filmow.com/usuario/luisfrancajr/
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > luisfrancajr
38 years
Usuário desde Janeiro de 2014
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Luis

    Michel Gondry e Wes Anderson, de "Grande Hotel Budapeste", são diretores que nos despertam a vontade de entrar no filme deles mesmo com uma certa melancolia nas imagens. Aquela sensação barroca de bonito e triste juntos. Gosto da direção do Gondry nos clipes da Bjork e do Radiohead. Há sempre um peso maior nas imagens do que nos diálogos. Uma certa ressignificação do significado original dos objetos e uma fusão de memória do passado, sonhos e realidade do presente que marca a obra dele. Achei muito parecido com outro filme dele "La Science des reves" com uma Charlotte Gainsbourg entediadíssima com a paixão boba do Gael García Bernal. Achei o Romain Duris a nota dissonante do filme. Desde os filmes "Paris" que ele não emplaca uma interpretação dramática. Funciona na comédia, mas cai muito na parte "triste" do filme. Não achei o filme entediante não como a maioria dos críticos reclamou. Acho que a maioria do público tende a estranhar (e se cansar) em filmes que prevalecem imagem demais e roteiro de menos. Ainda mais agora que entrou no catálogo do Netflix brasileiro tão cheio dos "Velozes e Furiosos" da vida.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Luis

    Desde que num momento perdido nos anos 1980, ainda criança, acordei e o Corujão passava "Inferno na Torre" criei uma simpatia pelos filmes-catástrofe. Um gênero repetitivo em que alguém alerta a todos do perigo iminente, mas ninguém acredita até o momento em que as coisas acontecem, o cara vira herói e os arrogantes viram humildes reavaliando a vida. Eis que numa madrugada de insônia, em pleno Netflix (muita coisa mudou desde os anos 1980) vejo "Tornado". Até pensei que tendo Berlim como cenário o filme poderia se transformar naqueles trash-cult em que é possível enxergar metáforas de uma Berlim historicamente destruída e reconstruída n vezes. Mas o filme explora pouco a cidade. Sequer há lógica no caminho que o tornado traça (liberdade poética?). Não há diálogo. Não há tensão. Não há conflito. As personagens não carregam nenhuma complexidade. Ainda que como filme catástrofe, um verdadeiro desastre! Serve pra "dessacralizar" o cinema alemão que, por aqui, sempre é visto como um cinema difícil e inteligente.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Luis

    Wachowskis bebem numa fonte teórica de autores do pós-humano a partir das tecnologias como Skirky, Castells, Levy, Baudrillard e enchem a série de referências acadêmicas. A ideia de que é possível conectar pontos positivos de pessoas de outros espaços para sanar nossas fraquezas é bem desenvolvida na série. Mas pq só se acessa o lado positivo e não o lado negativo? Pq o outro a quem estão conectados só vem para os salvar? O ser humano perfeito seria aquele que reunisse o somatório de 8 identidades diferentes? Não seria então mais frágil já que seria 1/8 de alguém bem diferente do super-homem que reuniria todas as qualidades sobrenaturais num único ser? É uma ótima série já que as personagens são instigadas em todo episódio a tomar decisões morais e pessoais entre o certo, o talvez certo e o correto, longe da dicotomia banal do bem contra o mal. Há ainda uma permanente referência a Blade Runner quando as personagens são instigadas a descobrir de onde vem. Gostei do protagonismo de uma transexual. Os maiores momentos frágeis da série, a meu ver, são os exageros do modelo "no último segundo que a bomba for explodir vem alguém/acontece algo e faz o impossível". É o momento Rambo. O momento Rocky Balboa. Não sei porque insistem em momentos assim meio True Lies.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/