Esse filme me deixou bipolar durante 137 minutos, ia do riso ao choro em questão de segundos! O filme é emocionante e expõe uma das facetas mais cruéis do ser humano, o racismo, tão marcante no Sul dos EUA. O que me chocou bastante foi perceber que tudo isso ainda ocorria há 50 anos, tao pouco tempo em se tratando de escala histórica... E pensar que ainda hoje temos questões racistas arraigadas, a despeito de uma discreta mudança nesse assunto. Ainda temos muito o que melhorar e um bom começo é tendo conhecimento desse episódio triste da humanidade seja vendo um filme, lendo um livro, enfim refletirmos mais sobre nossas atitudes.
Não canso de me surpreender a cada filme que assisto com Jack Nicholson no elenco pelo seu talento indiscutível, especialmente quando encarna personagens com algum transtorno psiquiátrico.
Olha que eu costumo ser bem tolerante com filmes mentirosos, mas esse realmente passou dos limites: balas curvando, carros indestrutíveis, água milagrosa... E o que foi aquela moral da história no final típica de flime da Disney, destoando do resto do filme Ponto forte da história foi o twisted plot, essa ferramenta sempre é interessante e torna o enredo mais envolvente pelas viradas.
Assisti por último a esse filme da filmografia de Lynch, já que era o mais criticado da obra dele; a meu ver não foi um filme ruim. Na verdade até que funciona bem, pode ser confuso, mas não confuso do jeito clássico de Lynch a seu modo surrealista. Talvez por que eu não conhecia nada previamente sobre a história e o livro que originou o filme. As cenas dos sonhos de Paul são compensadoras para aqueles que, como eu, sentiram falta de um pouco de surrealismo lynchiano. No final das contas, o filme é acima da média, mas não é uma obra-prima. Ponto para a caracterização e cenários futurísticos mesclados com um quê retrô.
Críticas mordazes sobre uma sociedade doente ao som de Pink Floyd! Quão perfeito isso pode ser? Uma viagem lisérgica e alucinante, na qual é necessário apenas ouvir, ver e sentir!
Bizarro, grotesco e genial! "That disease is the love of two kinds of creatures for each other... Even dying, is an act of erotism... Originalidade e despersonalização do humano só mesmo vindo da mente insana e brilhante de Cronenberg!
Como não lembrar do clássico oitentista A Noite dos arrepios de 1986! Um ótimo filme, homenagem aos trash "terrir" dos anos 80, só que com um visual modernizado. Personagens carismáticos, com destaque para o prefeito Jack que é hilário, situações divertidas intercaladas por terror e suspense na medida certa, roteiro meio nonsense, enfim tudo que um bom trash dos anos 80 tem. Super indicado aos fãs desse estilo de filme!
A junção entre o humano e o eletrônico/mecânico da obra de Cronenberg também está presente em eXistenZ e, mesmo que recorrente em seus filmes, essa união sempre é explorada de forma distinta e impressionante! Dessa vez creio que foi uma das formas mais viscerais, pois a ligação da realidade com a fantasia através do sistema nervoso, deixando sempre a dúvida de o que é real e o que é o jogo.
Como é bom ver um filme com uma protagonista motherfucker! Praticamente um revival dos slashers oitentistas, gostei do resultado final com assassinos mascarados, muito sangue e mortes verossímeis,
O personagem de Jack O'Connell, Brett, entrando pro rol de personagens mais odiosos de todos os tempos. Durante todo o filme a vontade é de estripá-lo, cuspir na cara dele, arrancar suas unhas, colocar ele pra ouvir Calypso, enfim todas as atrocidades possíveis. O filme causou-me uma sensação ambígua de gostar e não gostar, porque apesar de ser um filme com um enredo legal e um suspense digno,
Que três minutos mais agoniantes! Genial como em tão pouco tempo, a sensação de aflição fez parecer um longa de 2 horas e nós esperando o disparo a qualquer momento.
Sobre Lynch: Sou suspeito para falar, mas foi o melhor! Ele homenageia o cinema sobre o ponto de vista dos telespetadores dos seus filmes e as suas reações durante a reprodução da película. As dúvidas, as suposições, o medo... tudo que se faz ao assistir um filme de Lynch
Sobre Polanski: Emanuelle! Erotismo e humor, perfeito!
Com mais uma atuação excepcional de Jack Nicholson e também de outros atores ainda bem jovens, o filme mostra os abusos e absurdos da era manicomial e nos confronta com a questão da "loucura" em seu mais amplo espectro, afinal quem são os loucos? Aqueles que não se enquadram no modus operandi da sociedade capitalista e hipócrita ou aqueles que subjugam e torturam o doente mental? Um drama com cenas cômicas que traduzem bem a realidade do doente psiquiátrico de anos atrás, mas mesmo com a reforma manicomial infelizmente ainda acontece com muitas pessoas.
A partir de hoje detesto/tenho medo de coelhos. Chaves de fenda. Prostitutas. Poloneses. Mendigos beiçudos. Hollywood. Amanhã ou talvez seja hoje... que foi ontem. As três horas mais esquisitas/incríveis da minha vida, que cronologicamente duraram bem menos, mas que psicologicamente ainda estão apenas começando. Inland Empire proporciona diversas emoções, medo e confusão com mais frequência. Lynch conduz a história com um roteiro fragmentado, assim como a mente da personagem de Laura Dern e deixa nossas mentes fragmentadas também. Definitivamente essa viagem onírica na metalinguagem surrealista não deve ser minuciosamente entendida e sim sentida (cara li isso umas mil vezes nos comentários abaixo, mas tive que escrever também), ou seja não devemos nos prender aos detalhes do filme e sim imaginá-lo como um todo, como uma mulher com problemas e apenas sentir pena dela e ao mesmo tempo deliciar-se no seu sofrimento delirante.
The Straight Story é uma história reta, direta literalmente, como em grande parte do trajeto percorrido por Alvin, bem diferente das sinuosas e misteriosas curvas da estrada Mulholland Dr. ou da bizarra e onírica Estrada Perdida. Lynch conduz com maestria essa estrada reta e nos emociona tanto quanto em O Homem Elefante. Mesmo já sabendo de antemão que esse filme era diferente do estilo que consagrou o diretor, a todo momento me pegava imaginando que alguma coisa estranha iria ocorrer. Essa sensação estranha foi compartilhada com uma intensa emoção durante o filme, com prevalência, é claro, da emoção e em muitos momentos rompidos em lágrimas.
Que roadie-movie espetacular, tudo nele te comove. O enredo; as atuações brilhantes de Richard Farnsworth e Sissy Spacek; Angelo Badalamenti e sua incrível capacidade de traduzir sentimentos em trilha sonora; a fotografia que explora planícies e plantações que particularmente adoro; o roteiro também direto, simples e tocante.
''well, the worst part of being old is remembering' when you was young.''
Um filme excelente e que só pela atuação de Viggo Mortensen já teria valido a pena assistir. A construção do enredo e condução do mesmo foi majestosamente exercida por Cronenberg.
Ouvi comentários ruins sobre esse filme, aqui mesmo na página do filmow há muitos comentários o criticando, porém o filme é muito bom. Eu como legítimo fã do gênero terror e creio que a maioria dos fãs consideramos essa película mais que uma paródia e sim uma homenagem ao gênero. O filme "brinca" com os clichês e faz inúmeras referências a clássicos do terror:
Elevadores banhados de sangue, quem não lembrou de O Iluminado; a própria cabana, em clássicos como Evil Dead e o cult Cabin Fever; psicopatas mascarados, esses em diversos filmes; os clássicos zumbis, lobisomem, espíritos vingativos etc. O ideia de misto de reality show e ritual de sacrifício para acalmar deuses anciões e ocorrendo em diversos países, como se mostra nas telas do lugar, foi bem original. O que eu achei que ficaria muito legal é se aparecesse naquelas jaulas de vidro um cara de suéter listrado vermelho e verde de chapéu, se ouvíssemos um ruído de motosserra naqueles corredores como forma de homenagem e creio que não ocorreu devido a problemas de direitos autorais e teriam que pagar muito dinheiro.
O filme tem algumas situações engraçadas, o modo de agir dos coneheads... Porém falhou no clímax, o enredo não empolgou tanto e por isso não é um filme tão bom. A crítica sobre o american way of life e questões sobre imigração sao pontos positivos do filme.
O título mais adequado e oportuno do cinema. O impossível é quando o mar se dobrou sobre o litoral... O impossível é imaginar o tamanho desespero dessas pessoas... O impossível é assistir ao filme e não se emocionar...
O filme não é um dos melhores do John Carpenter e nem do gênero terror/vampiros, mas ainda sim é um bom filme de vampiros, assistindo hoje mais uma vez penso... o que fizeram com os vampiros dos filmes atuais, estragam toda a lenda com esses filmes melodramáticos de vampiros que brilham à luz solar ao invés de virarem carvão.
Pontos fortes do filme: a mescla de vampirismo/western; o vilão e vampiro mestre Valek; a ligação psíquica de Katrina com Valek (nunca tinha visto isso em um filme de vampiros); a trilha sonora. Pontos fracos do filme: a atuação de alguns dos atores; efeitos visuais relativamente fracos para a época; clímax não muito empolgante.
Histórias Cruzadas
4.4 3,8K Assista AgoraEsse filme me deixou bipolar durante 137 minutos, ia do riso ao choro em questão de segundos! O filme é emocionante e expõe uma das facetas mais cruéis do ser humano, o racismo, tão marcante no Sul dos EUA. O que me chocou bastante foi perceber que tudo isso ainda ocorria há 50 anos, tao pouco tempo em se tratando de escala histórica... E pensar que ainda hoje temos questões racistas arraigadas, a despeito de uma discreta mudança nesse assunto. Ainda temos muito o que melhorar e um bom começo é tendo conhecimento desse episódio triste da humanidade seja vendo um filme, lendo um livro, enfim refletirmos mais sobre nossas atitudes.
Melhor É Impossível
4.0 683 Assista AgoraNão canso de me surpreender a cada filme que assisto com Jack Nicholson no elenco pelo seu talento indiscutível, especialmente quando encarna personagens com algum transtorno psiquiátrico.
O Amigo Oculto
3.6 1,2K Assista AgoraComo não gostar de um suspense com
a) uma criança bizarra/macabra b) dupla personalidade c) reviravoltas de roteiro d) Dakota e De Niro?
O Procurado
3.4 1,5K Assista AgoraOlha que eu costumo ser bem tolerante com filmes mentirosos, mas esse realmente passou dos limites: balas curvando, carros indestrutíveis, água milagrosa... E o que foi aquela moral da história no final típica de flime da Disney, destoando do resto do filme
Ponto forte da história foi o twisted plot, essa ferramenta sempre é interessante e torna o enredo mais envolvente pelas viradas.
Duna
2.9 412 Assista AgoraAssisti por último a esse filme da filmografia de Lynch, já que era o mais criticado da obra dele; a meu ver não foi um filme ruim. Na verdade até que funciona bem, pode ser confuso, mas não confuso do jeito clássico de Lynch a seu modo surrealista. Talvez por que eu não conhecia nada previamente sobre a história e o livro que originou o filme. As cenas dos sonhos de Paul são compensadoras para aqueles que, como eu, sentiram falta de um pouco de surrealismo lynchiano. No final das contas, o filme é acima da média, mas não é uma obra-prima.
Ponto para a caracterização e cenários futurísticos mesclados com um quê retrô.
Pink Floyd - The Wall
4.4 702Críticas mordazes sobre uma sociedade doente ao som de Pink Floyd! Quão perfeito isso pode ser? Uma viagem lisérgica e alucinante, na qual é necessário apenas ouvir, ver e sentir!
Calafrios
3.4 144 Assista AgoraBizarro, grotesco e genial!
"That disease is the love of two kinds of creatures for each other... Even dying, is an act of erotism...
Originalidade e despersonalização do humano só mesmo vindo da mente insana e brilhante de Cronenberg!
Seres Rastejantes
2.9 298 Assista AgoraComo não lembrar do clássico oitentista A Noite dos arrepios de 1986! Um ótimo filme, homenagem aos trash "terrir" dos anos 80, só que com um visual modernizado.
Personagens carismáticos, com destaque para o prefeito Jack que é hilário, situações divertidas intercaladas por terror e suspense na medida certa, roteiro meio nonsense, enfim tudo que um bom trash dos anos 80 tem. Super indicado aos fãs desse estilo de filme!
eXistenZ
3.6 317A junção entre o humano e o eletrônico/mecânico da obra de Cronenberg também está presente em eXistenZ e, mesmo que recorrente em seus filmes, essa união sempre é explorada de forma distinta e impressionante! Dessa vez creio que foi uma das formas mais viscerais, pois a ligação da realidade com a fantasia através do sistema nervoso, deixando sempre a dúvida de o que é real e o que é o jogo.
Você é o Próximo
3.2 1,5K Assista AgoraComo é bom ver um filme com uma protagonista motherfucker! Praticamente um revival dos slashers oitentistas, gostei do resultado final com assassinos mascarados, muito sangue e mortes verossímeis,
exceto pela cena do liquidificador que apesar de sensacional e merecida, é sim improvável,
Sem Saída
3.3 734O personagem de Jack O'Connell, Brett, entrando pro rol de personagens mais odiosos de todos os tempos. Durante todo o filme a vontade é de estripá-lo, cuspir na cara dele, arrancar suas unhas, colocar ele pra ouvir Calypso, enfim todas as atrocidades possíveis.
O filme causou-me uma sensação ambígua de gostar e não gostar, porque apesar de ser um filme com um enredo legal e um suspense digno,
exagerou no choque de realidade... não queria um final com mar de rosas, eles na lua de mel na África, mas bem que poderia ser menos trágico um pouco.
Cada Um Com Seu Cinema
3.8 160Sobre Lars Von Trier:
Quem nunca desejou fazer aquilo com os indivíduos que enchem o saco na sala de cinema, seja conversando, atendendo celular etc.?
Sobre Cronenberg:
Que três minutos mais agoniantes! Genial como em tão pouco tempo, a sensação de aflição fez parecer um longa de 2 horas e nós esperando o disparo a qualquer momento.
Sobre Lynch:
Sou suspeito para falar, mas foi o melhor! Ele homenageia o cinema sobre o ponto de vista dos telespetadores dos seus filmes e as suas reações durante a reprodução da película. As dúvidas, as suposições, o medo... tudo que se faz ao assistir um filme de Lynch
Sobre Polanski:
Emanuelle! Erotismo e humor, perfeito!
Um Estranho no Ninho
4.4 1,8K Assista AgoraCom mais uma atuação excepcional de Jack Nicholson e também de outros atores ainda bem jovens, o filme mostra os abusos e absurdos da era manicomial e nos confronta com a questão da "loucura" em seu mais amplo espectro, afinal quem são os loucos? Aqueles que não se enquadram no modus operandi da sociedade capitalista e hipócrita ou aqueles que subjugam e torturam o doente mental? Um drama com cenas cômicas que traduzem bem a realidade do doente psiquiátrico de anos atrás, mas mesmo com a reforma manicomial infelizmente ainda acontece com muitas pessoas.
Uma das cenas mais emocionantes do cinema, o abraço que o Chefe dá em um McMurphy despersonalizado pela lobotomia!
Império dos Sonhos
3.8 433A partir de hoje detesto/tenho medo de coelhos. Chaves de fenda. Prostitutas. Poloneses. Mendigos beiçudos. Hollywood. Amanhã ou talvez seja hoje... que foi ontem.
As três horas mais esquisitas/incríveis da minha vida, que cronologicamente duraram bem menos, mas que psicologicamente ainda estão apenas começando.
Inland Empire proporciona diversas emoções, medo e confusão com mais frequência. Lynch conduz a história com um roteiro fragmentado, assim como a mente da personagem de Laura Dern e deixa nossas mentes fragmentadas também. Definitivamente essa viagem onírica na metalinguagem surrealista não deve ser minuciosamente entendida e sim sentida (cara li isso umas mil vezes nos comentários abaixo, mas tive que escrever também), ou seja não devemos nos prender aos detalhes do filme e sim imaginá-lo como um todo, como uma mulher com problemas e apenas sentir pena dela e ao mesmo tempo deliciar-se no seu sofrimento delirante.
Uma História Real
4.2 298The Straight Story é uma história reta, direta literalmente, como em grande parte do trajeto percorrido por Alvin, bem diferente das sinuosas e misteriosas curvas da estrada Mulholland Dr. ou da bizarra e onírica Estrada Perdida. Lynch conduz com maestria essa estrada reta e nos emociona tanto quanto em O Homem Elefante.
Mesmo já sabendo de antemão que esse filme era diferente do estilo que consagrou o diretor, a todo momento me pegava imaginando que alguma coisa estranha iria ocorrer. Essa sensação estranha foi compartilhada com uma intensa emoção durante o filme, com prevalência, é claro, da emoção e em muitos momentos rompidos em lágrimas.
Que roadie-movie espetacular, tudo nele te comove. O enredo; as atuações brilhantes de Richard Farnsworth e Sissy Spacek; Angelo Badalamenti e sua incrível capacidade de traduzir sentimentos em trilha sonora; a fotografia que explora planícies e plantações que particularmente adoro; o roteiro também direto, simples e tocante.
''well, the worst part of being old is remembering' when you was young.''
Cidade dos Sonhos
4.2 1,7K Assista AgoraDe longe, uma das melhores análises sobre Mulholland Dr.
http://sibila.com.br/critica/sobre-mulholland-dr-cidade-dos-sonhos-de-david-lynch/3248
Confiram!
Senhores do Crime
3.9 446 Assista AgoraUm filme excelente e que só pela atuação de Viggo Mortensen já teria valido a pena assistir. A construção do enredo e condução do mesmo foi majestosamente exercida por Cronenberg.
O Segredo da Cabana
3.0 3,2K Assista AgoraOuvi comentários ruins sobre esse filme, aqui mesmo na página do filmow há muitos comentários o criticando, porém o filme é muito bom. Eu como legítimo fã do gênero terror e creio que a maioria dos fãs consideramos essa película mais que uma paródia e sim uma homenagem ao gênero. O filme "brinca" com os clichês e faz inúmeras referências a clássicos do terror:
Elevadores banhados de sangue, quem não lembrou de O Iluminado; a própria cabana, em clássicos como Evil Dead e o cult Cabin Fever; psicopatas mascarados, esses em diversos filmes; os clássicos zumbis, lobisomem, espíritos vingativos etc.
O ideia de misto de reality show e ritual de sacrifício para acalmar deuses anciões e ocorrendo em diversos países, como se mostra nas telas do lugar, foi bem original.
O que eu achei que ficaria muito legal é se aparecesse naquelas jaulas de vidro um cara de suéter listrado vermelho e verde de chapéu, se ouvíssemos um ruído de motosserra naqueles corredores como forma de homenagem e creio que não ocorreu devido a problemas de direitos autorais e teriam que pagar muito dinheiro.
O filme não é de terror e sim sobre terror.
Uma Festa de Arromba
2.8 39Cinema em casa define.
Alice no País das Maravilhas
3.4 4,0K Assista AgoraVisualmente impecável, contudo essa versão do clássico conto é mediana e carece de um enredo mais empolgante.
Quero Matar Meu Chefe
3.4 1,7K Assista AgoraEngraçado, mas não tanto assim. Não teve um momento para se render a uma boa gargalhada, porém as situações são divertidas e o desfecho ficou bom.
Cônicos & Cômicos
2.6 131 Assista AgoraO filme tem algumas situações engraçadas, o modo de agir dos coneheads... Porém falhou no clímax, o enredo não empolgou tanto e por isso não é um filme tão bom.
A crítica sobre o american way of life e questões sobre imigração sao pontos positivos do filme.
O Impossível
4.1 3,1K Assista AgoraO título mais adequado e oportuno do cinema.
O impossível é quando o mar se dobrou sobre o litoral...
O impossível é imaginar o tamanho desespero dessas pessoas...
O impossível é assistir ao filme e não se emocionar...
Vampiros de John Carpenter
3.1 268 Assista AgoraO filme não é um dos melhores do John Carpenter e nem do gênero terror/vampiros, mas ainda sim é um bom filme de vampiros, assistindo hoje mais uma vez penso... o que fizeram com os vampiros dos filmes atuais, estragam toda a lenda com esses filmes melodramáticos de vampiros que brilham à luz solar ao invés de virarem carvão.
Pontos fortes do filme: a mescla de vampirismo/western; o vilão e vampiro mestre Valek; a ligação psíquica de Katrina com Valek (nunca tinha visto isso em um filme de vampiros); a trilha sonora.
Pontos fracos do filme: a atuação de alguns dos atores; efeitos visuais relativamente fracos para a época; clímax não muito empolgante.