Adicionarem a cena da dança entre Harry e Hermione foi realmente uma boa sacada. Deu certa leveza ao ritmo tenso. A inclusão, também, da Bellatrix atacando e expulsando os raptores após reconhecer a espada foi muito boa. Melhor vilã +++
Porém, a cena como foi feita, da captura do trio pelos raptores, ao meu ver, deu margem suficiente para: a) o trio revidar, enquanto corriam dos captores, com ataques e até vencerem, e/ou, sobretudo, b) o trio se reunir e aparatar. O modo como o livro relata que eles são capturados é muito mais coerente.
Por fim, senti falta da placa feita pelo Harry no túmulo do Dobby "Aqui jaz Dobby, um Elfo livre". Esse detalhe me arrancou lágrimas fáceis no livro.
Finalmente destaque pro Draco. Ao meu ver, o drama, na cena da torre, que o Tom Felton apresentou bateu de lavada em toda tentativa do Daniel de causar impacto há cinco filmes.
Eu me esforço pra tentar não comparar adaptações de obras originais, pois é injusto; mas a versão cinematográfica dessa saga parece não colaborar nunca.
Em o Cálice de Fogo despersonalizaram Dumbledore descaradamente: transformaram-no de alguém calmo em facilmente irritadiço - jamais esquecerei aquela cena que inventaram dele chacoalhando o Harry querendo saber se ele colocou o próprio nome no cálice. ???
Nesse, Harry, que na história original está insuportavelmente chato por se sentir abandonado e solitário não representa 10% do esperado. Tem um ou outro repente de fúria, mas nada convincente. Tivessem investido nisso, justificaria e daria mais emoção à cena também inventada de que ele conseguiu se livrar por si só do Voldemort ao recorrer o inalienável poder do amor e da amizade. Harry sequer tinha dominado a Oclumência no original. Achei que erraram rude. Dumbledore teve pouquíssima relevância na luta, pareceu ficar sempre na defensiva, sendo que ELE venceu lindamente o Voldemort. E o que fizeram? Resolveram apelar pro protagonismo do herói. Por sinal, falando em acessos de fúria de Harry que não existiram: deliberadamente excluíram aquela discussão final tensa entre o Harry e o Dumbledore! Seria tão, mas tão relevante, pra ajudar a quem assiste a entender o crescimento do personagem... mas paciência...
Outro personagem que até então tem tendo pouquíssimo destaque é o Draco. Nas raras ocasiões que aparece é só pra fazer papel de idiota. Acho um insulto ao personagem.
De positivo, ao meu ver, a luta entre os aurores e comensais: os efeitos foram muito bons. Na verdade, se tem algo de positivo na versão cinematográfica de HP são os efeitos mágicos.
Atuação de Evanna Lynch como Luna Lovegood excepcional. Imelda Staunton como Dolores Umbridge ficou, também, excelente! Conseguiu inspirar genuína ojeriza pela personagem. E, indiscutivelmente, Helena Bonham Carter nasceu pra ser Belatriz Lestrange.
Agora, não sei vocês, mas a impressão que eu tenho é que, mesmo vivendo, pelo menos, quatro anos os mesmos personagens, o trio principal tem atuado cada vez mais medianamente. Senão pior. Eu vi parte do casting do Daniel Radcliffe quando criança, e nossa, maravilhoso! Aí a criatura cresce e sequer sabe fingir chorar ou sustentar convincentemente picos emotivos. Por vezes Emma Watson aparenta ainda estar ensaiando, ela ofegando em demasia para demonstrar apreensão foi bizarro. E eu nunca sei quando o Rupert Grint está tentando ser engraçado. Não sou expert na área, sequer sou ator, mas, ao meu ver, as atuações parecem cada vez mais forçadas. E é muito, mas muito dinheiro investido nessas adaptações pra tanta mediocridade.
Filmes adaptados de livros comumente deixam pendências que tornam o enredo pouco inteligível em alguns momentos, e HP não seria imune a isso. O que é uma pena, porque a história original é infinitamente melhor costurada, de modo que dá até pra dar um desconto no apelo da conveniência que orbita em torno do protagonista.
Espantei-me, no entanto, com a cena final - a da libertação do elfo doméstico. Achei perigosa e uma péssima escolha da direção sugerir que o feitiço que o Lucius ia usar contra o Harry era o da Maldição da Morte. Improvabilíssimo que ele fosse cometer um crime assim, às claras, sob o teto da escola, tendo como testemunha um elfo livre e não muito distante do aposento do diretor. Erraram rude.
É meu livro predileto e minha expectativa era que seria meu filme predileto também. Mas como já comentaram, cortaram muita, mas muita coisa relevante pro enredo. Sofri com a adaptação da cena na Casa dos Gritos, ao meu ver, perdeu muito da tensão.
Tenho percebido, como telespectador, que a maioria dos/as profissionais que se propõem a dirigir/roteirizar obras adaptadas se esquecem que quem está assistindo não tem obrigação ALGUMA de recorrer à produção original pra costurar mentalmente a coerência que o enredo deveria, por si só, ser capaz de manter.
Enredo WTF e apelão: vai sempre aparecer um vilão mais forte que o anterior que só o Naruto será capaz de derrotar. Salvou-se, ao meu ver, inegavelmente, a qualidade das lutas e a ausência do maçante bate papo durante elas.
Os/as ninjas de Konoha então mesmo num outro nível: conseguem sobreviver e lutar até no espaço (!) Vou nem comentar Hinata no ramo de cachecol artesanal e da LUA SENDO DIVIDIDA AO MEIO.
O enredo ZzZz só serviu para justificar de forma corrida uma relação amorosa entre Naruto e Hinata que ao longo de mais de 500 episódios era sempre unilateral. Essa é a emergência da heteronorma. Aceita quem quer. E atura também.
Escracharam o mito da fragilidade feminina nesse filme, da "princesa que precisa ser salva pelo príncipe". Hinata tão forte, foi salva pelo Naruto inúmeras vezes em situações tão bobas e até água na boca recebeu dele. Apesar de ser a única com o chakra que podia destruir o Tenseigan, precisou da ajuda conveniente do Naruto pra ter sucesso.
Como eu comentei no último episódio do anime, Hinata foi reduzida à personagem feminina usada para ser par de personagem principal que majoritariamente só serve pra procriar e manter família tradicional nuclear. Naruto vira Hokage e Hinata dona de casa. Lamentável.
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revisto em 14/08/19
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Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1
4.2 3,1K Assista AgoraAdicionarem a cena da dança entre Harry e Hermione foi realmente uma boa sacada. Deu certa leveza ao ritmo tenso. A inclusão, também, da Bellatrix atacando e expulsando os raptores após reconhecer a espada foi muito boa. Melhor vilã +++
Porém, a cena como foi feita, da captura do trio pelos raptores, ao meu ver, deu margem suficiente para: a) o trio revidar, enquanto corriam dos captores, com ataques e até vencerem, e/ou, sobretudo, b) o trio se reunir e aparatar.
O modo como o livro relata que eles são capturados é muito mais coerente.
Por fim, senti falta da placa feita pelo Harry no túmulo do Dobby "Aqui jaz Dobby, um Elfo livre". Esse detalhe me arrancou lágrimas fáceis no livro.
revisto em 12/12/17
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
4.0 1,7K Assista AgoraFinalmente destaque pro Draco. Ao meu ver, o drama, na cena da torre, que o Tom Felton apresentou bateu de lavada em toda tentativa do Daniel de causar impacto há cinco filmes.
revisto em 12/12/17
Harry Potter e a Ordem da Fênix
4.0 1,1K Assista AgoraEu me esforço pra tentar não comparar adaptações de obras originais, pois é injusto; mas a versão cinematográfica dessa saga parece não colaborar nunca.
Em o Cálice de Fogo despersonalizaram Dumbledore descaradamente: transformaram-no de alguém calmo em facilmente irritadiço - jamais esquecerei aquela cena que inventaram dele chacoalhando o Harry querendo saber se ele colocou o próprio nome no cálice. ???
Nesse, Harry, que na história original está insuportavelmente chato por se sentir abandonado e solitário não representa 10% do esperado. Tem um ou outro repente de fúria, mas nada convincente. Tivessem investido nisso, justificaria e daria mais emoção à cena também inventada de que ele conseguiu se livrar por si só do Voldemort ao recorrer o inalienável poder do amor e da amizade. Harry sequer tinha dominado a Oclumência no original. Achei que erraram rude. Dumbledore teve pouquíssima relevância na luta, pareceu ficar sempre na defensiva, sendo que ELE venceu lindamente o Voldemort. E o que fizeram? Resolveram apelar pro protagonismo do herói. Por sinal, falando em acessos de fúria de Harry que não existiram: deliberadamente excluíram aquela discussão final tensa entre o Harry e o Dumbledore! Seria tão, mas tão relevante, pra ajudar a quem assiste a entender o crescimento do personagem... mas paciência...
Outro personagem que até então tem tendo pouquíssimo destaque é o Draco. Nas raras ocasiões que aparece é só pra fazer papel de idiota. Acho um insulto ao personagem.
De positivo, ao meu ver, a luta entre os aurores e comensais: os efeitos foram muito bons. Na verdade, se tem algo de positivo na versão cinematográfica de HP são os efeitos mágicos.
Atuação de Evanna Lynch como Luna Lovegood excepcional. Imelda Staunton como Dolores Umbridge ficou, também, excelente! Conseguiu inspirar genuína ojeriza pela personagem. E, indiscutivelmente, Helena Bonham Carter nasceu pra ser Belatriz Lestrange.
Agora, não sei vocês, mas a impressão que eu tenho é que, mesmo vivendo, pelo menos, quatro anos os mesmos personagens, o trio principal tem atuado cada vez mais medianamente. Senão pior. Eu vi parte do casting do Daniel Radcliffe quando criança, e nossa, maravilhoso! Aí a criatura cresce e sequer sabe fingir chorar ou sustentar convincentemente picos emotivos. Por vezes Emma Watson aparenta ainda estar ensaiando, ela ofegando em demasia para demonstrar apreensão foi bizarro. E eu nunca sei quando o Rupert Grint está tentando ser engraçado. Não sou expert na área, sequer sou ator, mas, ao meu ver, as atuações parecem cada vez mais forçadas. E é muito, mas muito dinheiro investido nessas adaptações pra tanta mediocridade.
revisto em 11/12/17
Harry Potter e o Cálice de Fogo
4.1 1,2K Assista Agorarevisto em 11/12/17
Harry Potter e a Câmara Secreta
4.1 1,2K Assista AgoraFilmes adaptados de livros comumente deixam pendências que tornam o enredo pouco inteligível em alguns momentos, e HP não seria imune a isso. O que é uma pena, porque a história original é infinitamente melhor costurada, de modo que dá até pra dar um desconto no apelo da conveniência que orbita em torno do protagonista.
Espantei-me, no entanto, com a cena final - a da libertação do elfo doméstico. Achei perigosa e uma péssima escolha da direção sugerir que o feitiço que o Lucius ia usar contra o Harry era o da Maldição da Morte. Improvabilíssimo que ele fosse cometer um crime assim, às claras, sob o teto da escola, tendo como testemunha um elfo livre e não muito distante do aposento do diretor. Erraram rude.
revisto em 10/12/17
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
4.2 1,5K Assista AgoraÉ meu livro predileto e minha expectativa era que seria meu filme predileto também. Mas como já comentaram, cortaram muita, mas muita coisa relevante pro enredo. Sofri com a adaptação da cena na Casa dos Gritos, ao meu ver, perdeu muito da tensão.
Tenho percebido, como telespectador, que a maioria dos/as profissionais que se propõem a dirigir/roteirizar obras adaptadas se esquecem que quem está assistindo não tem obrigação ALGUMA de recorrer à produção original pra costurar mentalmente a coerência que o enredo deveria, por si só, ser capaz de manter.
revisto em 10/12/17
The Last Naruto: O Filme
3.7 148Enredo WTF e apelão: vai sempre aparecer um vilão mais forte que o anterior que só o Naruto será capaz de derrotar. Salvou-se, ao meu ver, inegavelmente, a qualidade das lutas e a ausência do maçante bate papo durante elas.
Os/as ninjas de Konoha então mesmo num outro nível: conseguem sobreviver e lutar até no espaço (!)
Vou nem comentar Hinata no ramo de cachecol artesanal e da LUA SENDO DIVIDIDA AO MEIO.
O enredo ZzZz só serviu para justificar de forma corrida uma relação amorosa entre Naruto e Hinata que ao longo de mais de 500 episódios era sempre unilateral. Essa é a emergência da heteronorma. Aceita quem quer. E atura também.
Escracharam o mito da fragilidade feminina nesse filme, da "princesa que precisa ser salva pelo príncipe".
Hinata tão forte, foi salva pelo Naruto inúmeras vezes em situações tão bobas e até água na boca recebeu dele. Apesar de ser a única com o chakra que podia destruir o Tenseigan, precisou da ajuda conveniente do Naruto pra ter sucesso.
Como eu comentei no último episódio do anime, Hinata foi reduzida à personagem feminina usada para ser par de personagem principal que majoritariamente só serve pra procriar e manter família tradicional nuclear.
Naruto vira Hokage e Hinata dona de casa. Lamentável.
visto em 09/11/17
Harry Potter e a Pedra Filosofal
4.1 1,7K Assista Agorarevisto em 09/12/17
A Vilã
3.6 224 Assista Agoravisto em 22/11/17