(e com um plot twist razoável). Talvez poderiam ter explorado um pouco mais a abordagem sobre os sonhos compartilhados e as infinitas possibilidades do que se pode fazer em um sonho de "anormal" (a única cena que me lembro nesse sentido foi de um personagem segurando uma bala de um tiro). As cenas que menos apreciei foram a da cidade sendo destruída, com os prédios caindo, etc... muito parecido com Inception; e a do personagem principal em queda livre para pegar o aparelho que o faria voltar para realidade, pela "forçação de barra" (o que talvez seja um contraponto ao que falei anteriormente sobre explorar as anormalidades, enfim...)
Como eu sou um estudioso do tema, vou colocar alguns "poréns" referentes à ciência por trás do filme:
1 - para se ter sonho lúcido não é necessário nenhuma máquina, aparelho, etc como mostrado no filme
. Uma técnica básica como acordar entre 5 e 6 horas depois de se deitar, permanecer acordado por cerca de 10 à 15 minutos e voltar a dormir, colocando a intenção de querer ter um sonho lúcido é o suficiente (a lucidez pode acontecer logo na primeira tentativa; o ideal é manter o hábito de praticar todos os dias, para quem tem realmente interesse)
2 - Não há efeitos colaterais conclusivos de se ter sonhos lúcidos embasados pela ciência:
aquilo do nariz ficar sangrando e tal por danos cerebrais, não existe (ok que no filme isso aconteceu conforme a médica disse por exagero na utilização das induções via máquina).
O que algumas pesquisas mais recentes apontam é que ALGUMAS pessoas PODEM ter problemas de sono e stress para quem tenta realizar induções de sonho lúcido frequentemente.
3 - Do lado positivo da prática: algumas pesquisas recentes utilizam sonhos lúcidos como terapia para trabalhar pesadelos e até mesmo situações específicas do dia a dia que são estressantes/que as pessoas não conseguem lidar bem. Para quem gosta de explorar ainda mais, há quem use sonhos lúcidos para praticar aprendizado de línguas e treinar determinadas atividades da vida real ("o ensaio mental" e seu funcionamento na performance atlética, por exemplo, é algo bem documentado).
Há trechos em Synedoche que chegam a ser "engraçados" (no melhor sentido que a palavra possa ter: como uma criança que, surpresa por descobrir alguma coisa, reage abrindo um sorriso). Kaufman quer desconstruir seus personagens ao máximo como alguém brincando com uma matryoshka. Até onde isso pode ir? Mas, pera aí, desconstruir ou destruir?
Destruir porque aos poucos a grandiosidade que Cotard busca em seu projeto acaba por engoli-lo. Assim, ficção se mistura com realidade. Há alguma dicotomia ou são uma coisa só na verdade? A metalinguagem rói Cotard por inteiro. A vida e a morte - a existência - passam entre a realidade e a imaginação sem fazer distinção.
A urgência da juventude, composta por atitudes inconsequentes e uma aparente desconsideração para com o futuro, é retratada de forma crítica e bem construída por Transpoitting. Se primeiro vemos que esse lifestyle permite o encontro do prazer imediato a quem o segue, evidente que ao longo do tempo apenas a deterioração física e mental do usuário é o que resta.
Essa é a força que move o personagem principal a praticar uma tentativa arriscada de mudança. Seu ideal de oposição à "vida comum" (escola, trabalho, casamento, filhos, etc) sofre uma ruptura e ele, inevitavelmente, percebe que o caminho que lhe deve ser seguido é esse.
Justificar determinada conexão que possa vir a existir entre nós (habitantes deste planeta), fazendo a parecer de origem mística ou sobrenatural, pode ser muito tentador. Estamos todos conectados sim, mas esse fato justifica-se muitas vezes, simplesmente, pela globalização. Iñárritu nos apresenta uma série de eventos aleatórios e interligados, que ocorrem em diferentes lugares do mundo. Os dramas de cada um podem parecer pessoais, individuais, mas passam facilmente a se tornarem anseios comuns, coletivos e globais, independente de sua posição geográfica e cultura envolvida. O medo de perder alguém ou a tristeza por já ter perdido, por exemplo, são comuns a todos. Afinal, somos seres humanos e seres sentimentais no Oriente Médio, na Coréia do Sul, no México, nos EUA e aqui.
O diretor explora, primeiro, a mente de um homem. Depois, a mente de cada membro de sua família. Depois, os vizinhos. E então, de repente, ele já tem o consciente coletivo de todo um país em suas mãos. Incrível como ele consegue sintetizar todas as facetas de uma população aproximando essa experiência ao espectador. Fica impossível permanecer absorto ao que acontece e não trazer uma reflexão interna. Fantástico.
"Beauty is in the strangest places. A piece of garbage floating in the wind. And that beauty exists in America. It exists everywhere. You have to develop an eye for it and be able to see it."
Filme espetacular. Além é claro, da fotografia, maquiagem e direção de arte, que criam uma atmosfera única para o filme e levaram o Oscar nessas três categorias,
o roteiro apresenta toda uma análise psicológica em meio a crítica social e política com relação aos fascistas (a partir dos seus ideais e o uso marcante da violência) e a 'fuga' da garota para o reino subterrâneo, onde realiza as tarefas e enfrenta as criaturas bizarras.
Se tornou um filme de culto dos irmãos Coen, literalmente - criaram até uma religião, só buscar dudeism.com - HAHAHA!!! Vale a pena assistir, situações hilárias que o Dude passa com seus amigos.
Um dos plano-sequencia mais incríveis e, consequentemente, uma das cenas mais tensas é aquela onde os três fogem da fazenda, descendo pela estrada e o carro não funciona. É hipnotizante, vc não consegue piscar!
O roteiro é bom. Tem uma pegada puxada pro lado social, com a questão da imigração e tal, mas infelizmente, há alguns trechos em que peca um pouco, apresentando soluções fáceis demais e simplificando demais algumas situações que mereciam melhor desenvolvimento.
Quero Ser John Malkovich e Adaptação são filmes sensacionais da dupla Spike Jonze e Charlie Kaufman. Totalmente originais. Feitos pra serem colocados na categoria mind-blowing.
O nível do humor oscila bastante. Algumas piadas são muito inteligentes e outras bem escrachadas. O principal é o teor crítico, com várias piadas de cunho social e político, que são lançadas a todo momento pelo Aladeen.
A atuação do Javier Bardem é sensacional - claro - todo mundo comentou. Mas, juntamente, com a direção dos irmão Coen - o que poucos estão lembrando - é o que concerne ao filme o status de grande obra que tem.
Essencial para o desenvolvimento do gênero. As técnicas de direção, trilha sonora, efeitos, reviravoltas... Hitchcock foi pioneiro em vários aspectos e Psicose é ainda uma das referências para o cinema atual. Obra-prima!
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Sonhos Lúcidos
3.3 98 Assista AgoraFilme relativamente bem executado na direção e com um roteiro acertado, sem pontas soltas
(e com um plot twist razoável). Talvez poderiam ter explorado um pouco mais a abordagem sobre os sonhos compartilhados e as infinitas possibilidades do que se pode fazer em um sonho de "anormal" (a única cena que me lembro nesse sentido foi de um personagem segurando uma bala de um tiro). As cenas que menos apreciei foram a da cidade sendo destruída, com os prédios caindo, etc... muito parecido com Inception; e a do personagem principal em queda livre para pegar o aparelho que o faria voltar para realidade, pela "forçação de barra" (o que talvez seja um contraponto ao que falei anteriormente sobre explorar as anormalidades, enfim...)
Como eu sou um estudioso do tema, vou colocar alguns "poréns" referentes à ciência por trás do filme:
1 - para se ter sonho lúcido não é necessário nenhuma máquina, aparelho, etc como mostrado no filme
2 - Não há efeitos colaterais conclusivos de se ter sonhos lúcidos embasados pela ciência:
aquilo do nariz ficar sangrando e tal por danos cerebrais, não existe (ok que no filme isso aconteceu conforme a médica disse por exagero na utilização das induções via máquina).
3 - Do lado positivo da prática: algumas pesquisas recentes utilizam sonhos lúcidos como terapia para trabalhar pesadelos e até mesmo situações específicas do dia a dia que são estressantes/que as pessoas não conseguem lidar bem. Para quem gosta de explorar ainda mais, há quem use sonhos lúcidos para praticar aprendizado de línguas e treinar determinadas atividades da vida real ("o ensaio mental" e seu funcionamento na performance atlética, por exemplo, é algo bem documentado).
Sinédoque, Nova York
4.0 477Há trechos em Synedoche que chegam a ser "engraçados" (no melhor sentido que a palavra possa ter: como uma criança que, surpresa por descobrir alguma coisa, reage abrindo um sorriso). Kaufman quer desconstruir seus personagens ao máximo como alguém brincando com uma matryoshka. Até onde isso pode ir? Mas, pera aí, desconstruir ou destruir?
Destruir porque aos poucos a grandiosidade que Cotard busca em seu projeto acaba por engoli-lo. Assim, ficção se mistura com realidade. Há alguma dicotomia ou são uma coisa só na verdade? A metalinguagem rói Cotard por inteiro. A vida e a morte - a existência - passam entre a realidade e a imaginação sem fazer distinção.
Trainspotting: Sem Limites
4.2 1,9K Assista AgoraA urgência da juventude, composta por atitudes inconsequentes e uma aparente desconsideração para com o futuro, é retratada de forma crítica e bem construída por Transpoitting. Se primeiro vemos que esse lifestyle permite o encontro do prazer imediato a quem o segue, evidente que ao longo do tempo apenas a deterioração física e mental do usuário é o que resta.
Essa é a força que move o personagem principal a praticar uma tentativa arriscada de mudança. Seu ideal de oposição à "vida comum" (escola, trabalho, casamento, filhos, etc) sofre uma ruptura e ele, inevitavelmente, percebe que o caminho que lhe deve ser seguido é esse.
Babel
3.9 996 Assista AgoraJustificar determinada conexão que possa vir a existir entre nós (habitantes deste planeta), fazendo a parecer de origem mística ou sobrenatural, pode ser muito tentador.
Estamos todos conectados sim, mas esse fato justifica-se muitas vezes, simplesmente, pela globalização.
Iñárritu nos apresenta uma série de eventos aleatórios e interligados, que ocorrem em diferentes lugares do mundo. Os dramas de cada um podem parecer pessoais, individuais, mas passam facilmente a se tornarem anseios comuns, coletivos e globais, independente de sua posição geográfica e cultura envolvida. O medo de perder alguém ou a tristeza por já ter perdido, por exemplo, são comuns a todos. Afinal, somos seres humanos e seres sentimentais no Oriente Médio, na Coréia do Sul, no México, nos EUA e aqui.
Beleza Americana
4.1 2,9K Assista AgoraO diretor explora, primeiro, a mente de um homem. Depois, a mente de cada membro de sua família. Depois, os vizinhos. E então, de repente, ele já tem o consciente coletivo de todo um país em suas mãos. Incrível como ele consegue sintetizar todas as facetas de uma população aproximando essa experiência ao espectador. Fica impossível permanecer absorto ao que acontece e não trazer uma reflexão interna. Fantástico.
"Beauty is in the strangest places. A piece of garbage floating in the wind. And that beauty exists in America. It exists everywhere. You have to develop an eye for it and be able to see it."
Disque M Para Matar
4.4 680 Assista AgoraQue suspense! Roteiro inteligente com uma série de diálogos detalhistas, tudo acontecendo praticamente em um só ambiente.
O Labirinto do Fauno
4.2 2,9KFilme espetacular. Além é claro, da fotografia, maquiagem e direção de arte, que criam uma atmosfera única para o filme e levaram o Oscar nessas três categorias,
o roteiro apresenta toda uma análise psicológica em meio a crítica social e política com relação aos fascistas (a partir dos seus ideais e o uso marcante da violência) e a 'fuga' da garota para o reino subterrâneo, onde realiza as tarefas e enfrenta as criaturas bizarras.
O Grande Lebowski
3.9 1,1K Assista AgoraSe tornou um filme de culto dos irmãos Coen, literalmente - criaram até uma religião, só buscar dudeism.com - HAHAHA!!! Vale a pena assistir, situações hilárias que o Dude passa com seus amigos.
Filhos da Esperança
3.9 940 Assista AgoraAchei muito bom. A direção é impecável e se destaca ainda mais nas cenas em que há ação.
Um dos plano-sequencia mais incríveis e, consequentemente, uma das cenas mais tensas é aquela onde os três fogem da fazenda, descendo pela estrada e o carro não funciona. É hipnotizante, vc não consegue piscar!
O roteiro é bom. Tem uma pegada puxada pro lado social, com a questão da imigração e tal, mas infelizmente, há alguns trechos em que peca um pouco, apresentando soluções fáceis demais e simplificando demais algumas situações que mereciam melhor desenvolvimento.
Adaptação.
3.9 707 Assista AgoraPra ser colocado na categoria mind-blowing. Spike Jonze e Charlie Kaufman, assim como em Quero Ser John Malkovich, fizeram algo realmente original.
Quero Ser John Malkovich
4.0 1,4K Assista AgoraQuero Ser John Malkovich e Adaptação são filmes sensacionais da dupla Spike Jonze e Charlie Kaufman. Totalmente originais. Feitos pra serem colocados na categoria mind-blowing.
O Ditador
3.2 1,8K Assista AgoraO nível do humor oscila bastante. Algumas piadas são muito inteligentes e outras bem escrachadas. O principal é o teor crítico, com várias piadas de cunho social e político, que são lançadas a todo momento pelo Aladeen.
A cena do helicóptero é sensacional, e têm um mix de tudo isso: a referência do Porshe "9-11" com o atentado, foi uma grande sacada.
Onde os Fracos Não Têm Vez
4.1 2,4K Assista AgoraA atuação do Javier Bardem é sensacional - claro - todo mundo comentou. Mas, juntamente, com a direção dos irmão Coen - o que poucos estão lembrando - é o que concerne ao filme o status de grande obra que tem.
Psicose
4.4 2,5K Assista AgoraEssencial para o desenvolvimento do gênero. As técnicas de direção, trilha sonora, efeitos, reviravoltas... Hitchcock foi pioneiro em vários aspectos e Psicose é ainda uma das referências para o cinema atual. Obra-prima!