Mais uma vez, o diretor Hirokazu Koreeda entra na lista, ao surpreender com um melodrama sem maniqueísmo e sem solução fácil. expõe as complicadas nuances da paternidade em diversos níveis. constrói ainda algumas sequências geniais, Como a do reencontro entre pai e filho num caminho que se separa e volta a convergir. comovente e genial!
O estilo de filmagem de Greengrass, como num documentário, com as câmeras soltas e muitos planos fechados prende a atenção até o limite do suportável. Hanks e o estreante Abdi dão o sangue por seus personagens. Um filme tenso e surpreendente.
Outro belo filme do diretor de 'A Separação', mais uma vez focando a dificuldade de comunicação entre as pessoas que leva a mal-entendidos que acabam em rupturas e traumas insolúveis. A construção do roteiro é brilhante e os intérpretes perfeitos.
Este é apenas o terceiro filme de Nichols e seus filmes estão cada vez mais consistentes. Ele os dirige e escreve como histórias simples, mas cheios de nuances, metáforas mais ou menos óbvias e, principalmente, com um timing extasiante. "Mud" capta o momento exato do amadurecimento de um garoto de 14 anos, quando começa a desvendar o mundo feminino. Ao encontrar um fugitivo, o Mud (lama) do título, vivendo num barco sobre as árvores, identifica nele um modelo de amor ás mulheres, que aos poucos se desvanece. Mud quer colocar seu barco para navegar, com sua amada a bordo, mas esse não parece ser o plano dela. Os personagens masculinos são representados por seus barcos. O pai vive numa casa-barco, que na verdade pertence à esposa, que cansou de um marido que nada constrói, quando ela o abandonar, o barco será destruído pelas leis locais, que não permitem mais esse tipo de moradia. O próprio garoto, divide suas aventuras a bordo de um barquinho, com um amigo de infância. O tio do amigo vive de caçar pérolas. O garoto parece ter encontrado sua própria pérola, May Pearl, uma garota mais velha, que o descarta rapidamente. Há ainda o velho pai de Mud, que era um atirador de elite e depois da morte da esposa no parto, vive solitário numa outra casa barco, vizinha do garoto. Embalando isso tudo, há a história policial da perseguição a Mud, que mantém uma tensão permanente. O elenco é fantástico, a começar pelo garoto Sherydan - de 'Árvore da Vida' - e seu amigo - o estreante Lofland -; no papel-título está Matthew McConaughey, um ótimo ator em uma de suas melhores composições; a bela e boa atriz Reese Whiterspoon está perfeita como a difícil Juniper; há Michael Shannon, ator-fetiche de Nichols, no papel impagável do tio caçador de "pérolas"; o escritor Sam Shepard como o pai; e vários outros perfeitos em papeis secundários. "Mud" guarda sob a lama aparente, um tesouro a ser descoberto. Um grande filme, que deveria ter sido premiado em Cannes onde foi lançado em 2012. Longa vida a Jeff Nichols!
Cada plano deste clássico é uma pintura. A beleza impressionante da fotografia e a interpretação profunda de Falconetti já valeriam lugar no Olimpo do cinema. Mas além disso, esta obra-prima conta com outras ótimas interpretações e consegue manter uma tensão que poucos filmes modernos conseguem. Belíssimo!
Uma autobiografia de alguém que vê o mundo com um olhar artístico e estava presente em momentos importantes da cultura. Varda consegue ser muito pessoal e ao mesmo tempo fazer arte. Coisas de gênio.
Oliveira tinha apenas 96 quando fez este filme e seguiu ativo e elegante até os 106. Seu estilo econômico e fluido consegue dar tensão a um singelo reencontro de dois idosos. A ideia de revisitar o clássico de Buñuel sob o ponto de vista de um personagem coadjuvante é genial. O detalhe da galinha é um toque de mestre. Para ficar perfeito, o filme merecia a presença de Catherine Deneuve retomando sua Séverine, pena. Mesmo assim, uma obra-prima.
Um daqueles momentos felizes do cinema, onde tudo funciona. A dose certa de tensão, drama e até humor. Os atores bem escalados, até mesmo a beleza de Paul Newman funcionando a favor do personagem, já que ele não parece um "hustler", um jogador profissional. O ponto fraco do elenco é Piper Laurie, mas ela era adequada ao estilo vigente na época, tanto que foi indicada ao Oscar. Longa vida aos clássicos. (ah! um detalhe: o filme teve uma das piores traduções nacionais de título da história)
"Os ruins e os piores" ou "de boas intenções o inferno está abarrotado". Retrato lúcido e brilhante da política americana na era do macarthismo, onde deslizes perfeitamente saudáveis da juventude poderiam destruir a carreira e a vida das pessoas, especialmente quando envolvidas diretamente em política. Preminger é um dos grandes diretores da história do cinema e transforma num thriller emocionante esta história complexa e verborrágica, aonde todos têm algo a esconder. Pontuações de sua genialidade surgem a todo momento, como no diálogo no avião, onde um dos senadores chantageados está prestes a se abrir com um colega senador, quando ouvem o aviso sonoro: "atenção, estamos prestes a entrar numa área de turbulência". Laughton, Pidgeon, Fonda, Lawford, Ayres, etc, etc... que elenco! Um daqueles filmes que merece estar no Olimpo de todo cinéfilo.
Vinterberg traz à tona um assunto muito presente e relevante na atualidade. Tudo pareceria absurdo, se não lembrasse imediatamente diversos casos reais, como o da escola Base aqui no Brasil. A sociedade atual protege demais as crianças, fechando os olhos para suas (naturais) falhas de caráter. Um estudo brilhante, que revolta e prende a atenção do começo ao fim.
Um brilhante estudo sobre o surgimento de religiões exóticas e de sua influência sobre as pessoas de mente fraca. Atuações sensacionais do trio Hoffman, Phoenix e Adams e um clima de constante desconforto, graças a cenas desconcertantes.
O filme é especialmente chocante, quando nos damos conta da nossa própria finitude, da nossa decadência física. Sombrio e angustiante, é um show de interpretação do casal, especialmente de Trintignant, que com seu olhar terno, consegue passar toda dor. Deixa um nó na garganta, mas, outra vez, é um grande filme de Haneke, que deixa sua marca no final.
Uma ode de amor às artes. Um artista natural na infância, que mal orientado perde-se no caminho, tentando primeiro copiar estilos e depois tentando ser original. Belíssimo filme do mestre Kitano.
Se era difícil imaginar Kiarostami no Japão, a surpresa é muito boa. As longas sequências com o carro em movimento não deixa dúvidas da sua marca registrada. O final abrupto vai irritar muita gente, mas é adequado. As personagens são profundas, mesmo que as vejamos de longe. Lindo filme de um dos maiores diretores que o cinema já teve.
Tom Ford é um artista raro. Consegue impor uma dor tão grande no filme que mal dá para respirar. É um filme sobre perdas em três momentos diferentes, todos muito intensos. O elenco está excepcional, todo ele. A montagem é perfeita, vai ganhar o Oscar.
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Pais e Filhos
4.3 211 Assista AgoraMais uma vez, o diretor Hirokazu Koreeda entra na lista, ao surpreender com um melodrama sem maniqueísmo e sem solução fácil. expõe as complicadas nuances da paternidade em diversos níveis. constrói ainda algumas sequências geniais, Como a do reencontro entre pai e filho num caminho que se separa e volta a convergir. comovente e genial!
Capitão Phillips
4.0 1,6K Assista AgoraO estilo de filmagem de Greengrass, como num documentário, com as câmeras soltas e muitos planos fechados prende a atenção até o limite do suportável. Hanks e o estreante Abdi dão o sangue por seus personagens. Um filme tenso e surpreendente.
O Passado
4.0 294 Assista AgoraOutro belo filme do diretor de 'A Separação', mais uma vez focando a dificuldade de comunicação entre as pessoas que leva a mal-entendidos que acabam em rupturas e traumas insolúveis. A construção do roteiro é brilhante e os intérpretes perfeitos.
Amor Bandido
3.7 353 Assista AgoraEste é apenas o terceiro filme de Nichols e seus filmes estão cada vez mais consistentes. Ele os dirige e escreve como histórias simples, mas cheios de nuances, metáforas mais ou menos óbvias e, principalmente, com um timing extasiante.
"Mud" capta o momento exato do amadurecimento de um garoto de 14 anos, quando começa a desvendar o mundo feminino. Ao encontrar um fugitivo, o Mud (lama) do título, vivendo num barco sobre as árvores, identifica nele um modelo de amor ás mulheres, que aos poucos se desvanece. Mud quer colocar seu barco para navegar, com sua amada a bordo, mas esse não parece ser o plano dela.
Os personagens masculinos são representados por seus barcos. O pai vive numa casa-barco, que na verdade pertence à esposa, que cansou de um marido que nada constrói, quando ela o abandonar, o barco será destruído pelas leis locais, que não permitem mais esse tipo de moradia. O próprio garoto, divide suas aventuras a bordo de um barquinho, com um amigo de infância. O tio do amigo vive de caçar pérolas. O garoto parece ter encontrado sua própria pérola, May Pearl, uma garota mais velha, que o descarta rapidamente. Há ainda o velho pai de Mud, que era um atirador de elite e depois da morte da esposa no parto, vive solitário numa outra casa barco, vizinha do garoto.
Embalando isso tudo, há a história policial da perseguição a Mud, que mantém uma tensão permanente.
O elenco é fantástico, a começar pelo garoto Sherydan - de 'Árvore da Vida' - e seu amigo - o estreante Lofland -; no papel-título está Matthew McConaughey, um ótimo ator em uma de suas melhores composições; a bela e boa atriz Reese Whiterspoon está perfeita como a difícil Juniper; há Michael Shannon, ator-fetiche de Nichols, no papel impagável do tio caçador de "pérolas"; o escritor Sam Shepard como o pai; e vários outros perfeitos em papeis secundários.
"Mud" guarda sob a lama aparente, um tesouro a ser descoberto. Um grande filme, que deveria ter sido premiado em Cannes onde foi lançado em 2012.
Longa vida a Jeff Nichols!
A Paixão de Joana d'Arc
4.5 229 Assista AgoraCada plano deste clássico é uma pintura. A beleza impressionante da fotografia e a interpretação profunda de Falconetti já valeriam lugar no Olimpo do cinema. Mas além disso, esta obra-prima conta com outras ótimas interpretações e consegue manter uma tensão que poucos filmes modernos conseguem. Belíssimo!
As Praias de Agnès
4.4 64 Assista AgoraUma autobiografia de alguém que vê o mundo com um olhar artístico e estava presente em momentos importantes da cultura. Varda consegue ser muito pessoal e ao mesmo tempo fazer arte. Coisas de gênio.
Sempre Bela
3.6 17Oliveira tinha apenas 96 quando fez este filme e seguiu ativo e elegante até os 106. Seu estilo econômico e fluido consegue dar tensão a um singelo reencontro de dois idosos. A ideia de revisitar o clássico de Buñuel sob o ponto de vista de um personagem coadjuvante é genial. O detalhe da galinha é um toque de mestre. Para ficar perfeito, o filme merecia a presença de Catherine Deneuve retomando sua Séverine, pena. Mesmo assim, uma obra-prima.
Desafio à Corrupção
4.1 65 Assista AgoraUm daqueles momentos felizes do cinema, onde tudo funciona. A dose certa de tensão, drama e até humor. Os atores bem escalados, até mesmo a beleza de Paul Newman funcionando a favor do personagem, já que ele não parece um "hustler", um jogador profissional. O ponto fraco do elenco é Piper Laurie, mas ela era adequada ao estilo vigente na época, tanto que foi indicada ao Oscar. Longa vida aos clássicos.
(ah! um detalhe: o filme teve uma das piores traduções nacionais de título da história)
Tempestade Sobre Washington
4.1 16 Assista Agora"Os ruins e os piores" ou "de boas intenções o inferno está abarrotado". Retrato lúcido e brilhante da política americana na era do macarthismo, onde deslizes perfeitamente saudáveis da juventude poderiam destruir a carreira e a vida das pessoas, especialmente quando envolvidas diretamente em política. Preminger é um dos grandes diretores da história do cinema e transforma num thriller emocionante esta história complexa e verborrágica, aonde todos têm algo a esconder. Pontuações de sua genialidade surgem a todo momento, como no diálogo no avião, onde um dos senadores chantageados está prestes a se abrir com um colega senador, quando ouvem o aviso sonoro: "atenção, estamos prestes a entrar numa área de turbulência". Laughton, Pidgeon, Fonda, Lawford, Ayres, etc, etc... que elenco! Um daqueles filmes que merece estar no Olimpo de todo cinéfilo.
A Caça
4.2 2,0K Assista AgoraVinterberg traz à tona um assunto muito presente e relevante na atualidade. Tudo pareceria absurdo, se não lembrasse imediatamente diversos casos reais, como o da escola Base aqui no Brasil. A sociedade atual protege demais as crianças, fechando os olhos para suas (naturais) falhas de caráter. Um estudo brilhante, que revolta e prende a atenção do começo ao fim.
O Mestre
3.7 1,0K Assista AgoraUm brilhante estudo sobre o surgimento de religiões exóticas e de sua influência sobre as pessoas de mente fraca. Atuações sensacionais do trio Hoffman, Phoenix e Adams e um clima de constante desconforto, graças a cenas desconcertantes.
Amor
4.2 2,2K Assista AgoraO filme é especialmente chocante, quando nos damos conta da nossa própria finitude, da nossa decadência física. Sombrio e angustiante, é um show de interpretação do casal, especialmente de Trintignant, que com seu olhar terno, consegue passar toda dor. Deixa um nó na garganta, mas, outra vez, é um grande filme de Haneke, que deixa sua marca no final.
Aquiles e a Tartaruga
4.0 35Uma ode de amor às artes. Um artista natural na infância, que mal orientado perde-se no caminho, tentando primeiro copiar estilos e depois tentando ser original. Belíssimo filme do mestre Kitano.
Um Alguém Apaixonado
3.6 118 Assista AgoraSe era difícil imaginar Kiarostami no Japão, a surpresa é muito boa. As longas sequências com o carro em movimento não deixa dúvidas da sua marca registrada. O final abrupto vai irritar muita gente, mas é adequado. As personagens são profundas, mesmo que as vejamos de longe. Lindo filme de um dos maiores diretores que o cinema já teve.
Animais Noturnos
4.0 2,2K Assista AgoraTom Ford é um artista raro. Consegue impor uma dor tão grande no filme que mal dá para respirar. É um filme sobre perdas em três momentos diferentes, todos muito intensos. O elenco está excepcional, todo ele. A montagem é perfeita, vai ganhar o Oscar.