Texto impecável e atuações idem (inclusive, se ainda não foi, acho que seria uma excelente ideia adaptar "O Estrangeiro" para o teatro...). Em termos cinematográficos, também é brilhante. Direção muito precisa e original. Cenário simples e bonito. Fotografia e movimentos de câmera criativos, mas sem exageros. Enfim, é um belo filme! Sutil e despretensioso. Entrou para os meus favoritos.
Bresson sem dúvidas é um dos maiores de todos os tempos. Domina a linguagem cinematográfica como poucos, conseguindo entregar originalidade e poesia em cada detalhe. Vale muito a pena assistir "A Grande Testemunha".
A única coisa que me incomodou foi a violência contra o burro, mais por imaginar o que o bicho sofreu por trás das câmeras...
A premissa entretém bastante, pois a curiosidade de saber os limites do "Poço" é inevitável. Porém, achei um filme extremamente pedante e pseudointelectual em sua tentativa de criar enigmas a serem decifrados. O filme poderia ser muito melhor se fosse mais "pé no chão", se se ativesse à sua premissa, ao seu universo, explorasse os desdobramentos daquele sistema, e não ficasse com essa obsessão por referências externas. A minha impressão ao assistir era que estava o diretor ao meu lado o tempo todo perguntando "entendeu, entendeu?".
Amo a ironia dos filmes do Fassbinder e a forma como ele subverte os padrões humanos, sociais. Tudo é propositadamente artificial, "estranho". Para mim, o enredo (no sentido de início, meio e fim) é secundário diante de tamanha criatividade em cada detalhe, desde os planos e movimentos de câmera até as atuações, posicionamento dos atores, diálogos... Tudo. Sem contar a maestria técnica... Impecável.
Tema necessário. Uma vitória simbólica e importante no Oscar. Porém, acho que o roteiro poderia ter sido melhor explorado. Achei alguns acontecimentos forçados e senti falta de um aprofundamento psicológico. Tudo me pareceu pincelado de uma forma rasa e um tanto óbvia.
O mais interessante a se apreciar nos filmes do Bergman não são os aspectos exteriores ou os desdobramentos da história, em si, mas o desenvolvimento psicológico das personagens. E precisamos combinar que ele fazia isso como nenhum outro diretor. Nada supera sua maestria em retratar a natureza humana. Isso ficou bem claro pra mim em "Vergonha". Recomendo.
A perfeição artística muitas vezes está no retrato da espontaneidade, da realidade crua e simples. Cada pessoa é um mundo a ser descoberto. Lindo documentário.
Filme impecável. Fotografia maravilhosa. Claudia é uma das melhores personagens que já vi, seu desenvolvimento psicológico é sensacional. E há também toda uma reflexão sobre a liquidez dos relacionamentos amorosos, sua banalização, a decadência matrimonial etc.
Se você busca entretenimento, não assista a um filme do Tarkovski. São lentos, "chatos". Porém, se você tem a mente aberta para um tipo de arte que foge à compreensão literal, não perca tempo. Os filmes dele tem o poder de proporcionar catarse, reverberam na mente e no coração durante dias, meses. Para mim, isso é a verdadeira sétima arte, que se distancia de todas as outras e possui uma linguagem própria.
Paar
4.0 3Filme grandioso! Recomendo. Está no acervo do Mubi.
O Estrangeiro
3.9 7Texto impecável e atuações idem (inclusive, se ainda não foi, acho que seria uma excelente ideia adaptar "O Estrangeiro" para o teatro...). Em termos cinematográficos, também é brilhante. Direção muito precisa e original. Cenário simples e bonito. Fotografia e movimentos de câmera criativos, mas sem exageros. Enfim, é um belo filme! Sutil e despretensioso. Entrou para os meus favoritos.
Bobby Robson: Mais que um Treinador
4.3 3Personagem fascinante. Vale a pena para quem gosta de futebol!
A Grande Testemunha
4.0 98 Assista AgoraBresson sem dúvidas é um dos maiores de todos os tempos. Domina a linguagem cinematográfica como poucos, conseguindo entregar originalidade e poesia em cada detalhe. Vale muito a pena assistir "A Grande Testemunha".
A única coisa que me incomodou foi a violência contra o burro, mais por imaginar o que o bicho sofreu por trás das câmeras...
O Poço
3.7 2,1K Assista AgoraA premissa entretém bastante, pois a curiosidade de saber os limites do "Poço" é inevitável. Porém, achei um filme extremamente pedante e pseudointelectual em sua tentativa de criar enigmas a serem decifrados. O filme poderia ser muito melhor se fosse mais "pé no chão", se se ativesse à sua premissa, ao seu universo, explorasse os desdobramentos daquele sistema, e não ficasse com essa obsessão por referências externas. A minha impressão ao assistir era que estava o diretor ao meu lado o tempo todo perguntando "entendeu, entendeu?".
Roleta Chinesa
4.0 44Amo a ironia dos filmes do Fassbinder e a forma como ele subverte os padrões humanos, sociais. Tudo é propositadamente artificial, "estranho". Para mim, o enredo (no sentido de início, meio e fim) é secundário diante de tamanha criatividade em cada detalhe, desde os planos e movimentos de câmera até as atuações, posicionamento dos atores, diálogos... Tudo. Sem contar a maestria técnica... Impecável.
The Room
2.3 491Não sabia se eu dava meia estrela ou 5. Na dúvida, dei meia estrela e favoritei. É tão ruim que vale muito a pena ver. Recomendo.
T2: Trainspotting
4.0 694 Assista AgoraNão chega perto do que é o primeiro, mas vale a pena.
Moonlight: Sob a Luz do Luar
4.1 2,4K Assista AgoraTema necessário. Uma vitória simbólica e importante no Oscar. Porém, acho que o roteiro poderia ter sido melhor explorado. Achei alguns acontecimentos forçados e senti falta de um aprofundamento psicológico. Tudo me pareceu pincelado de uma forma rasa e um tanto óbvia.
Mas apesar de tudo, gostei bastante da força poética do final. A frase que ele diz por último reverbera bastante.
Vergonha
4.3 119O mais interessante a se apreciar nos filmes do Bergman não são os aspectos exteriores ou os desdobramentos da história, em si, mas o desenvolvimento psicológico das personagens. E precisamos combinar que ele fazia isso como nenhum outro diretor. Nada supera sua maestria em retratar a natureza humana. Isso ficou bem claro pra mim em "Vergonha". Recomendo.
Babilônia 2000
4.3 38A perfeição artística muitas vezes está no retrato da espontaneidade, da realidade crua e simples. Cada pessoa é um mundo a ser descoberto. Lindo documentário.
A Aventura
4.1 114Filme impecável. Fotografia maravilhosa. Claudia é uma das melhores personagens que já vi, seu desenvolvimento psicológico é sensacional. E há também toda uma reflexão sobre a liquidez dos relacionamentos amorosos, sua banalização, a decadência matrimonial etc.
Confesso que fiquei curioso para saber o fim de Anna. kkkk
O Espelho
4.2 267 Assista AgoraSe você busca entretenimento, não assista a um filme do Tarkovski. São lentos, "chatos". Porém, se você tem a mente aberta para um tipo de arte que foge à compreensão literal, não perca tempo. Os filmes dele tem o poder de proporcionar catarse, reverberam na mente e no coração durante dias, meses. Para mim, isso é a verdadeira sétima arte, que se distancia de todas as outras e possui uma linguagem própria.
O Regresso
4.0 3,5K Assista AgoraUm bom filme para se entreter. Porém, previsível. Não crie expectativas.
O Menino e o Mundo
4.3 737 Assista AgoraProfundo, sutil e bonito. Torço para que ganhe o Oscar, mas ainda acho que o favorito é Divertida Mente.