Apiyemiyekî? é um convite ao despertar nossos sentidos a outras formas de compreender uma cultura. A ideia de usar os desenhos como fontes históricas, mas também como vestígios vívidos das impressões de um povo, de seus traços e questões mais sobressaltantes é usado de forma muito peculiar e bem certeira aqui. Por vezes me peguei atônito com a capacidade da Ana em me causar espasmos e calafrios com a composição dos quadros e a simbologia de uma enxurrada das cachoeiras de Pte. Figueiredo invadindo a Esplanada dos Ministérios. A fotografia de uma família Uaimiris-atroaris sob esse mesmo rio caudaloso. É um filme-ensaio que ao mesmo tempo que expõe o massacre vivido pelos Uaimiris-atroaris pelo governo ditatorial brasileiro, conduz essa experiência etnocida por meio dos vestígios em desenho dos alunos daquela comunidade. A leveza e tensão são bem arranjadas no filme, como um banho de rio em um rio caudaloso, viajando de uma margem a outra do rio, refrescado e sem fôlego.
Em Mined Soil, Filipa César encerra o filme com uma referência magistral a esse filme. A memória do mundo tensionada em um debate decolonial da melhor espécie.
Mesmo com equipamentos precários de captação. O curta consegue ser imersivo, sendo um retrato magistral do movimento migratório das zonas ribeirinhas para a cidade. Dira Paes, sempre espetacular, interpretando com toda gana uma mulher que desafia os limites impostos pelo marido, para romper com o ciclo de submissão que a sua realidade destina a sua filha. Magnífico!
Ciro MacCord tem um visão parecida com a minha, tentou ir além, onde a câmera não chega, e a imagem da luz mostra somente um buraco sem cor lá no fundo. Se dizem que isso é um relato de crise existencial: O homem que não vive todo dia sua crise existencial, ou ele somente resolveu ignorá-la, ou se acomodou em viver sem sentido algum.
Filmes como esse me dão uma vontade avassaladora de viajar ao passado e inundar uma juventude viva e emocionalmente aflorada, o sexo, a exibição artística, a liberdade de pensamento, a política e a revolução comunitária são lindas de se ver. É bom sabe que festivais como woodstock não são somente realidades estrangeiras, coisas de outro mundo, também vivemos e sobrevivemos de arte e amor, e esse festival é uma memória viva. Que cenografia exuberante desses rolos de Super 8 e que vivacidade nesses corpos, tão belo de um jeito tão brasileiro.
O serviço que deu pra que eu conseguisse traduzir as cenas foi trabalhoso, mas totalmente gratificante pelo filme. É tão bonito e acolhedor, a musicalidade quando passa nos cortes em cenas rápidas obtidas pela trem são tão bem encaixadas, sem contar na cena dos jornais voando que são incríveis as conexões, muito a frente do tempo, um filme bom de ontem, que me amarrou hoje e com certeza conquistará outros amanhã. Viva o tal do Man Ray que eu conheci hoje e já estou apaixonado pelo trabalho.
Instrumental ruim, algumas atuações fracas, odeio aquela garotinha que tem voz de gente grande, a professora olhando pra câmera parecia um vídeo aula educativo pra ensino fundamental I, sendo que o curta todo foi salvo pela Andréa Beltrão todo mimosa falando: "Ah, diz logo que me ama, vai... Diz que me ama?" e claro, o garoto fantástico atuando.
Acho que eu descobri que os filmes do Adam Elliot são muito bons, assisti Mary & Max e agora Harvie Krumpet, nossa, os dois filmes são muito bons. A sensibilidade, a simplicidade, a narração, a humanidade e outros aspectos que fazem desse filme muito bem feito, um filme bom demais.
"Mas não correspondia, não podia. Ela diferente de Ronaldo e como a maioria das pessoas, amava um só, e esse era outro. Tinha por Ronaldo um sentimento forte sim, um mixto de pena e de dor, e só, nada mais."
O mini poster de laranja mecânica foi deslocado, mas o figurino e a trilha sonora foram bons, gosto dessa coisa psicopata oculta, no caso do filme. O casal totalmente despercebido vivendo o pacato romance entrelaçado a seus desejos obscuros.
Apiyemiyekî?
4.0 9Apiyemiyekî? é um convite ao despertar nossos sentidos a outras formas de compreender uma cultura. A ideia de usar os desenhos como fontes históricas, mas também como vestígios vívidos das impressões de um povo, de seus traços e questões mais sobressaltantes é usado de forma muito peculiar e bem certeira aqui. Por vezes me peguei atônito com a capacidade da Ana em me causar espasmos e calafrios com a composição dos quadros e a simbologia de uma enxurrada das cachoeiras de Pte. Figueiredo invadindo a Esplanada dos Ministérios. A fotografia de uma família Uaimiris-atroaris sob esse mesmo rio caudaloso. É um filme-ensaio que ao mesmo tempo que expõe o massacre vivido pelos Uaimiris-atroaris pelo governo ditatorial brasileiro, conduz essa experiência etnocida por meio dos vestígios em desenho dos alunos daquela comunidade. A leveza e tensão são bem arranjadas no filme, como um banho de rio em um rio caudaloso, viajando de uma margem a outra do rio, refrescado e sem fôlego.
Toda a Memória do Mundo
4.3 12Em Mined Soil, Filipa César encerra o filme com uma referência magistral a esse filme. A memória do mundo tensionada em um debate decolonial da melhor espécie.
Ribeirinhos do Asfalto
3.3 5Mesmo com equipamentos precários de captação. O curta consegue ser imersivo, sendo um retrato magistral do movimento migratório das zonas ribeirinhas para a cidade. Dira Paes, sempre espetacular, interpretando com toda gana uma mulher que desafia os limites impostos pelo marido, para romper com o ciclo de submissão que a sua realidade destina a sua filha. Magnífico!
Disponível no Canal Porta Curtas
CorpoStyleDanceMachine
4.4 1Tikal é afronte e resistência!
Batatinha
3.5 1Melhor plot twist
A História da Eternidade
3.9 33dogville br
Atônito, Eu.
3.8 47Ciro MacCord tem um visão parecida com a minha, tentou ir além, onde a câmera não chega, e a imagem da luz mostra somente um buraco sem cor lá no fundo. Se dizem que isso é um relato de crise existencial: O homem que não vive todo dia sua crise existencial, ou ele somente resolveu ignorá-la, ou se acomodou em viver sem sentido algum.
Histórias da Unha do Dedão do Pé do Fim do …
3.8 21Manoel profetiza os poemas, eu já posso transpirar.
Segunda
3.6 7Sou todo empolgações para com os dois. A gente vê pouco, já vê muito, pelo pouco que conhece, pelo muito que sente. Mallu e Marcelo.
O Fim
4.3 6Uma das pessoas filmadas fez me lembrar de R. De Niro. O filme é de uma delicadeza imensa. Achei a cena das silhuetas esplêndida.
O Cio da Terra
3.9 1Filmes como esse me dão uma vontade avassaladora de viajar ao passado e inundar uma juventude viva e emocionalmente aflorada, o sexo, a exibição artística, a liberdade de pensamento, a política e a revolução comunitária são lindas de se ver. É bom sabe que festivais como woodstock não são somente realidades estrangeiras, coisas de outro mundo, também vivemos e sobrevivemos de arte e amor, e esse festival é uma memória viva. Que cenografia exuberante desses rolos de Super 8 e que vivacidade nesses corpos, tão belo de um jeito tão brasileiro.
O Retorno à Razão
3.3 8A última cena é a melhor, só isso.
A Estrela do Mar
4.1 17O serviço que deu pra que eu conseguisse traduzir as cenas foi trabalhoso, mas totalmente gratificante pelo filme. É tão bonito e acolhedor, a musicalidade quando passa nos cortes em cenas rápidas obtidas pela trem são tão bem encaixadas, sem contar na cena dos jornais voando que são incríveis as conexões, muito a frente do tempo, um filme bom de ontem, que me amarrou hoje e com certeza conquistará outros amanhã. Viva o tal do Man Ray que eu conheci hoje e já estou apaixonado pelo trabalho.
Ensaio
3.7 25Instrumental ruim, algumas atuações fracas, odeio aquela garotinha que tem voz de gente grande, a professora olhando pra câmera parecia um vídeo aula educativo pra ensino fundamental I, sendo que o curta todo foi salvo pela Andréa Beltrão todo mimosa falando: "Ah, diz logo que me ama, vai... Diz que me ama?" e claro, o garoto fantástico atuando.
Cinemash Sid and Nancy
3.9 146Curta seleto para os conhecedores do Inglês. Bem que eu queria ver.
L
4.2 12Quando entendi sobre o que o curta se tratava, me vi fisgado. É tão leve e denso.
Treze Minutos ou Perto Disso
3.6 76Como já destacaram, o diálogo é bem rico.
White
3.1 12Prendi o fôlego por alguns minutos.
Harvie Krumpet
4.4 167 Assista AgoraAcho que eu descobri que os filmes do Adam Elliot são muito bons, assisti Mary & Max e agora Harvie Krumpet, nossa, os dois filmes são muito bons. A sensibilidade, a simplicidade, a narração, a humanidade e outros aspectos que fazem desse filme muito bem feito, um filme bom demais.
Hotel do Coração Partido
3.6 172"Mas não correspondia, não podia. Ela diferente de Ronaldo e como a maioria das pessoas, amava um só, e esse era outro. Tinha por Ronaldo um sentimento forte sim, um mixto de pena e de dor, e só, nada mais."
Alma
4.2 7776 minutos foram necessários pra mudar a minha visão sobre os bonecos.
Sangue Alugado
1.8 37Achei bom, bem produzido em alguns aspectos, em outros, é bem amador, os erros são cruéis, mas se comparado a um curta amador, ficou bom.
O mini poster de laranja mecânica foi deslocado, mas o figurino e a trilha sonora foram bons, gosto dessa coisa psicopata oculta, no caso do filme. O casal totalmente despercebido vivendo o pacato romance entrelaçado a seus desejos obscuros.
Estou Aqui
4.2 732Bem meloso, achei o roteiro uma adaptação da clichê história de amor, na qual ele faz tudo por ela. Bem mais ou menos.
Um Cão Andaluz
4.1 706Psicodélico.