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Não sou hipócrita de me fazer de cult e colocar apenas bons filmes. Tento colocar tudo aquilo que realmente já vi, seja por sessões da tarde, seja por interesse próprio.
Não tenho muito o que dizer, estou aqui agora por estar entediado, mas não pretendo usar isso, então... é isso. ;P

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Últimas opiniões enviadas

  • Artur

    Aspectos Positivos ~> Trama; Trilha Sonora; Personagens e suas genuínas intepretações; Edição.
    Aspectos Negativos ~> Difícil dizer, mas tendo que colocar algo como negativo, eu diria que a fotografia poderia ser um pouco mais emotiva e o título brasileiro é ridículo.

    Confesso que eu não esperava muito deste filme. Tudo que eu havia escutado a respeito era que este filme era 'mimimi'. Pois bem, eu me surpreendi, e muito.
    Tinha em meu computador baixado há algum tempo e resolvi assistir hoje para matar o tédio do domingo. Li agora algumas análises sobre o filme e percebi que ninguém comentou sobre Freüd. Freüd é presente do começo ao fim neste filme, e para quem gosta de psicologia, teria percebido que o filme além de falar sobre o amor, ele diz propriamente da obra de Freüd: toda relação humana é baseada em Complexo de Édipo e Electra. Seja logo no começo do filme em que o personagem se fantasia, seja no final com declarações. O amor, não importa o tipo, sempre possui de referência o seu pai (homem) ou sua mãe (mulher).

    Como um apaixonado declarado por artes e pelo estudo do comportamento humano, sinto que este filme foi feito direcionado para pessoas que possuem este gosto. Ele é tremendamente artístico, até a maneira dele conversar com o telespectador é artística. Muitos criticaram a maneira que o filme foi editado, misturando passado com presente. Dizem que o roteiro é ruim e por isto as edições servem para 'cobrir este rombo'. Eu acho justamente o contrário. O roteiro é diferente, é rápido, e justamente a mudança temporal que te faz não se cansar. É artístico, é claro que tem muita informação junta, mas não é cansativo, e é isto que é essencial saber.

    Adorei que o filme é inovador tanto no sentido da história que não coloca o gay como 'coitadinho, vítima, sofredor', mas sim como uma pessoa normal, que possui dramas e conflitos internos como qualquer um, e também pelo fato do desencadear da história em si.
    É bizarro, mas a graça é esta. O pai sempre foi gay, mas só com a morte da esposa foi criar coragem de agir como um. E quem não é assim? Você não possui alguma força dentro de você que você sabe que existe, mas que não possui coragem de soltar?
    E justamente esta coragem para, no fim da vida, onde todos normalmente descansam e aguardam a morte, ele enfim viver verdadeiramente a sua essência e se reaproximar de seu filho.

    Eis uma história bonita, onde é condecorada com desenhos, publicidade, anúncios, fotografias, histórias, cada uma bem pensada. Falamos de anos 80 com câmeras polaroid's, falamos do pós guerra e situamos o Truman como presidente americano. Falamos de 2003, e vemos a Britney Spears como a celebridade mais 'googlada'...

    Em meio ao fim da vida de um, recomeça a vida de outro, acerca de um romance que é tão simples, tão genuíno, e tão bem interpretado que não há como você não dizer: isto é pura e simplesmente amor. Mas não é um amor 'awwwn' como estamos acostumados a ver em comédias românticas americanas, mas que são impossíveis. É um amor de intimidade, tão real que parece que os personagens irão saltar da tela para realidade em qualquer momento. E tudo isso com referenciais artísticos inteligentíssimos e puramente baseados em toda obra de Freüd, com comparativos geniais entre a protagonista e a mãe do protagonista; entre o protagonista e seu pai; entre a protagonista e seu pai; entre o pai do protagonista e seu pai. Enfim, dá pra ver que os comparativos de relações entre filhos e pais são grandes, né?

    Eu não vejo muitos aspectos negativos neste filme. Há do que criticar? Há sim, mas considero desnecessário devido a diferença gritante e abismal que há entre os aspectos positivos e negativos. O considero belo da maneira que é, mas a fotografia poderia ser um pouco mais emotiva se quisessem. Talvez ficaria meloso, e por isso não é. Logo, é difícil criticar. Por isso me atenho ao título. Por que brasileiro coloca 'amor' em título de qualquer coisa? O nome é Beginners, deveriam saber traduzir os títulos de maneira melhor. Mas enfim, longe de mim criticar estas promoções de vendas oriundas de empresas milionárias, né. Apenas não gosto! =P

    Concluindo, eis um filme que até para quem quer criticar, é difícil criticar. Eu assisti sem gostar, e fui ver que gostei _e muito_ em seu fim. Ele possui uma aura mágica, e não é por acaso que repetem a palavra 'magia' tantas vezes no filme. É mágico, ele tem um toque, uma cor, um detalhe que cativa qualquer um. Procure na internet, você verá que até os críticos mais ferrenhos dizem que é cativante. Pois é. Em uma palavra este filme é: cativante. Talvez por isto que traduziram para "Toda Forma de Amor", querendo ou não, todos nós nos identificamos com algum detalhe que seja do filme.

    É a junção de pequenos grandes detalhes que recheiam uma história de verdadeiro amor. Independente de sua forma de amar, todos nós vamos juntando cicatrizes, desde a infância, para conseguir achar nossa cura projetada em outro alguém, tão ferido como nós. Eis a mensagem que capto e adorei captar deste belíssimo filme.

    Assistiria denovo? Sem dúvida alguma, mas da próxima gostaria de assistir acompanhado, namorando e comendo pipoca, hehe. ;)

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  • Artur

    Aspectos Positivos ~> Trama criativa e diferente; fotografia; interessante abordagem psicólogica sobre obsessão; diferente representação do terror.
    Aspectos Negativos ~> Almodóvar e sua insistência em ser diferente, mas sem concluir o que o tornaria genial.

    Por possuir natural simpatia e atração ao mundo médico, de cirurgias e relações entre a vida e a morte, eis uma história que sempre ficou na lista de filmes que eu queria ver, mas não havia opinião formada. Tudo que eu sabia era que o Almodóvar havia dito em uma entrevista que queria realizar um filme de terror sem gritos e/ou sustos.

    Pois bem, há pouco eu assisti e gostei. De todos os filmes do Almodóvar que eu já assisti, foi um dos que eu mais gostei. Porém, eu não consigo considerá-lo genial.
    A fotografia é linda, de tirar o fôlego. A história é obsessiva, retrata um comportamento humano assustador, extremático, grotesco. Contudo, tudo que havia para se tornar realmente genial, termina por fim, sempre com a mesma química Almodóvar de ser: uma continuidade, uma coisa em aberto, algo simples e clichê. Consideram-no genial por isto, eu considero justamente o fator que falta para ele ser genial.

    A ambientação é ótima, cada momento é pensado, é atrelado, a continuidade foi muito bem bolada, é uma história diferente do comum, mas sem cair no padrão dos filmes do gênero que costumam absorver muito de abstratismo para se expressar. Isso que adoro dele: é sempre diferente. Reparei que ele possui um drama interno muito grande em relações maternais, talvez até um complexo de Édipo, pois em todos os seus filmes sempre há algum conflito trágico entre o filho e a mãe. O que seria? Não o conheço, não posso dizer, mas este filme me transpareceu isto.

    Eis um filme bonito, legal, gostoso de se assistir e que traz muitas reflexões. Cumpre o que promete: é assustador pelo diferencial da história, não por possuir momentos de sustos e gritos, como ele mesmo citou. Mas, infelizmente, o fôlego vai se perdendo e termina de uma maneira que não deveria terminar.

    Gosto de Almodóvar, gosto da história, mas sempre termino, na maioria dos filmes dele incluindo este, pensando que faltou um pouco mais para eu amar. O enredo é brilhante sim, mas poderia ser desenvolvido de maneira mais criativa e intensa. Comparo com pessoas que insistem em ser políticas, em estar 'sempre bem na faixa'. São pessoas que não possuem posições, estão sempre "acima do muro". Vejo os fins dele desta maneira. Ele não se posiciona, ele sempre deixa para o telespectador pensar, debater, mas não é um fim em aberto como "A Origem" que possui intrínseca reflexão. É uma reflexão forçada baseada em um clichê, e me perdoem, detesto isso.

    Se eu assistiria denovo? Com certeza. É bom. ;)

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  • Artur

    Positivo: Marcelo Mazzarello interpretando o brilhante papel de Felipe. Impossível não rir com cada ato desse personagem tão sutil e puro.
    Negativo: O ritmo do filme é meio lerdo, torna-se um pouco enfadonho em alguns momentos.

    Concordo com o outro comentário. Uma comédia dramática ou um drama cômico? Tudo na vida tem seu oposto complementar, tal qual esse filme. Carregado de um drama intenso, mas também cheio de risadas maravilhosas em um roteiro totalmente criativo!
    Simples, sabe tocar profundamente a essência. Um belo filme que te faz refletir sobre cada aspecto, por mais mínimo que seja, da vida.
    O destino está em nossas mãos, e só depende de nós ir de encontro a ele. Um filme com um conceito e uma idéia totalmente puros e inocentes, retratados com maestria.
    Cada personagem possui seu núcleo, e todos são interligados de uma maneira realmente mágica!

    Eu quero rever esse filme muitas e muitas vezes!

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