Não é atoa que este filme é considerado um dos melhores na história! Qualquer tentativa de explicação não iria adicionar. Atuações e todo resto que constituem um filme tem muito a se criticar nesta obra. Porém se o objetivo é contar uma história, o que, na minha opinião, deveria ser; este é sim o melhor filme que já assisti.
Em um review tempos atrás ouvi: "sempre que aprendo algo novo sobre cinema percebo que Lean e sua equipe já o sabiam em 1962!". Faço destas minhas palavras. Filmografia e construção impecável. A construção das personagens em certos momentos parece tosca e direta de mais. Porém O'Toole foi um ator tão bom nesta obra que tudo parece fazer parte da narrativa e não erros na produção ou escrita, apesar de forçado em certos momentos. Este filme foi escrito tão fidedignamente! Escrito a partir dos relatos do Lawrence do mundo real, muitos dos quais hoje se questiona e se critica, porém ainda sim descreve e transmite para todos nós o desejo dos povos árabes em se unirem! E é claro também a exímia filmografia exibida.
Ao falar deste filme acho também relevante apontar o blackface do ator que interpretou King Faisal. Nem me dou ao trabalho de dizer o nome dele apesar de saber que fez ótimos trabalhos em outras obras. Nesta ele é certamente o elo mais fraco. Interpretação tosca e simplista! Tão obviamente fruto da herança inglesa que é até nojento assistir! Ele foi um grande ator, ninguém pode, ou deveria, argumentar o contrário porém errou completamente o tom e as notas pra fazer parte desta obra prima. Se tirássemos a blackface ele poderia ser o mesmo personagem de novo em Star Wars, bem como foi (!), e ninguém perceberia.
Sabe aquele filme que se passa em uma sala? Que seus amigos nunca vão querer assistir comendo pipoca? E que quando você, a duras penas, convence um a assistir sempre consideram um dos melhores que já viram na vida? É bem esse. Interações e diálogos muito bem escritos, ambiente eximiamente articulado, personagens bem desenvolvidas, e tudo em uma sala! Definitivamente figura como uma das obras primas do cinema, não só yankee mas do mundo. As atuações em certos momentos podem até deixar a desejar, tendo dito todas se encaixam tão bem e parecem tão sinceras que não há críticas a serem feitas. Um comentário que me permito é dizer que em certos momentos plot points surgem do nada, abstenho comentar quais porque tiraria a graça de algumas cenas. "Wow um dos personagens foi atrás e conseguiu algo que muda completamente a nossa discussão!" é algo recorrente, seja fisicamente ou na forma de argumentos. Ainda sim, declaro este como um dos melhores filmes já feitos, sobretudo pela simplicidade da proposta. Imagina só isso: coordenar tantos artistas em cima de uma premissa tão simples! Definitivamente uma obra de arte merecedora de representar todo cinema!
É uma experiência Estética do início ao fim. Qualquer tentativa de explicar porque seria um spoiler inaceitável. Recomendo a todos. Abra a sua mente pra ouvir os sons de mais de 100 anos atrás, imagens e sets construídos seguindo a herança do teatro alemão. Até as atuações só são razoáveis nessa perspectiva. A história parece ser simples, não vai a lugar algum por um bom tempo, é quase uma transliteração de O Retrato de Dorian Grey em certos momentos. Porém se Oscar Wilde escreveu uma obra esteticista onde não só as palavras, mas a combinação delas em frases, a história e a construção das imagens descritas foram todas planejadas; esse filme é sim uma honra muito grande a este estilo! Aqui distorcido completamente na forma da visão do mundo pelos olhos de um louco.
Se em 1931 tinham noção de câmera e narrativa pra fazer esses shots é uma vergonha muito do cinema que temos hoje. A trilha sonora é quase inexistente e por isso muito construtiva para a tensão em certos momentos. Argumento, sem dar spoilers, que a narrativa é fraca em certos pontos. Bem como a maior parte dos filmes alemães é uma experiência visual onde a história te move a imagens e cenas, o tal expressionismo. Fritz Lang arrasou nesse e por tê-lo feito ainda nessa época não posso criticar sem ater a um relativismo histórico de 90 anos depois, o que me recuso. Filme perfeito. 5/5
Muito interessante a proposta, porém peca em vários aspectos. A construção dos personagens é fraca, especialmente das mulheres que não servem para ou adicionam nada além de direcionar os machos. Diria que dentro daquela construção de um "teatro" no set foi um filme maravilhoso, se fosse uma peça todos aplaudiriam de pé ao fim! Só tiro uma estrela porque sei quão bom poderia ter sido, mas falharam em certos momentos. Ainda sim ótimo filme e recomendo a todos!
Ótimo filme no que se propõe a fazer. Cheio de referências e comédia inteligente em cima da proposta. Não é um filme complexo ou que te faça questionar sobre muita coisa, porém diverte do começo ao fim!
Harakiri
4.6 180Não é atoa que este filme é considerado um dos melhores na história! Qualquer tentativa de explicação não iria adicionar. Atuações e todo resto que constituem um filme tem muito a se criticar nesta obra. Porém se o objetivo é contar uma história, o que, na minha opinião, deveria ser; este é sim o melhor filme que já assisti.
Lawrence da Arábia
4.2 415 Assista AgoraEm um review tempos atrás ouvi: "sempre que aprendo algo novo sobre cinema percebo que Lean e sua equipe já o sabiam em 1962!". Faço destas minhas palavras. Filmografia e construção impecável. A construção das personagens em certos momentos parece tosca e direta de mais. Porém O'Toole foi um ator tão bom nesta obra que tudo parece fazer parte da narrativa e não erros na produção ou escrita, apesar de forçado em certos momentos. Este filme foi escrito tão fidedignamente! Escrito a partir dos relatos do Lawrence do mundo real, muitos dos quais hoje se questiona e se critica, porém ainda sim descreve e transmite para todos nós o desejo dos povos árabes em se unirem! E é claro também a exímia filmografia exibida.
Ao falar deste filme acho também relevante apontar o blackface do ator que interpretou King Faisal. Nem me dou ao trabalho de dizer o nome dele apesar de saber que fez ótimos trabalhos em outras obras. Nesta ele é certamente o elo mais fraco. Interpretação tosca e simplista! Tão obviamente fruto da herança inglesa que é até nojento assistir! Ele foi um grande ator, ninguém pode, ou deveria, argumentar o contrário porém errou completamente o tom e as notas pra fazer parte desta obra prima. Se tirássemos a blackface ele poderia ser o mesmo personagem de novo em Star Wars, bem como foi (!), e ninguém perceberia.
12 Homens e Uma Sentença
4.6 1,2K Assista AgoraSabe aquele filme que se passa em uma sala? Que seus amigos nunca vão querer assistir comendo pipoca? E que quando você, a duras penas, convence um a assistir sempre consideram um dos melhores que já viram na vida? É bem esse. Interações e diálogos muito bem escritos, ambiente eximiamente articulado, personagens bem desenvolvidas, e tudo em uma sala! Definitivamente figura como uma das obras primas do cinema, não só yankee mas do mundo. As atuações em certos momentos podem até deixar a desejar, tendo dito todas se encaixam tão bem e parecem tão sinceras que não há críticas a serem feitas. Um comentário que me permito é dizer que em certos momentos plot points surgem do nada, abstenho comentar quais porque tiraria a graça de algumas cenas. "Wow um dos personagens foi atrás e conseguiu algo que muda completamente a nossa discussão!" é algo recorrente, seja fisicamente ou na forma de argumentos. Ainda sim, declaro este como um dos melhores filmes já feitos, sobretudo pela simplicidade da proposta. Imagina só isso: coordenar tantos artistas em cima de uma premissa tão simples! Definitivamente uma obra de arte merecedora de representar todo cinema!
O Gabinete do Dr. Caligari
4.3 524É uma experiência Estética do início ao fim. Qualquer tentativa de explicar porque seria um spoiler inaceitável. Recomendo a todos. Abra a sua mente pra ouvir os sons de mais de 100 anos atrás, imagens e sets construídos seguindo a herança do teatro alemão. Até as atuações só são razoáveis nessa perspectiva. A história parece ser simples, não vai a lugar algum por um bom tempo, é quase uma transliteração de O Retrato de Dorian Grey em certos momentos. Porém se Oscar Wilde escreveu uma obra esteticista onde não só as palavras, mas a combinação delas em frases, a história e a construção das imagens descritas foram todas planejadas; esse filme é sim uma honra muito grande a este estilo! Aqui distorcido completamente na forma da visão do mundo pelos olhos de um louco.
M, o Vampiro de Dusseldorf
4.3 281Se em 1931 tinham noção de câmera e narrativa pra fazer esses shots é uma vergonha muito do cinema que temos hoje. A trilha sonora é quase inexistente e por isso muito construtiva para a tensão em certos momentos. Argumento, sem dar spoilers, que a narrativa é fraca em certos pontos. Bem como a maior parte dos filmes alemães é uma experiência visual onde a história te move a imagens e cenas, o tal expressionismo. Fritz Lang arrasou nesse e por tê-lo feito ainda nessa época não posso criticar sem ater a um relativismo histórico de 90 anos depois, o que me recuso. Filme perfeito. 5/5
Festim Diabólico
4.3 886 Assista AgoraMuito interessante a proposta, porém peca em vários aspectos. A construção dos personagens é fraca, especialmente das mulheres que não servem para ou adicionam nada além de direcionar os machos. Diria que dentro daquela construção de um "teatro" no set foi um filme maravilhoso, se fosse uma peça todos aplaudiriam de pé ao fim! Só tiro uma estrela porque sei quão bom poderia ter sido, mas falharam em certos momentos. Ainda sim ótimo filme e recomendo a todos!
Gremlins 2: A Nova Geração
3.3 283Ótimo filme no que se propõe a fazer. Cheio de referências e comédia inteligente em cima da proposta. Não é um filme complexo ou que te faça questionar sobre muita coisa, porém diverte do começo ao fim!