo e situação sem utilizar cortes.
Me apaixonei por esse filme e o pior é que nem foi pelo roteiro ou história, que por vezes é bastante vago, mas sim esteticamente. O filme é lindo, conduzido de uma forma majestosa, com uma trilha sonora disforme que causa uma tensão nas cenas de suspense que não são habituais. Claramente inspirado nos filmes de vampiros dos anos 60, dos quais sou apaixonado também, apelando (não de forma pejorativa) pra sexualidade, e conseguindo resgatar com eficiência o clima dessa década. Apesar de o filme estar categorizado como terror/suspense, não é um filme de dar medo ou sustos. Se você for assistir esperando isso, aí sim vai se decepcionar.
Achei bem viagem essa de o filme ser uma combinação de Brilho Eterno e 500 Dias Com Ela (Primer eu ainda não assisti, mas o farei em breve). Pra mim, o filme Comet (Eu Estava Justamente Pensando Em Você) se encaixa infinitamente melhor nessa comparação.
Se esse filme tivesse sido lançado como Oldboy 2, eu não teria achado nenhum exagero. Um dos melhores filmes sobre perseguição/vingança que já assisti.
Skinamarink: Canção de Ninar
2.3 230 Assista AgoraPerguntaram pro Macaulay Culkin qual o pesadelo mais frequente dele.
A Noiva de Berlim
3.4 8Reassisti a esse filme e fiquei ainda mais maravilhado. Só se reafirmou como meu filme preferido dos "últimos anos" e um dos melhores que já assisti na vida.
Cada sequência é muito bem pensada e muito menos nonsense do que pode parecer em uma primeira assistida. A construção da narrativa e como as duas histórias se cruzam diversas vezes são uma aula de roteiro, imagino a construção das cenas gravadas em décadas diferentes. Ainda, a sequência da cena do closet se abrindo com o espelho é uma das coisas mais bonitas e bem feitas que já vi, assim como tantas outras que acredito que me serão memoráveis por muito tempo!
"Quem se atreve a caminhar pelo reino dos sonhos, chega à verdade... Onde termina a linguagem, começa a música."
- E.T.A. Hoffman
Maior Viagem: Uma Aventura Psicodélica
3.7 76Ótimo documentário, acho incrível poder ouvir as particularidades das trip de cada um. Mas infelizmente senti que foi muito às pressas, tinha um potencial maior ainda e uma boa chance de uma série documental foi "perdida". Fiquei na vontade de ouvir mais gente falando sobre o assunto, dando suas dicas do que fazer e do que não fazer, e também ouvir mais a opinião científica, que no caso do documentário não era o foco principal.
Black Mirror: Bandersnatch
3.5 1,4KO que se destaca no filme não é a interatividade,
já que o filme te leva de volta pro momento em que você selecionou uma opção "incorreta" e te obriga a selecionar a opção "correta" (claro que falo isso entendendo que a crítica do filme é justamente essa, da falsa ilusão de escolha), entregando ao espectador todos os finais de bandeja, como se houvesse uma preocupação de que a gente não fosse atrás de buscar os outros finais tendo que assistir desde o começo tomando outras decisões, e isso, pra mim, tirou muito a graça da proposta. Mas ainda assim o roteiro e a forma com que as coisas acontecem são sensacionais (se ignorarmos o que falei antes), toda a metalinguagem entre o livro-jogo-filme é muito bem trabalhada e quanto a isso não tenho críticas.
A viagem de ácido e a interação do espectador explicando sobre a Netflix para o personagens foram os dois grandes momentos do filme.
Entes Queridos
3.5 498Filme bom no que se propõe a fazer, mas alguns pontos evitam com que ele seja melhor, como:
Não mostrar as cenas de tortura, perdendo a oportunidade de fazer um bom contraste entre as cenas "sutis" e então as cenas gore. Ao mesmo tempo o personagem torturado nunca parecia sentir dor o bastante mesmo com todas aquelas torturas.
A trama do casal paralelo também cria uma expectativa que não dá em nada e faz perder tempo de filme, apenas pra introduzir a família da moça no plot.
Diário dos Mortos
2.8 250No geral não é um filme bom, mas não chega a ser totalmente dispensável. Achei um dos trabalhos mais ousados do Romero e o monólogo no final é magnífico. Considerando tudo, acho que fica na média entre bom e ruim: 2,5.
Invasão Zumbi
4.0 2,0K Assista AgoraSe fosse americano seria um baita blockbuster. Os pontos positivos do filme são a maquiagem dos zumbis, carga dramática que não é comum nesse tipo de filme e a atuação da menininha. Os pontos negativos são tantos, os efeito especiais são horríveis:
Principalmente quando os trens capotam e quando acontecem os "bolinhos" de zumbi, chega a ser ridículo a digitalização.
Cenas típicas de blockbusters como os personagens principais saindo de situações impossíveis no último momento:
A menininha sendo atacada pelo zumbi e muito do nada aparece alguém pra salvar. Também as portas dos vagões sendo fechadas exatamente no momento que os zumbis alcançam.
3 personagens ganham força sobrenatural do além e passam por um vagão lotado de zumbis praticamente a socos, com exceção de um deles que tem um taco.
Quando eles passam por um túnel escuro e percebem que os zumbis não atacam mais por não enxergarem (mas os mocinhos enxergam), a cena se repete POR TRÊS VEZES SEGUIDAS pra facilitar a passagem deles.
Quando um personagem aleatório era mordido, ele virava zumbi na hora. Quando um personagem significante era mordido, ele demorava 3 anos pra virar zumbi pra dar tempo de atos heroicos ou de lembranças dramáticas.
Não tô entendendo essa média e hype, no máximo serve pra passar o tempo, acho que estão exagerando só por ser coreano, não é possível. "Melhor filme de zumbis que já vi", espero que George A. Romero nunca leia uma coisa dessas.
Nerve: Um Jogo Sem Regras
3.3 1,2K Assista AgoraWhite people problems.
Rebirth
2.2 149 Assista AgoraPrimeira parte do filme é muito bem construída no suspense psicológico e fez eu me sentir sufocado e ansioso pra saber como o personagem sairia da situação. Mas o desfecho é frustrante, parece que ficaram com preguiça de terminar a ideia e simplesmente jogaram outra ideia no meio do roteiro. A primeira parte lembra MUITO o filme Vidas em Jogo, certamente foi construída partindo dele.
Será que os vendedores da Herbalife começaram assim?
Hardcore: Missão Extrema
3.5 384Botei esse filme na netflix pela duração, sem ler nada sobre ele e nem saber do que se tratava. Logo no começo já pensei "um filme em primeira pessoa???" e com as primeiras cenas eu fiquei maravilhado. Embora eu não seja fã de filmes de ação, eu achei a experiência do filme 100% em POV muito boa. Infelizmente chega uma hora que a dinâmica cansa e são jogadas na tela milhares de informações ao mesmo tempo, até entendo que um filme em POV pra ser bem aproveitado deva ser bastante dinâmico, mas pra mim cansou. Apesar da nostalgia de uns jogos de videogame de tiro, o roteiro é muito ruim, pra curtir ele tem que dar uma desligada no cérebro.
Noite do Terror
3.5 219Um dos primeiros slashers feito, mesmo que com algumas diferenças do que hoje entendemos por slasher, ainda assim maravilhoso pra sua época. Um filme injustamente "esquecido" pelos fãs do gênero. A tensão do filme é muito bem trabalhada, embora alguma dúvida tenha ficado no ar e optando por não mostrar os assassinatos (compensado pelas cenas do ponto de vista do assassino), ainda achei as ligações que as meninas recebiam bastante perturbadoras.
O Dia dos Namorados Macabro
3.0 228Eu só havia assistido o remake anos atrás e até lembro que gostava dele, mas esse filme original é uma obra de arte e não perde nada pros outros slashers da época. A maioria das atuações são ótimas e os assassinatos são maravilhosos, com mortes melhores que muitos dos filmes famosos dos anos 80.
Não sei se considero isso algo positivo ou negativo, mas certamente não seria injusto se esse filme tivesse se tornado uma franquia.
"Sarah, be my bloody valentine!" <3
LoboCop
2.9 38Filme novíssimo que consegue manter a essência dos filmes trash dos anos 80. Belíssima homenagem! O desfecho do roteiro pode pecar um pouco se comparar com os roteiros da época homenageada, mas em compensação a arte visual é impecável. Destaque pra inusitada cena de transformação pra lobisomem que acontece dentro do banheiro do bar hahaha
Passo a considerar um filme essencial para fãs de filmes B dos anos 80.
Duas Irmãs
2.9 183 Assista AgoraFacilmente entrou pros piores filmes que já assisti na vida. Passei por ele na netflix e o título chamou minha atenção (Cúmplices de um segredo), vim no filmow ver a sinopse e pareceu ser bom. Infelizmente é um lixo gigante onde nem 2 minutos do filme se salvam. Todas atuações são deploráveis e todos personagens um saco irritantes e rasos. Pela história poderiam ter feito algo minimamente digno, mas acabou parecendo algo teen onde tem que tirar o cérebro e desligar o senso crítico pra conseguir assistir. Não consigo deixar um filme pela metade e me arrependo amargamente de ter acabado esse.
O Despertar da Besta
3.8 76 Assista AgoraAcaba de virar um dos meus filmes nacionais preferidos, se não O preferido! É totalmente compreensível se alguém odiar esse filme, ele é surrealista e chocante. Foi banido por uns 20 anos por conta da ditadura e foi responsável pela prisão do Mojica. Se você é defensor da moral e bons costumes ou odeia surrealismo: passe longe. Mas o filme consegue ser muito mais do que um amontoado de cenas desconexas; tudo tem um propósito que vai ficando evidente com o passar do filme. Ele é um grande estudo psicanalítico regado a LSD. E a conclusão final do filme acerca do problema das drogas é extremamente coerente e atual.
Posso estar viajando nessas constatações, mas vi nesse filme um pouco da forma de dissecar de Bergman, sei que Mojica é extremamente original, mas não pude deixar de notar um clima de A hora do lobo (que foi lançado 1 ano antes). Também ia dizer que vi MUITO de Lynch, mas Lynch só foi aparecer anos depois e só me resta acreditar que ele bebeu dessa fonte de O ritual dos sádicos hahaha
A Vila
3.3 1,6KSe tivessem cortado a cena do pai dela contando o segredo antecipado, provavelmente o filme seria infinitamente melhor e mais surpreendente, deixando a revelação apenas pra quando o monstro cai no buraco e a confirmação quando ela pula o muro.
Sob o Signo de Capricórnio
3.3 62 Assista AgoraAssisti sem ler sinopse nem nada simplesmente por ser um filme do Hitchcock, esperava que fosse igual os outros filmes que acostumei a ver dele. Não que o filme em si seja ruim ou mediano, mas não é meu tipo de filme, então logicamente fiquei decepcionado assistindo. Acabei achando desnecessariamente longo e se não fosse um clima de suspense tardio, eu poderia ter até desistido de terminar o filme.
Fora isso, é um filme bonito, com fotografia, cores e figurinos lindos. As marcas do Hitchcock podem não ficar evidentes na história, mas a direção tem tudo que ele pode oferecer de melhor. Inclusive, acredito eu, trazendo influência do filme anterior Festim Diabólico usando planos sequência nas cenas, maravilhosamente executados principalmente quando a câmera troca de cômodo e situação sem utilizar cortes.
O Beijo do Vampiro
2.8 58Me apaixonei por esse filme e o pior é que nem foi pelo roteiro ou história, que por vezes é bastante vago, mas sim esteticamente. O filme é lindo, conduzido de uma forma majestosa, com uma trilha sonora disforme que causa uma tensão nas cenas de suspense que não são habituais. Claramente inspirado nos filmes de vampiros dos anos 60, dos quais sou apaixonado também, apelando (não de forma pejorativa) pra sexualidade, e conseguindo resgatar com eficiência o clima dessa década. Apesar de o filme estar categorizado como terror/suspense, não é um filme de dar medo ou sustos. Se você for assistir esperando isso, aí sim vai se decepcionar.
O Que Fazemos nas Sombras
4.0 662 Assista AgoraEsse filme caberia perfeitamente em uma série. Genial. Não lembro de ter dado tanta risada com algum filme nos últimos tempos.
O Exorcista
4.1 2,3K Assista AgoraNa minha humilde opinião de quem não entende nada, esse é o melhor filme de terror já feito.
Frequencies
3.7 135 Assista AgoraAchei bem viagem essa de o filme ser uma combinação de Brilho Eterno e 500 Dias Com Ela (Primer eu ainda não assisti, mas o farei em breve). Pra mim, o filme Comet (Eu Estava Justamente Pensando Em Você) se encaixa infinitamente melhor nessa comparação.
Eu Vi o Diabo
4.1 1,1KSe esse filme tivesse sido lançado como Oldboy 2, eu não teria achado nenhum exagero. Um dos melhores filmes sobre perseguição/vingança que já assisti.
O Centenário Que Fugiu Pela Janela e Desapareceu
3.6 73 Assista AgoraPraticamente um Forrest Gump só que com um idoso de 100 anos.
Digo que parece pelas coincidências e pela inocência com que tudo acontece.
Adolescente Frustrado
2.4 39 Assista AgoraEu pensei que nunca iria assistir um filme pior que American Psycho 2, aí assisti Ashley... se pudesse, daria estrelas negativas.