filmow.com/usuario/edumcafe/
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > edumcafe
37 years Belo Horizonte - (BRA)
Usuário desde Julho de 2013
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Escrevo na revista virtual Obvious e no blog literário A Rocha, A Água:

obviousmag.org/formaspensamento

arochaaagua.blogspot.com

Meu livro de contos "A Sereia" pode ser adquirido seguindo este link:

www.facebook.com/asereiaedumcafe/posts/1022488871207732

Últimas opiniões enviadas

  • Edu Café

    Extremamente relevante hoje, com enxurradas de informações falsas sendo "compartilhadas" nas redes sociais e se tornando verdade na mente das pessoas, apenas por estarem sendo reproduzidas (isso para não falar na imprensa e na mídia tradicional, que sempre teve e ainda tem esse poder de difusão de crenças e valores – no próprio filme, ela é um instrumento crucial de unificação de mentalidades, de construção e destruição de “fatos”, não só do presente, como do passado). Parece que é, mais do que nunca, necessário investigar e estar alerta à realidade que é criada e difundida, evitando acreditar automaticamente em tudo o que se lê ou ouve – principalmente quando o que lemos ou ouvimos é feito sob medida para confirmar noções que já possuímos e cultivamos. É necessário também tomar cuidado para não se tornar a "polícia do pensamento". A intolerância com opiniões e versões diferentes da realidade, muitas vezes, é pautada por emoções como as cultivadas pelo Grande Irmão - o ódio e a definição de um inimigo comum a ser massacrado e eliminado, ao invés da razão, do equilíbrio e da percepção de complexidades e nuances. O totalitarismo do pensamento nem sempre tem necessidade de um aparelho estatal tradicional e fechado para exercer e expandir o seu poder.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Edu Café

    Além de um belo drama,

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    uma denúncia inspirada de como interesses empresariais intrometem-se na política, que se torna movida pelo dinheiro, e de como a grande imprensa (compartilhando seus interesses, já que é sustentada por eles) atua em seu favor, para moldar a opinião pública, de acordo com o que lhe é vantajoso.

    Valorização dos ideais de integridade e da luta para torná-los realidade, mesmo frente a obstáculos aparentemente insuperáveis.

    Fé no companheirismo e na capacidade de inspirar e elevar as pessoas a uma posição mais ética e honesta.

    Ingênuo? Talvez, mas, ainda assim, necessário.

    Nada mudou desde 1939, nem nos EUA, nem no Brasil, e, provavelmente, nem em nenhum lugar do mundo, mas, se nos conformarmos, nada jamais mudará.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Edu Café

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    O único que o faz hesitar é o que aceita a proposta. "Jogue duas pedras". Ele fala sobre a vida, sem medo, sem ameaças de condenação, sem julgamentos.

    Observar, sentir o gosto das coisas, rir, compartilhar. Amizade e acolhimento. Ajudar com o coração. Sair de si.

    Curar o dedo. Curar o olhar.

    Um filme sobre suicídio, sim, mas principalmente sobre a dor da vida e tudo que ela traz como desafio para o ser humano, assim como as recompensas para quem encontra maneiras proveitosas de lidar com ela.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Nenhum recado para Edu Café.