"O cinema possibilita o contar histórias diferentes por mais que o tema seja o mesmo: flagrar o movimento do homem rumo à redenção. Há sempre uma alegoria por trás da história."
(Rob Cohen)
Metrópolis, Charles Chaplin, Ludwig Van Beethoven, Ben-Hur, Rock'n Roll, Stanley Kubrick, O Poderoso Chefão, De Niro, Al Pacino, Blues, Oliver Stone, Touro Indomável, King Kong, Clint Eastwood, Christopher Walken, Jazz, Rockabilly, John Carpenter, 2001, Platoon, Apocalypse Now, Riddley Scott, The Doors, Um Sonho de Liberdade, Pulp Fiction, Laranja Mecânica, The Rolling Stones, Walter Hill, Scorcese, O Silêncio dos Inocentes, Juliette Lewis, Punk Rock, Gary Oldman, O Pianista, Deus e o Diabo na Terra do Sol, Coppola, Pixinguinha, Steve MacQueen, Matrix, Enzo Castellari, Jason Voorhees, Gordon Scott, Central do Brasil, Taxi Driver, Carlos Drummond de Andrade, Woody Harrelson, Aliens, José Mojica Marins, Plínio Marcos, O Exterminador do Futuro, Fritz Lang, Metallica, Luiz Gonzaga, Morgan Freeman, The Warriors, Quentin Tarantino, Tarzan, Vinicius de Moraes, Stephen King, Paulo Leminski, George Romero, The Cramps, Stallone, Bob Dylan, Eiji Tsuburaya, Os Mutantes, Secos&Molhados, Monet, Rugendas, Dalí, Anthony Hopkins, John Ford, James Dean, Música Popular Brasileira, Terra de Gigantes, João Cabral, Jonny Quest, Schwarzennegger, Os Herculóides, Chuck Norris, Flash Gordon, Anos 80, Licantropia, Stop-motion, Ray Harryhausen, Hannibal Lecter, Motohead, Cássia Eller, Clara Crocodilo, Filmes-B, Trash Movies, Cinema Údi-Grúdi, Neil Young, Edith Piaf, Clarice Lispector, Alvarez de Azevedo, Stan Winston, Darth Vader, Leonardo da Vinci, Ultraman, Spectreman, Robô-Gigante, Western Spaghetti, Arte Clássica, Poesia Marginal, Concreta e Total, Ruggero Deodato, Jack Nicholson, Baudelaire, Elvis, Elis, O Pica-Pau, Ramones, Tobe Hooper, Tom Jobim, Teatro do Oprimido, Gremlins, Tex Avery, Chuck Jones, Hulk, MacGyver, Tropicália, Steven Spielberg, Led Zeppelin, Sergio Leone, Daniel Azulay, Rogério Skylab, Patrulha Estelar, Camisa de Vênus, O Lutador, Marcas do Destino, Iggy Pop, Hanna&Barbera, Angeli, Augusto dos Anjos, Máquina Mortífera, Miami Vice, Pirata do Espaço, Brubaker, Esquadrão Classe A, Cazuza, Cidadão Kane, Thriller, Jackson do Pandeiro, Thundercats, Terminator, Bob Marley&The Wailers, Mitologia Grega, Lendas Brasileiras, O Predador, AKIRA, Highlander, E.T., Osamu Tezuka, Filosofia, Os Trapalhões, Steve Vai, Luis Melodia, Tom&Jerry da Metro, Chico Science&Nação Zumbi, Stan Lee, Raul Seixas, Caverna do Dragão, Natalie Portman, Tim Maia, Pink Floyd, Teoria da Relatividade, William Blake, David Bowie, Chet Baker, Miles Davis, Maurício de Souza, Helen Hunt, Steve Ray Vaughan, Belchior, Zé Ramalho, Arthur C. Clarke, Leonard Cohen, Legião Urbana, Eric Clapton, A Velha a Fiar, Roger Corman, Charles Bronson, Buddy Guy, Dire Straits, Cecília Meirelles, Living Colour, Bob Esponja, Jerry Lewis, Jerry Lee Lewis, Renato Teixeira, Terrence Malick, Michael Mann, Cinema Paradiso, Jimmi Hendrix, Coração Valente, Janis Joplin, Fellini, Lenine, Dadaísmo, Mestre Vitalino, The Smiths, Idiocracia, A Outra História Americana, Melhor é Impossível,...
"Esse filme é velho, mas é muito bom."
( Comentário típico de um idiota )
Com espírito insano de HQ em 87 minutos de puro celulóide sangrento,"COBRA" tornou-se um "CULT-BADASS-MOTHERFUCKER" indiscutível. Com toda a caricatura cínica que confunde-se com a própria postura cênica de Stallone, com um roteiro pífio, mas com uma fotografia e uma montagem sofisticadíssima, é um filme de ação que traduz-se num ótimo entretenimento para os fãs do gênero. Vale frisar a presença marcante de Brian Thompson como um dos vilões mais assustadores do cinema. Um filme que à época do seu lançamento no Brasil(1986)foi responsável por uma enorme polêmica, trazendo à tona a discussão sobre a censura em um momento de gradativa abertura política pós-ditadura militar. A origem de todo o quiproquó teria sido as constantes confusões nas filas quilométricas formada à porta dos cinemas que o exibiam e nas sessões hiperlotadas, culminando num caso na Bahia em que um espectador,em plena exibição do filme,teria sacado um revólver,atirado e ferido um homem que, segundo ele, paquerava sua namorada. Não bastasse o equívoco(pois tal acontecimento poderia ter ocorrido numa exibição de "BAMBI"), o ministro da justiça na época,Paulo Brossard,iniciaria uma cruzada pessoal para que o filme fosse banido do Brasil,conseguindo pelo menos que ele tivesse várias cenas cortadas e sua faixa etária fosse de 14 para 18 anos. O que se viu em meio a todo esse absurdo,foi o posicionamento de vários artistas(contra ou a favor) da censura.Exemplo patético da segunda opção foi do jornalista, hoje "defensor da democracia plena",Arnaldo Jabor que foi enfático em suas palavras:"Filmes como "COBRA" devem ser cortados, banidos,censurados...". O mais absurdo é que o mesmo, como diretor de cinema nos anos de chumbo, teria batalhado para que alguns de seus filmes não fossem censurados pelo que ele dizia na época ser a "tesoura da arbitrariedade".Isso sem falar que há bem pouco tempo, ele diariamente criticava o então presidente Lula,alegando ter tido um artigo seu do jornal, "censurado". Conveniência pouca é bobagem!!!
.Uma curiosidade: Sérgio Mallandro gravou na época uma música intitulada "STALLANDO-COBRA", (está no YOUTUBE para quem se interessar possa)que é uma obra-prima do nonsense, do "sem noção" e da lobotomia mental. YEAH"YEAH"