A compreensão de qualquer obra é sempre maior quando analisada de acordo com o contexto histórico. Estamos em 2001 e a humanidade acabara de presenciar o embate entre os Power Rangers no Espaço e as Tartarugas Ninja produzido pela Saban, produtora que nitidamente exerceu imensa inspiração estética e tonal para essa versão de Planeta dos Macacos.
A incrível saga de um dos maiores nomes da história do cinema contada com toda a pompa de uma produção de "filme-feito-para-TV" ou quando muito de "telenovela-de-emissoras-de-pequeno-porte", com momentos que beiram o "teatro-de-escola".
Muitos dos comentários abaixo foram positivos, e concordo plenamente que esse filme possa ser curtido enquanto conteúdo, principalmente para quem está conhecendo a história por aqui. Mas é impossível apreciar esse filme enquanto "filme". Uma aula de como não contar sua história.
Não preciso ler o livro para saber de que ele é melhor que sua encarnação audiovisual; nem para dizer que, se adaptado de outra forma, ele poderia render o filme favorito ao Oscar do ano.
Recomendo fortemente esse filme para quem se encaixa em pelo menos um dos tipos abaixo: A) o tipo que se interessaria em ver uma versão “mockbuster” de Tropa de Elite realizada pela produtora Asylum B) o tipo que sofre de insônia
A Disney+ ainda não teve culhao para disponibilizar na íntegra o infame especial de natal do Star Wars…
Mas já faz bem liberando esse curta animado q era o único trecho relevante do mesmo, dublado pelos atores originais da trilogia e constando como a primeiríssima aparição do Boba Fett.
E no mesmo embalo liberou também os dois longas dos Ewoks! Fico na torcida para que continuem nessa pegada e ressuscitem outras relíquias como a série animada dos droids.
O filme com um mérito nunca jamais alcançado em nenhuma outra obra já feita sobre viagem no tempo: 100% de acerto em suas “previsões e ambientações futuristas”
Nosso choque geracional só é comparável ao da última geração que cresceu antes da disseminação da energia elétrica e teve de se adaptar ao poder andar de noite e ao poder conservar comida em casa.
Ser cinéfilo até poucos anos atrás era sobre dominar a BUSCA. Não era raro termos lido ou ouvido falar sobre um filme e demorarmos anos até finalmente achar a fita numa videolocadora, sebo, ou programado para ser exibido na TV a cabo ou em algum festival de cinema.
Os cinéfilos “hardcore” eram os que se especializavam nessa busca e mantinham contato com outros cinefilos por carta(!) para conseguir uma cópia desse ou daquele filme. E, depois de ter passado por todo esse garimpo a sensação de enfim assistir o que procurávamos ou encontrávamos era extasiante, um momento a ser apreciado e relembrado pelo resto da vida.
Hoje essa busca que levava anos raramente leva mais do que alguns minutos. O filme chamado de “obscuro” por ser difícil de encontrar é aquele que te toma duas horas até encontrar um torrent com seeds.
Ainda existem filmes que não encontramos? Claro… Mas é aquela produção búlgara ou filipina vc se deparou depois de ler sobre subgêneros muito desconhecidos. Antigamente o filme não encontrado eram os trabalhos antigos do Almodóvar ou do Cronenberg.
Hoje todo o cinema já produzido pela humanidade está virtualmente disponível para qualquer um que aprender a pesquisar. E o ser cinéfilo deixou de ser sobre a BUSCA e está muito mais para algo como DISCIPLINA, ou talvez CURADORIA.
O tempo que gastávamos procurando o que realmente queríamos assistir foi substituído por um tempo rodeado de infinitas opções.
E o nosso comprometimento com cada filme assistido caiu drasticamente. O longa tinha de ser MUITO ruim pra largar no meio a fita que vc alugou e trouxe pra casa. Nos streamings nós desistimos se o filme for chato com dois ou três minutos.
E esse é um tipo de angústia que só quem viveu os tempos da locadora vai compreender. Nos próximos anos textos como este se tornaram obsoletos da mesma forma que nos é hoje ler sobre as pessoas relatando sobre como era sua rotina antes de ter luz ou água encanada em casa.
Lembra daquela sensação de curtir a sinopse, pegar o filme da locadora, achar ele meio estranho e depois descobrir que no fim das contas ele não era um “filme” e sim um piloto de uma série de TV nunca feita e que acabou sendo lançado em vídeo só pra fazer volume?
Essa obra tem sua nota no filmow comprometida por tratar-se de uma comunidade voltada ao debate do cinema exclusivamente como cinema.
Tenho a absoluta certeza de que existe algum lugar na internet que aprecia e avalia protetores de tela. Nesse local a média de “Circumstantial Pleasures” deve estar na casa de 4.8
Uma animação que conseguiu o incrível mérito de ser produzida em 1994 e ter completamente o "gosto" de anos 80!
O protagonista é o Homem de Ferro, mas ele conta com a ajuda de mais meia dúzia de heróis da Marvel que fazem figuração de luxo (como o Gavião Arqueiro, a Wanda e a Mulher Aranha) da mesma forma que o Homem Aranha e Seus Incríveis amigos (1981)
Essa equipe combate o mesmo vilão ao longo de toda a série: Mandarim, que tem a pele verde para tentar abafar o estereótipo de vilão asiático, da mesma forma que foi feito com o vilão Ming, o Impiedoso da série Os Defensores da Terra (1986)
E temos o climão inocente e idílico de "time do bem x time do mal" na melhor escola do He-Man, Silverhawks ou Comandos e Ação.
E a razão para tudo isso é muito simples: a série foi formatada e escrita por Ron Friedman, o roteirista responsável também pelas animações do próprio Comandos em Ação e Transformers nos anos 80.
"Homem de Ferro" e "Quarteto Fantástico" do mesmo ano estão entre os últimos trabalhos de Friedman que escrevia para TV desde os anos 60 e estava fora de forma enquanto a animação super heróica caminhava para outra linha com as séries animadas dos X-Men, Batman (ambas de 1992) e do Homem-Aranha.
Após 13 episódios o Homem de Ferro e o Quarteto passaram para outra equipe criativa, e as duas séries se transformam drasticamente em suas segundas temporadas, adotando algo mais próximo ao espírito do tempo.
Na Telona a primeira família da Marvel foi vítima de uma adaptação de baixo orçamento produzida pelo Roger Corman com o único intuito de não deixar expirar os direitos dos produtores para exploração desses personagens nos cinemas... Tal filme nunca foi oficialmente lançado, mas pode ser facilmente visto no Youtube para o deleite dos adeptos ao "guilty pleasure".
E enquanto isso nas telinhas eles foram submetidos à essa animação feita com o único intuito de faturar em cima do boom de animações baseadas em quadrinhos gerado pelo recente lançamento das excelentes animações do X-Men e do Batman, que definiram os anos 90. Infelizmente os produtores erraram a mão, entregando uma primeira temporada ingênua, infantil e simplista que em nada se assemelha ao que vinha sendo produzido com os mutantes e com o homem morcego.
Na segunda temporada a produtora foi trocada, e essa série consegue se redimir, e chegar muito mais perto do que fora "encomendado", com uma mudança completa de tom, estilo de animação e muitos episódios de crossover do quarteto com o Demolidor, o Hulk, o Pantera Negra e até os Inumanos.
As duas temporadas constam como uma só no Disney+, então se vc curte ver tranqueiras como filmes do Corman comece do primeiro episódio, mas se quiser ver uma animação de qualidade do quarteto pode pular sem culpa para o episódio 14.
A obra que respondeu um dos grandes enigmas da humanidade: "O que aconteceria se a equipe das novelas da Televisa resolvesse se aventurar num filme de horror?"
Onde estão os tradutores de antigamente na hora em que aparece um filme implorando para ser chamado de "Se eu fosse o Jason Vorhees" ou coisa do gênero?
Do tempo em que o cinema brasileiro tinha seu Charles Bronson, seu Stallone, seu Clint Eastwood e etc. Ainda está para ser feito um estudo de respeito sobre nosso cinema policial e a filmografia de Tony Vieira, Francisco Cavalcanti, Carlo Mossy, o próprio Jece Valadão e etc.
Surpreendentemente desconhecido e surpreendentemente atual para nossos dias em que bombam palestrantes motivacionais com seus segredos e treinamentos multi-níveis.
Tem no Youtube o rip do VHS brasileiro, legendado em português,
Como plágio de E.T. - Uma estrela Como fonte do meme do moleque caindo com a cadeira de rodas - três estrelas Como talento do departamento do marketing - mil estrelas (o marketeiro que convenceu os executivos da Coca-Cola E do MC Donalds de que bancar esse filme seria uma boa ideia merece uma estátua ou nome de avenida....)
O clássico caso de "precisamos mudar o final" com refilmagens às pressas que acabam resultando naquela colcha de retalhos sem nexo algum. Eles estavam tão perdidos que tudo acaba culminando em um vexatório "Michael Myers X Homem Formiga" (profetizando o futuro heroico do então estreante Paul Rudd).
Para quem é realmente fã dessa franquia, recomendo fortemente assistir o "producer's cut" desse filme, que tem ao menos lógica na sequencia dos acontecimentos.
Essa versão é MUITO melhor que o lançamento oficial! Tem um roteiro com pretensão de servir de gran finale para essa cine-saga, que amarra diversas pontas soltas de toda a série até aqui (dá um jeito até de "acenar" para o desconexo Halloween 3). E de fato acabou sendo, pois o Halloween imediatamente seguinte seria o primeiro reboot que a série veio a receber (até agora já foram três).
Mas "melhor que o lançamento oficial" e "amarrar as pontas soltas da série" não significam que o filme foi bom (dei aqui o dobro de estrelas da minha nota para o outro corte). Afinal de contas é uma continuidade esticada por 17 anos, em 6 filmes espremendo ao máximo o filme original do Carpenter que não foi planejado para ter sequências...
É impressionante como que cada fiasco filmico do DCEU sempre tem pelo menos uma animação correspondente que mostra como o filme poderia ter sido feito....
Planeta dos Macacos
3.0 624 Assista AgoraA compreensão de qualquer obra é sempre maior quando analisada de acordo com o contexto histórico. Estamos em 2001 e a humanidade acabara de presenciar o embate entre os Power Rangers no Espaço e as Tartarugas Ninja produzido pela Saban, produtora que nitidamente exerceu imensa inspiração estética e tonal para essa versão de Planeta dos Macacos.
Walt Antes do Mickey
3.2 167 Assista AgoraA incrível saga de um dos maiores nomes da história do cinema contada com toda a pompa de uma produção de "filme-feito-para-TV" ou quando muito de "telenovela-de-emissoras-de-pequeno-porte", com momentos que beiram o "teatro-de-escola".
Muitos dos comentários abaixo foram positivos, e concordo plenamente que esse filme possa ser curtido enquanto conteúdo, principalmente para quem está conhecendo a história por aqui. Mas é impossível apreciar esse filme enquanto "filme". Uma aula de como não contar sua história.
Não preciso ler o livro para saber de que ele é melhor que sua encarnação audiovisual; nem para dizer que, se adaptado de outra forma, ele poderia render o filme favorito ao Oscar do ano.
E.A.S.: Esquadrão Antissequestro
1.3 7 Assista AgoraRecomendo fortemente esse filme para quem se encaixa em pelo menos um dos tipos abaixo:
A) o tipo que se interessaria em ver uma versão “mockbuster” de Tropa de Elite realizada pela produtora Asylum
B) o tipo que sofre de insônia
Star Wars: A História Do Wookie Que Acredita
3.0 3A Disney+ ainda não teve culhao para disponibilizar na íntegra o infame especial de natal do Star Wars…
Mas já faz bem liberando esse curta animado q era o único trecho relevante do mesmo, dublado pelos atores originais da trilogia e constando como a primeiríssima aparição do Boba Fett.
E no mesmo embalo liberou também os dois longas dos Ewoks! Fico na torcida para que continuem nessa pegada e ressuscitem outras relíquias como a série animada dos droids.
Dr. Plonk
4.0 3O filme com um mérito nunca jamais alcançado em nenhuma outra obra já feita sobre viagem no tempo: 100% de acerto em suas “previsões e ambientações futuristas”
CineMagia - A História das Videolocadoras de São Paulo
4.0 109Nosso choque geracional só é comparável ao da última geração que cresceu antes da disseminação da energia elétrica e teve de se adaptar ao poder andar de noite e ao poder conservar comida em casa.
Ser cinéfilo até poucos anos atrás era sobre dominar a BUSCA. Não era raro termos lido ou ouvido falar sobre um filme e demorarmos anos até finalmente achar a fita numa videolocadora, sebo, ou programado para ser exibido na TV a cabo ou em algum festival de cinema.
Os cinéfilos “hardcore” eram os que se especializavam nessa busca e mantinham contato com outros cinefilos por carta(!) para conseguir uma cópia desse ou daquele filme. E, depois de ter passado por todo esse garimpo a sensação de enfim assistir o que procurávamos ou encontrávamos era extasiante, um momento a ser apreciado e relembrado pelo resto da vida.
Hoje essa busca que levava anos raramente leva mais do que alguns minutos. O filme chamado de “obscuro” por ser difícil de encontrar é aquele que te toma duas horas até encontrar um torrent com seeds.
Ainda existem filmes que não encontramos? Claro… Mas é aquela produção búlgara ou filipina vc se deparou depois de ler sobre subgêneros muito desconhecidos. Antigamente o filme não encontrado eram os trabalhos antigos do Almodóvar ou do Cronenberg.
Hoje todo o cinema já produzido pela humanidade está virtualmente disponível para qualquer um que aprender a pesquisar. E o ser cinéfilo deixou de ser sobre a BUSCA e está muito mais para algo como DISCIPLINA, ou talvez CURADORIA.
O tempo que gastávamos procurando o que realmente queríamos assistir foi substituído por um tempo rodeado de infinitas opções.
E o nosso comprometimento com cada filme assistido caiu drasticamente. O longa tinha de ser MUITO ruim pra largar no meio a fita que vc alugou e trouxe pra casa. Nos streamings nós desistimos se o filme for chato com dois ou três minutos.
E esse é um tipo de angústia que só quem viveu os tempos da locadora vai compreender. Nos próximos anos textos como este se tornaram obsoletos da mesma forma que nos é hoje ler sobre as pessoas relatando sobre como era sua rotina antes de ter luz ou água encanada em casa.
A Guerra do Amanhã
3.2 710 Assista AgoraLembra daquela sensação de curtir a sinopse, pegar o filme da locadora, achar ele meio estranho e depois descobrir que no fim das contas ele não era um “filme” e sim um piloto de uma série de TV nunca feita e que acabou sendo lançado em vídeo só pra fazer volume?
Nostalgia pura :)
Circumstantial Pleasures
2.6 1Essa obra tem sua nota no filmow comprometida por tratar-se de uma comunidade voltada ao debate do cinema exclusivamente como cinema.
Tenho a absoluta certeza de que existe algum lugar na internet que aprecia e avalia protetores de tela. Nesse local a média de “Circumstantial Pleasures” deve estar na casa de 4.8
Homem de Ferro: A Série Animada (1ª Temporada)
3.2 9 Assista AgoraUma animação que conseguiu o incrível mérito de ser produzida em 1994 e ter completamente o "gosto" de anos 80!
O protagonista é o Homem de Ferro, mas ele conta com a ajuda de mais meia dúzia de heróis da Marvel que fazem figuração de luxo (como o Gavião Arqueiro, a Wanda e a Mulher Aranha) da mesma forma que o Homem Aranha e Seus Incríveis amigos (1981)
Essa equipe combate o mesmo vilão ao longo de toda a série: Mandarim, que tem a pele verde para tentar abafar o estereótipo de vilão asiático, da mesma forma que foi feito com o vilão Ming, o Impiedoso da série Os Defensores da Terra (1986)
E temos o climão inocente e idílico de "time do bem x time do mal" na melhor escola do He-Man, Silverhawks ou Comandos e Ação.
E a razão para tudo isso é muito simples: a série foi formatada e escrita por Ron Friedman, o roteirista responsável também pelas animações do próprio Comandos em Ação e Transformers nos anos 80.
"Homem de Ferro" e "Quarteto Fantástico" do mesmo ano estão entre os últimos trabalhos de Friedman que escrevia para TV desde os anos 60 e estava fora de forma enquanto a animação super heróica caminhava para outra linha com as séries animadas dos X-Men, Batman (ambas de 1992) e do Homem-Aranha.
Após 13 episódios o Homem de Ferro e o Quarteto passaram para outra equipe criativa, e as duas séries se transformam drasticamente em suas segundas temporadas, adotando algo mais próximo ao espírito do tempo.
Quarteto Fantástico: A Série Animada (1ª Temporada)
3.1 81994 foi um triste ano para o Quarteto
Na Telona a primeira família da Marvel foi vítima de uma adaptação de baixo orçamento produzida pelo Roger Corman com o único intuito de não deixar expirar os direitos dos produtores para exploração desses personagens nos cinemas... Tal filme nunca foi oficialmente lançado, mas pode ser facilmente visto no Youtube para o deleite dos adeptos ao "guilty pleasure".
E enquanto isso nas telinhas eles foram submetidos à essa animação feita com o único intuito de faturar em cima do boom de animações baseadas em quadrinhos gerado pelo recente lançamento das excelentes animações do X-Men e do Batman, que definiram os anos 90. Infelizmente os produtores erraram a mão, entregando uma primeira temporada ingênua, infantil e simplista que em nada se assemelha ao que vinha sendo produzido com os mutantes e com o homem morcego.
Na segunda temporada a produtora foi trocada, e essa série consegue se redimir, e chegar muito mais perto do que fora "encomendado", com uma mudança completa de tom, estilo de animação e muitos episódios de crossover do quarteto com o Demolidor, o Hulk, o Pantera Negra e até os Inumanos.
As duas temporadas constam como uma só no Disney+, então se vc curte ver tranqueiras como filmes do Corman comece do primeiro episódio, mas se quiser ver uma animação de qualidade do quarteto pode pular sem culpa para o episódio 14.
Quando Ninguém Vê
2.4 45A obra que respondeu um dos grandes enigmas da humanidade: "O que aconteceria se a equipe das novelas da Televisa resolvesse se aventurar num filme de horror?"
Com direito à icônica cena da escada!
Freaky: No Corpo de um Assassino
3.2 464Onde estão os tradutores de antigamente na hora em que aparece um filme implorando para ser chamado de "Se eu fosse o Jason Vorhees" ou coisa do gênero?
Origens Secretas
3.1 139 Assista AgoraSeven + Corpo Fechado + Kick Ass
O Matador Profissional
3.5 6Do tempo em que o cinema brasileiro tinha seu Charles Bronson, seu Stallone, seu Clint Eastwood e etc. Ainda está para ser feito um estudo de respeito sobre nosso cinema policial e a filmografia de Tony Vieira, Francisco Cavalcanti, Carlo Mossy, o próprio Jece Valadão e etc.
Lavagem Cerebral
4.1 3Surpreendentemente desconhecido e surpreendentemente atual para nossos dias em que bombam palestrantes motivacionais com seus segredos e treinamentos multi-níveis.
Tem no Youtube o rip do VHS brasileiro, legendado em português,
Mac - O Extraterrestre
2.4 28 Assista AgoraComo plágio de E.T. - Uma estrela
Como fonte do meme do moleque caindo com a cadeira de rodas - três estrelas
Como talento do departamento do marketing - mil estrelas (o marketeiro que convenceu os executivos da Coca-Cola E do MC Donalds de que bancar esse filme seria uma boa ideia merece uma estátua ou nome de avenida....)
Dark (3ª Temporada)
4.3 1,3KPobre Hannah que acabou
se relacionando com seu tataraneto e seu tatataraneto. E ainda terminou sendo ao mesmo tempo mãe e tatatataravó do Jonas...
Halloween 6: A Última Vingança
2.5 282O clássico caso de "precisamos mudar o final" com refilmagens às pressas que acabam resultando naquela colcha de retalhos sem nexo algum. Eles estavam tão perdidos que tudo acaba culminando em um vexatório "Michael Myers X Homem Formiga" (profetizando o futuro heroico do então estreante Paul Rudd).
Para quem é realmente fã dessa franquia, recomendo fortemente assistir o "producer's cut" desse filme, que tem ao menos lógica na sequencia dos acontecimentos.
Halloween 6: A Última Vingança
2.5 282Essa versão é MUITO melhor que o lançamento oficial!
Tem um roteiro com pretensão de servir de gran finale para essa cine-saga, que amarra diversas pontas soltas de toda a série até aqui (dá um jeito até de "acenar" para o desconexo Halloween 3). E de fato acabou sendo, pois o Halloween imediatamente seguinte seria o primeiro reboot que a série veio a receber (até agora já foram três).
Mas "melhor que o lançamento oficial" e "amarrar as pontas soltas da série" não significam que o filme foi bom (dei aqui o dobro de estrelas da minha nota para o outro corte). Afinal de contas é uma continuidade esticada por 17 anos, em 6 filmes espremendo ao máximo o filme original do Carpenter que não foi planejado para ter sequências...
Popeye
2.6 150 Assista AgoraGanhou uma estrela a mais pela cena de origem do espinafre!
Seinfeld (9ª Temporada)
4.5 129 Assista AgoraTá pra nascer outra série com essa ousadia na hora de finalizar!
Batman Ninja
2.8 250 Assista AgoraA estética e referencias são incríveis, mas o roteiro é inexistente. Imagina o diretor do Sucker Punch dirigindo um filme do Batman... Não, pera!
Mr. Vingança
4.0 408Na terra do olho por olho todo mundo fica cego, como diria minha avó... que provavelmente iria detestar esse filme 8)
Arlequina (1ª Temporada)
4.4 68 Assista AgoraÉ impressionante como que cada fiasco filmico do DCEU sempre tem pelo menos uma animação correspondente que mostra como o filme poderia ter sido feito....