Nunca gostei de nenhum dos filme de Godzilla feitos por roliúde nos últimos 30 anos, todos tem roteiros fracos e personagens esquecíveis, nenhum chegava perto do original japonês dos anos 50 nem de sua essência, que era mostrar os horrores da guerra e os perigos terríveis e a paranoia da era atômica, tudo isso se perdia nos filmes americanos. Este filme, de certa forma um remake do original, resgata a essência e acerta em TUDO. Por mim deveria levar indicação de melhor filme e se não fosse Oppie, poderia até ganhar (se bem que ainda não vi o faladíssimo Pobres Criaturas). Equilibra muito bem cenas de ação, drama pessoal, crítica aos governo japonês e americano, crítica à guerra, crítica à bomba atômica, tudo na medida certa e feito de forma certa por quem sabe como fazer um bom filme. Japonês mostrando que consegue fazer filme 10x melhor que Yankee e gastando (literalmente) 10x menos.
Situações caricatas, diálogos caricatos e forçados, em determinado ponto o filme vira uma cópia de O Brinquedo Assassino. Enfim: Fraco e mal realizado.
o filme falhou em não mostrar os ataques atômicos ao Japão, eu discordo, pois creio que o filme quis mostrar exatamente o que Openheimer viu e sentiu na época, em primeira pessoa: Ele NÃO viu diretamente o que aconteceu em Hiroshima ou Nagasaki (como aliás quase todo mundo exceto a população destas cidades e os pilotos que soltaram a bomba). Oppenheimer nem tinha certeza que iriam realmente usar a bomba e muito menos quando iriam usar, apenas ficou sabendo pelo rádio e jornais, como quase todo mundo. Lembrando que ele já tinha sido colocado de lado (lembram da cena do militar falando "desculpe doutor, a partir de agora a gente assume tudo" e apenas podia SENTIR um misto de emoções naquele momento. Acho que o filme quis mostrar isso, como foi a reação dele quando somente soube do que aconteceu mas de fato não viu acontecer.
Fui assistir com expectativas muito altas, o que geralmente não é boa política mas desta vez elas foram não só satisfeitas como até superadas. Após o mediano Tenet, que para mim tem mais defeitos que qualidades, aqui Nolan faz um filme quase perfeito, quase impecável. A experiência é extremamente envolvente e chega a ser sufocante, a película despeja sem piedade diálogos, monólogos e kilotons de informações bombardeando (trocadilhos inevitáveis porém totalmente apropriados) o cérebro do espectador, mas tudo é muito bem pensado, calibrado, significativo, necessário, não há sofisticação gratuita ou complicações desnecessárias ou artificiais, o que parece complexo de fato é complexo: A situação política era muito complexa, os dilemas morais e éticos eram muito complexos, as implicações do fazer e também do não fazer eram muito complexas, a mente de Oppenheimer e dos demais cientistas era complexa e dividida, as diversas pessoas envolvidas com seus egos, ambições e agendas pessoais de poder eram complexas, e tudo isso misturado vira um imenso "Xadrez 4D" que de fato aconteceu na realidade, não é invenção alucinada de nenhum romancista ou roteirista. Filme para ser lentamente digerido e discutido por dias, semanas, meses, e que por tratar de fatos históricos, nos convida a estudar e pesquisar, o que sempre é muito bom.
O filme tem muito mais camadas e é muito melhor do que eu imaginei, basicamente passa a mensagem que os diretos são iguais, e faz isso colocando o Ken em uma posição que seria o da mulher no mundo real, ou seja, inverte as condições para justamente passar sua mensagem. E faz isso de diversas formas brilhantes, e em diversas camadas. Curioso como muitos homens acharam "ofensivo", o que acho um tanto infantil, pois em momento algum param para pensar que esta ofensa ocorre no mundo real e ocorria muito mais no passado, apenas não era direcionada a eles. Ou seja: Só é "ofensa" quando você é elemento inferiorizado, quando é o outro, aí passa batido. E isso vale para gênero, etnia, cor da pele, tudo.
Gostei muito do filme, das diversas questões abordadas, na verdade foi até melhor do que pensei, mas o finalzinho foi muito sem sentido, só por isso não ganha 4 estrelas, fica com 3,5.
Aguardando ansiosamente! Um grande tema histórico, um ótimo diretor, um elenco estelar, e talvez esse seja o papel da vida do ótimo ator Cillian Murphy
É um bom filme, até acima da média da FC em geral, mas de forma alguma deve ser comparado com 2001, pois este é a obra-prima de um dos melhores diretores da história, então é covardia qualquer comparação. O filme tem alguma inconsistências, especialmente o começo que ignora completamente as últimas e mais impactantes cenas de 2001, falha terrível, mas em defesa do filme, o livro do Clarke também comete essa grave falha, então não podemos culpar o filme. E neste caso, ocorre o mais habitual: O livro é melhor que filme, recomendo a leitura. Ao contrário de 2001, raro caso de filme melhor que o livro.
Já dei minha análise há alguns dias atrás, porém reforço o que eu já disse, após ver outras análises: Apesar da história ser um pouco melhor que a do primeiro filme, o roteiro é muito pior, me pergunto como um roteiro que levou 10 anos para ser escrito tem tantos furos, tantas coisas sem sentido, tantas contradições ou mesmo erros crassos.
Este novo Avatar é um bom filme? Não chega a ser. Mas deve ser visto no cinema? SIM, COM TODA CERTEZA, é uma experiência visual de altíssimo nível.
Primeiro quero começar dizendo que não gostei do primeiro Avatar, pois a história era rasa, ultra-simplista e totalmente previsível, aquela surrada jornada do herói que com 1 hora de filme você já sabe essencialmente tudo que vai acontecer, e nem sou totalmente contra filmes de jornada de herói, desde que tenha um pingo de criatividade e seja bem explorada. Mas Avatar 1 não tinha nada disso, era copy & paste genérico do pior tipo. Claro, o filme era lindo, sem dúvida, mas entediante, desinteressante, burocrático, saí do cinema decepcionado e bocejando.
Este novo Avatar avança um pouco no quesito contar uma história, mas apenas um pouco, de novo poderiam ter feito coisa bem melhor. O pior problema foi a falta total de criatividade do antagonista
pois trazer o mesmo vilão que morreu no primeiro filme foi muito forçado,
e pra piorar ainda mais, a motivação do vilão não se encaixa no contexto geral da coisa toda, não faz sentido nenhum. Outro problema chato é a repetição de situações envolvendo o vilão e os heróis, parece que você está vendo a mesma coisa que já aconteceu uns 20 minutos antes filmada de outro jeito, e isso é tão gritante e na cara que tem até uma piada dentro no filme que justamente salienta isso, ou seja: até o diretor viu que estava cometendo esse erro, mas preferiu cometê-lo em vez de consertar, e parece que, talvez meio constrangido, resolveu pelo menos admitir de forma bem explícita. Pô senhor Cameron... pq não fez melhor?
Mas de qualquer forma, este novo filme acaba sendo melhor, pelo menos o suficiente para eu pelo menos não bocejar, e as cenas de ação e combate do final foram MUITO melhores que a do primeiro filme, e nem estou falando da filmagem ou CGI, mas do desenvolvimento da luta e dos combates, das situações. No primeiro filme foi uma totalmente boçal luta-contra-o-chefão-da-fase-final-de-videogame, aqui temos muito mais elementos, várias coisas acontecendo e enfim, tudo se desenvolve melhor. Gostei mesmo das cenas finais de combate, com exceção das repetições que citei acima. Infelizmente há outro gancho bem forçado bem no finalzinho, podando de novo a criatividade e que também vai impactar negativamente na continuação, que pena.
Agora entramos no ponto alto do filme, que o torna obrigatório assisti-lo nos cinemas. Vi em uma sala IMAX 3D, e é preciso salientar que o este filme exige uma grande tela, é quase obrigatório ver em IMAX para aproveitar toda a grandeza visual da obra. O 3D é de alta qualidade, ao contrário de muito 3D meia boca que vemos por aí, mas o principal é que... as cenas são LINDAS, simplesmente LINDAS, e ponto final. A maior parte do filme são cenas que se desenrolam na paisagem e nas águas, e são contemplativas, pois felizmente não é um filme cheio de tiros e pancadaria a todo momento, com aquelas cenas com cortes ultra rápidos, excessivos e até irritantes, na verdade as cenas de luta e combate são relativamente poucas e mais concentradas bem no início do filme e depois no final, no miolo é mais contemplação pura e simples, então, relaxe e aproveite, chega a ser quase meditativo. Há alguma cenas bem dramáticas envolvendo sofrimento, um pouco agoniantes mas necessárias para dar o tom da crueldade humana envolvida e por isso bem vindas, mas são poucas e no geral, o sentimento é de contemplação pura.
Enfim... termino como começo: Este novo Avatar é um bom filme? Não chega a ser. Mas deve ser visto no cinema? SIM, COM TODA CERTEZA, é uma experiência visual de altíssimo nível.
Se for uma paródia ou sátira, até quero assistir, o hilário trailer emulando 2001 do Kubrick sugere isso. Espero que não seja apenas um bait. E a Margot em geral escolhe muito bem seus filmes, vamos ver se este também será o caso.
Filme no máximo mediano mesmo para um filme de ação descartável, roteiro a desejar e o filme não empolga. E parece que a Cloe Moretz, que fazia excelentes filmes enquanto criança e adolescente, ao virar adulta só tem feito filmes meia-boca ou ruins.
Era pra sentir medo, terror, suspense, tensão, alguma emoção forte ? Só senti sono, muito sono, e depois mais sono, e no fim, mais sono. Até dou um crédito pro cineasta pela ideia inovadora, não deixa de ser interessante de alguma forma, mas... é chato pra burro.
Muito boa a ideia de retratar a angústia que a protagonista sofria focando em uma reunião familiar natalina, onde toda a "robotização" e super-formalização sufocante da família real fica bem exposta. Bom filme, boa ambientação, boas atuações de todos os atores, incluindo Kristen.
Roteiro muito bom e excelente atuação do Butler,pena que a atuação do Tom Hanks não está grande coisa, ou talvez o personagem do Cel Parker não tenha sido bem construído, ficou meio caricato às vezes, mas não chega a comprometer um ótimo filme.
Adam Sandler tem se revelado um excelente ator dramático, o excelente Joias Brutas não me deixa mentir. Nesse filme ele novamente está muito bem, pena que o roteiro tenha muitos clichês bem óbvios, ainda que bem explorados, diga-se. O filme é bem razoável, mas não espere outro Jóias Brutas.
É bem melhor que o primeiro filme, (que eu, adolescente, vi no cinema na época e mesmo sendo apaixonado por aviação, não gostei, achei muita xaropice e F-5 travestido de MIG-28 também foi duro de engolir). E felizmente, usaram aviões de verdade na maioria das cenas, e não o maldito CGI que sempre é muito mal usado em cenas de aviação, deixando tudo fake. Aqui as cenas de aviação são maravilhosas.
Existem filmes que são confusos por serem complexos mas fazem sentido (por mais que seja difícil entendê-los) , mas existem filmes que são confusos pq tentam parecer complexos e no fim... apenas não fazem sentido mesmo, é apenas enrolação de linguiça. Eu sim, eu gosto de filmes complexos e intrincados, e esse aqui prometia muito no começo, mas acaba sendo somente confuso e cheio de coisas que não fazem sentido nem mesmo dentro da proposta ficção científica do próprio filme. E o que acontece? Algumas coisas são simplesmente jogadas de qualquer jeito e o espectador que engula, como se os roteiristas não soubessem como resolver um ponto complexo da trama ou um problema colateral criado pela própria proposta complexa do filme, e aí cospem qualquer coisa. O ponto alto são os ótimos atores e as situações que são interessantes e intrigantes, mas que são estragadas pela confusão reinante. OBS: Uma cena meio constrangedora (é só um detalhe, não é spoiler) é quando o protagonista demonstra não conhecer o "paradoxo do avô", coisa que qualquer zé da esquina já ouviu falar, mas justo ele, um sujeito inteligente e que aparente ter ótima cultura geral, desconhece por completo. Sei que foi um truque narrativo para explicar ao espectador o conceito, mas deveria ter sido feito de outra forma.
Lendo as críticas aqui, fica óbvio que a maioria não entendeu em nada as mensagens e simbolismos do filme. Bacurau tem vários níveis, não é feito pra agradar, é um soco na consciência, uma surra de realidade, e pode ser um soco forte demais em muitos brasileiros que acabam emulando os dois "sulistas" do filme, que infelizmente existem aos milhões, e que também não se importam nem um pouco se os "sub-humanos" (nordestinos, índígenas, etc) jogados às traças nos rincões do país são tratados como gado (em mais de um significado) por políticos ou mesmo mortos por esporte (E ironia das ironias, no fim são igualados ao mesmo gado que desprezam justo por aqueles que eles cultuam e servem, como lacaios). Quem se importa? Afinal, invocam até mesmo direito divino de matar e explorar, o mesmo direito divino invocado por todos os colonizadores na história.
Não esperem uma Sherlock Holmes feminina, nem grandes mistérios e sacadas. É um filme juvenil, teen, leve e meio bobinho em vários momentos, mas se assistido dentro desta proposta, acho que se sai bem e é divertido, com toques de empoderamento bem vindos considerando que se passa em uma época que a mulher não podia quase nada. Contudo, o recurso de quebra da quarta parede, aqui explicando demais, achei um ponto ruim. Detalhe: A protagonista me lembrou uma Lara Croft adolescente, tipo antes de se tornar uma heroína. Millie Bobby Brown está ótima.
Filme apenas razoável e com muitos pecados. A explicação inicial do contexto da batalha é boa, porém depois que ela começa, os eventos podem ficar um pouco confusos pra quem não conhece a história da batalha, pois alguns não são muito bem explicados e em alguns momentos os eventos se sucedem de forma meio bagunçada e sem muita explicação para o espectador.
Inclusive, o maior pecado do filme é, incrivelmente, NÃO mostrar os ataques japoneses ao porta-aviões Yorktown ou à própria ilha de Midway, por mais absurdo que pareça.
Vemos os aviões japoneses chegando em Midway, fazendo alguns segundos de passagens de metralhadora em um bunker onde está um cinegrafista um tanto temerário e... mais nada!!! Não mostram os caças da ilha interceptando os japoneses e sendo massacrados pelos caças Mitsubish Zero japoneses; não mostra as instalações sendo bombardeadas, enfim, não mostra nada do ataque e nem os resultados do ataque, o que elimina muito do clima dramática de guerra: Não sabemos o que aconteceu com a ilha, com as pessoas que lá estavam, o drama, o pânico, as mortes... nada!
Também não mostram NADA dos ataques ao Yorktown, NADA!!! Só uma cena de uns 5 segundos onde vemos ele já afundando e alguém fala "perdemos o Yorktown" e a cena já muda, sem dar nenhuma ênfase ao ocorrido. De novo, perdemos uma grande parcela do drama e sofrimento da guerra, e perde-se a própria importância do acontecimento, pois parece que o afundamento de um dos poucos porta-aviões dos EUA não tem a menor importância. Inclusive, aposto que muita gente que viu o filme nem vai lembrar que os EUA perdem um porta-aviões naquela batalha. A cena é facilmente esquecida minutos depois.
Já os ataques sofridos pelos japoneses são mostrados em detalhes, o que é bom. mas porque diabos não fazer o mesmo com os ataques sofridos pelos americanos?
Com relação ao visual, o CGI até que é razoável/bom, há sim alguma artificialidade mas pelo menos os navios e aviões não parecem brinquedinhos. Os efeitos de fumaça e fogo são bons. As cenas de batalhas infelizmente sofrem um pouco do aspecto de videogame ou "star wars", porém bem menos que no infame e horroroso Pearl Harbour do Michael Bay , onde beiram o ridículo extremo.
Mas o filme de 1976 é muito melhor. Aproveitem e assistam.
No EP 8, finalmente tentaram ousar um pouco, seguir adiante na saga com algo diferente e até um pouco disruptivo, uma brisa fresca. O melhor dessa nova trilogia.
Agora, no EP 9, jogam tudo isso no ralo e fazem um filme lembra os últimos Transformers: Um amontoado de cenas de ação genéricas, situações genéricas, sub-tramas sem importância para o arco do filme, roteiro desconexo, infantilizado, bagunçado, horroroso, personagens totalmente descartáveis, excesso de lutas que não adicionam nada, excesso de referências, excesso de mais do mesmo, mais do mesmo e mais do mesmo, inclusive mais do mesmo em doses cavalares, exageradas, e mais do mesmo QUE NÃO DEVERIA ESTAR ALI.
Enfim, fiquei com uma sensação de que o filme era uma coleção de cenas desconexas, exageradas, jogadas ali de qq jeito, no estilo do últimos episódios de Lost ou House of Cards: Não sabemos como terminar esse treco. E aqui, a solução foi terminar isso com uma penca de referências e copy & paste, pois isso é seguro, os fãs vão adorar.
Eu até me diverti até mais ou menos metade do filme, mas depois o filme me CANSOU, simplesmente CANSOU, ficou CHATO, e nada daquilo fazia muito sentido.
Roteiro HORRÍVEL, horroroso, tenebroso, cagado.
Pelo menos, agora que a saga principal chegou ao fim (espero!), que possam se concentrar em filmes e séries paralelos, onde podem ousar um pouco ou pelo menos fazer bons roteiros, como o ótimo e Rogue One e a ótima série The Mandaloriam.
2 estrelas pelo visual, efeitos e fotografia, + meia estrela pelo filme.
Filme sensacional, quase perfeito. Atuação matadora do Joaquin, ótima direção, ótima fotografia e principalmente, um roteiro excelente, com toda uma temática social delicada, complexa, cruel e muito bem exposta, mas sem fazer em momento algum apologia a nada, mas apenas constatando a realidade.
Godzilla: Minus One
4.1 266Nunca gostei de nenhum dos filme de Godzilla feitos por roliúde nos últimos 30 anos, todos tem roteiros fracos e personagens esquecíveis, nenhum chegava perto do original japonês dos anos 50 nem de sua essência, que era mostrar os horrores da guerra e os perigos terríveis e a paranoia da era atômica, tudo isso se perdia nos filmes americanos.
Este filme, de certa forma um remake do original, resgata a essência e acerta em TUDO. Por mim deveria levar indicação de melhor filme e se não fosse Oppie, poderia até ganhar (se bem que ainda não vi o faladíssimo Pobres Criaturas).
Equilibra muito bem cenas de ação, drama pessoal, crítica aos governo japonês e americano, crítica à guerra, crítica à bomba atômica, tudo na medida certa e feito de forma certa por quem sabe como fazer um bom filme.
Japonês mostrando que consegue fazer filme 10x melhor que Yankee e gastando (literalmente) 10x menos.
M3gan
3.0 797 Assista AgoraSituações caricatas, diálogos caricatos e forçados, em determinado ponto o filme vira uma cópia de O Brinquedo Assassino. Enfim: Fraco e mal realizado.
Oppenheimer
4.0 1,1KCom relação a muitos comentários dizendo que
o filme falhou em não mostrar os ataques atômicos ao Japão, eu discordo, pois creio que o filme quis mostrar exatamente o que Openheimer viu e sentiu na época, em primeira pessoa: Ele NÃO viu diretamente o que aconteceu em Hiroshima ou Nagasaki (como aliás quase todo mundo exceto a população destas cidades e os pilotos que soltaram a bomba).
Oppenheimer nem tinha certeza que iriam realmente usar a bomba e muito menos quando iriam usar, apenas ficou sabendo pelo rádio e jornais, como quase todo mundo.
Lembrando que ele já tinha sido colocado de lado (lembram da cena do militar falando "desculpe doutor, a partir de agora a gente assume tudo" e apenas podia SENTIR um misto de emoções naquele momento.
Acho que o filme quis mostrar isso, como foi a reação dele quando somente soube do que aconteceu mas de fato não viu acontecer.
Oppenheimer
4.0 1,1KFui assistir com expectativas muito altas, o que geralmente não é boa política mas desta vez elas foram não só satisfeitas como até superadas. Após o mediano Tenet, que para mim tem mais defeitos que qualidades, aqui Nolan faz um filme quase perfeito, quase impecável.
A experiência é extremamente envolvente e chega a ser sufocante, a película despeja sem piedade diálogos, monólogos e kilotons de informações bombardeando (trocadilhos inevitáveis porém totalmente apropriados) o cérebro do espectador, mas tudo é muito bem pensado, calibrado, significativo, necessário, não há sofisticação gratuita ou complicações desnecessárias ou artificiais, o que parece complexo de fato é complexo: A situação política era muito complexa, os dilemas morais e éticos eram muito complexos, as implicações do fazer e também do não fazer eram muito complexas, a mente de Oppenheimer e dos demais cientistas era complexa e dividida, as diversas pessoas envolvidas com seus egos, ambições e agendas pessoais de poder eram complexas, e tudo isso misturado vira um imenso "Xadrez 4D" que de fato aconteceu na realidade, não é invenção alucinada de nenhum romancista ou roteirista.
Filme para ser lentamente digerido e discutido por dias, semanas, meses, e que por tratar de fatos históricos, nos convida a estudar e pesquisar, o que sempre é muito bom.
Barbie
3.9 1,6K Assista AgoraO filme tem muito mais camadas e é muito melhor do que eu imaginei, basicamente passa a mensagem que os diretos são iguais, e faz isso colocando o Ken em uma posição que seria o da mulher no mundo real, ou seja, inverte as condições para justamente passar sua mensagem. E faz isso de diversas formas brilhantes, e em diversas camadas.
Curioso como muitos homens acharam "ofensivo", o que acho um tanto infantil, pois em momento algum param para pensar que esta ofensa ocorre no mundo real e ocorria muito mais no passado, apenas não era direcionada a eles. Ou seja: Só é "ofensa" quando você é elemento inferiorizado, quando é o outro, aí passa batido.
E isso vale para gênero, etnia, cor da pele, tudo.
O Homem Que Matou Hitler e o Pé Grande
2.6 35 Assista AgoraGostei muito do filme, das diversas questões abordadas, na verdade foi até melhor do que pensei, mas o finalzinho foi muito sem sentido, só por isso não ganha 4 estrelas, fica com 3,5.
Oppenheimer
4.0 1,1KAguardando ansiosamente! Um grande tema histórico, um ótimo diretor, um elenco estelar, e talvez esse seja o papel da vida do ótimo ator Cillian Murphy
2010: O Ano Em Que Faremos Contato
3.2 143 Assista AgoraÉ um bom filme, até acima da média da FC em geral, mas de forma alguma deve ser comparado com 2001, pois este é a obra-prima de um dos melhores diretores da história, então é covardia qualquer comparação.
O filme tem alguma inconsistências, especialmente o começo que ignora completamente as últimas e mais impactantes cenas de 2001, falha terrível, mas em defesa do filme, o livro do Clarke também comete essa grave falha, então não podemos culpar o filme.
E neste caso, ocorre o mais habitual: O livro é melhor que filme, recomendo a leitura. Ao contrário de 2001, raro caso de filme melhor que o livro.
Avatar: O Caminho da Água
3.9 1,3K Assista AgoraJá dei minha análise há alguns dias atrás, porém reforço o que eu já disse, após ver outras análises: Apesar da história ser um pouco melhor que a do primeiro filme, o roteiro é muito pior, me pergunto como um roteiro que levou 10 anos para ser escrito tem tantos furos, tantas coisas sem sentido, tantas contradições ou mesmo erros crassos.
Avatar: O Caminho da Água
3.9 1,3K Assista AgoraEste novo Avatar é um bom filme? Não chega a ser. Mas deve ser visto no cinema? SIM, COM TODA CERTEZA, é uma experiência visual de altíssimo nível.
Primeiro quero começar dizendo que não gostei do primeiro Avatar, pois a história era rasa, ultra-simplista e totalmente previsível, aquela surrada jornada do herói que com 1 hora de filme você já sabe essencialmente tudo que vai acontecer, e nem sou totalmente contra filmes de jornada de herói, desde que tenha um pingo de criatividade e seja bem explorada. Mas Avatar 1 não tinha nada disso, era copy & paste genérico do pior tipo. Claro, o filme era lindo, sem dúvida, mas entediante, desinteressante, burocrático, saí do cinema decepcionado e bocejando.
Este novo Avatar avança um pouco no quesito contar uma história, mas apenas um pouco, de novo poderiam ter feito coisa bem melhor. O pior problema foi a falta total de criatividade do antagonista
pois trazer o mesmo vilão que morreu no primeiro filme foi muito forçado,
Mas de qualquer forma, este novo filme acaba sendo melhor, pelo menos o suficiente para eu pelo menos não bocejar, e as cenas de ação e combate do final foram MUITO melhores que a do primeiro filme, e nem estou falando da filmagem ou CGI, mas do desenvolvimento da luta e dos combates, das situações. No primeiro filme foi uma totalmente boçal luta-contra-o-chefão-da-fase-final-de-videogame, aqui temos muito mais elementos, várias coisas acontecendo e enfim, tudo se desenvolve melhor. Gostei mesmo das cenas finais de combate, com exceção das repetições que citei acima. Infelizmente há outro gancho bem forçado bem no finalzinho, podando de novo a criatividade e que também vai impactar negativamente na continuação, que pena.
Agora entramos no ponto alto do filme, que o torna obrigatório assisti-lo nos cinemas. Vi em uma sala IMAX 3D, e é preciso salientar que o este filme exige uma grande tela, é quase obrigatório ver em IMAX para aproveitar toda a grandeza visual da obra. O 3D é de alta qualidade, ao contrário de muito 3D meia boca que vemos por aí, mas o principal é que... as cenas são LINDAS, simplesmente LINDAS, e ponto final. A maior parte do filme são cenas que se desenrolam na paisagem e nas águas, e são contemplativas, pois felizmente não é um filme cheio de tiros e pancadaria a todo momento, com aquelas cenas com cortes ultra rápidos, excessivos e até irritantes, na verdade as cenas de luta e combate são relativamente poucas e mais concentradas bem no início do filme e depois no final, no miolo é mais contemplação pura e simples, então, relaxe e aproveite, chega a ser quase meditativo. Há alguma cenas bem dramáticas envolvendo sofrimento, um pouco agoniantes mas necessárias para dar o tom da crueldade humana envolvida e por isso bem vindas, mas são poucas e no geral, o sentimento é de contemplação pura.
Enfim... termino como começo: Este novo Avatar é um bom filme? Não chega a ser. Mas deve ser visto no cinema? SIM, COM TODA CERTEZA, é uma experiência visual de altíssimo nível.
Barbie
3.9 1,6K Assista AgoraSe for uma paródia ou sátira, até quero assistir, o hilário trailer emulando 2001 do Kubrick sugere isso. Espero que não seja apenas um bait.
E a Margot em geral escolhe muito bem seus filmes, vamos ver se este também será o caso.
Mãe X Androides
2.4 140Filme no máximo mediano mesmo para um filme de ação descartável, roteiro a desejar e o filme não empolga.
E parece que a Cloe Moretz, que fazia excelentes filmes enquanto criança e adolescente, ao virar adulta só tem feito filmes meia-boca ou ruins.
Skinamarink: Canção de Ninar
2.3 234 Assista AgoraEra pra sentir medo, terror, suspense, tensão, alguma emoção forte ? Só senti sono, muito sono, e depois mais sono, e no fim, mais sono.
Até dou um crédito pro cineasta pela ideia inovadora, não deixa de ser interessante de alguma forma, mas... é chato pra burro.
Spencer
3.7 569 Assista AgoraMuito boa a ideia de retratar a angústia que a protagonista sofria focando em uma reunião familiar natalina, onde toda a "robotização" e super-formalização sufocante da família real fica bem exposta.
Bom filme, boa ambientação, boas atuações de todos os atores, incluindo Kristen.
Elvis
3.8 759Roteiro muito bom e excelente atuação do Butler,pena que a atuação do Tom Hanks não está grande coisa, ou talvez o personagem do Cel Parker não tenha sido bem construído, ficou meio caricato às vezes, mas não chega a comprometer um ótimo filme.
Arremessando Alto
3.7 284 Assista AgoraAdam Sandler tem se revelado um excelente ator dramático, o excelente Joias Brutas não me deixa mentir. Nesse filme ele novamente está muito bem, pena que o roteiro tenha muitos clichês bem óbvios, ainda que bem explorados, diga-se. O filme é bem razoável, mas não espere outro Jóias Brutas.
Top Gun: Maverick
4.2 1,1K Assista AgoraÉ bem melhor que o primeiro filme, (que eu, adolescente, vi no cinema na época e mesmo sendo apaixonado por aviação, não gostei, achei muita xaropice e F-5 travestido de MIG-28 também foi duro de engolir).
E felizmente, usaram aviões de verdade na maioria das cenas, e não o maldito CGI que sempre é muito mal usado em cenas de aviação, deixando tudo fake. Aqui as cenas de aviação são maravilhosas.
Tenet
3.4 1,3K Assista AgoraExistem filmes que são confusos por serem complexos mas fazem sentido (por mais que seja difícil entendê-los) , mas existem filmes que são confusos pq tentam parecer complexos e no fim... apenas não fazem sentido mesmo, é apenas enrolação de linguiça.
Eu sim, eu gosto de filmes complexos e intrincados, e esse aqui prometia muito no começo, mas acaba sendo somente confuso e cheio de coisas que não fazem sentido nem mesmo dentro da proposta ficção científica do próprio filme.
E o que acontece? Algumas coisas são simplesmente jogadas de qualquer jeito e o espectador que engula, como se os roteiristas não soubessem como resolver um ponto complexo da trama ou um problema colateral criado pela própria proposta complexa do filme, e aí cospem qualquer coisa.
O ponto alto são os ótimos atores e as situações que são interessantes e intrigantes, mas que são estragadas pela confusão reinante.
OBS: Uma cena meio constrangedora (é só um detalhe, não é spoiler) é quando o protagonista demonstra não conhecer o "paradoxo do avô", coisa que qualquer zé da esquina já ouviu falar, mas justo ele, um sujeito inteligente e que aparente ter ótima cultura geral, desconhece por completo. Sei que foi um truque narrativo para explicar ao espectador o conceito, mas deveria ter sido feito de outra forma.
Bacurau
4.3 2,7K Assista AgoraLendo as críticas aqui, fica óbvio que a maioria não entendeu em nada as mensagens e simbolismos do filme.
Bacurau tem vários níveis, não é feito pra agradar, é um soco na consciência, uma surra de realidade, e pode ser um soco forte demais em muitos brasileiros que acabam emulando os dois "sulistas" do filme, que infelizmente existem aos milhões, e que também não se importam nem um pouco se os "sub-humanos" (nordestinos, índígenas, etc) jogados às traças nos rincões do país são tratados como gado (em mais de um significado) por políticos ou mesmo mortos por esporte (E ironia das ironias, no fim são igualados ao mesmo gado que desprezam justo por aqueles que eles cultuam e servem, como lacaios).
Quem se importa? Afinal, invocam até mesmo direito divino de matar e explorar, o mesmo direito divino invocado por todos os colonizadores na história.
Enola Holmes
3.5 816 Assista AgoraNão esperem uma Sherlock Holmes feminina, nem grandes mistérios e sacadas. É um filme juvenil, teen, leve e meio bobinho em vários momentos, mas se assistido dentro desta proposta, acho que se sai bem e é divertido, com toques de empoderamento bem vindos considerando que se passa em uma época que a mulher não podia quase nada.
Contudo, o recurso de quebra da quarta parede, aqui explicando demais, achei um ponto ruim.
Detalhe: A protagonista me lembrou uma Lara Croft adolescente, tipo antes de se tornar uma heroína.
Millie Bobby Brown está ótima.
A Viagem de Chihiro
4.5 2,3K Assista AgoraObra prima, um dos melhores filmes (e não apenas de animação) já feitos.
Midway: Batalha em Alto Mar
3.3 187 Assista AgoraFilme apenas razoável e com muitos pecados. A explicação inicial do contexto da batalha é boa, porém depois que ela começa, os eventos podem ficar um pouco confusos pra quem não conhece a história da batalha, pois alguns não são muito bem explicados e em alguns momentos os eventos se sucedem de forma meio bagunçada e sem muita explicação para o espectador.
Inclusive, o maior pecado do filme é, incrivelmente, NÃO mostrar os ataques japoneses ao porta-aviões Yorktown ou à própria ilha de Midway, por mais absurdo que pareça.
Vemos os aviões japoneses chegando em Midway, fazendo alguns segundos de passagens de metralhadora em um bunker onde está um cinegrafista um tanto temerário e... mais nada!!! Não mostram os caças da ilha interceptando os japoneses e sendo massacrados pelos caças Mitsubish Zero japoneses; não mostra as instalações sendo bombardeadas, enfim, não mostra nada do ataque e nem os resultados do ataque, o que elimina muito do clima dramática de guerra: Não sabemos o que aconteceu com a ilha, com as pessoas que lá estavam, o drama, o pânico, as mortes... nada!
Também não mostram NADA dos ataques ao Yorktown, NADA!!! Só uma cena de uns 5 segundos onde vemos ele já afundando e alguém fala "perdemos o Yorktown" e a cena já muda, sem dar nenhuma ênfase ao ocorrido. De novo, perdemos uma grande parcela do drama e sofrimento da guerra, e perde-se a própria importância do acontecimento, pois parece que o afundamento de um dos poucos porta-aviões dos EUA não tem a menor importância. Inclusive, aposto que muita gente que viu o filme nem vai lembrar que os EUA perdem um porta-aviões naquela batalha. A cena é facilmente esquecida minutos depois.
Já os ataques sofridos pelos japoneses são mostrados em detalhes, o que é bom. mas porque diabos não fazer o mesmo com os ataques sofridos pelos americanos?
Com relação ao visual, o CGI até que é razoável/bom, há sim alguma artificialidade mas pelo menos os navios e aviões não parecem brinquedinhos. Os efeitos de fumaça e fogo são bons. As cenas de batalhas infelizmente sofrem um pouco do aspecto de videogame ou "star wars", porém bem menos que no infame e horroroso Pearl Harbour do Michael Bay , onde beiram o ridículo extremo.
Mas o filme de 1976 é muito melhor. Aproveitem e assistam.
Star Wars, Episódio IX: A Ascensão Skywalker
3.2 1,3K Assista AgoraNo EP 8, finalmente tentaram ousar um pouco, seguir adiante na saga com algo diferente e até um pouco disruptivo, uma brisa fresca. O melhor dessa nova trilogia.
Agora, no EP 9, jogam tudo isso no ralo e fazem um filme lembra os últimos Transformers: Um amontoado de cenas de ação genéricas, situações genéricas, sub-tramas sem importância para o arco do filme, roteiro desconexo, infantilizado, bagunçado, horroroso, personagens totalmente descartáveis, excesso de lutas que não adicionam nada, excesso de referências, excesso de mais do mesmo, mais do mesmo e mais do mesmo, inclusive mais do mesmo em doses cavalares, exageradas, e mais do mesmo QUE NÃO DEVERIA ESTAR ALI.
Enfim, fiquei com uma sensação de que o filme era uma coleção de cenas desconexas, exageradas, jogadas ali de qq jeito, no estilo do últimos episódios de Lost ou House of Cards: Não sabemos como terminar esse treco. E aqui, a solução foi terminar isso com uma penca de referências e copy & paste, pois isso é seguro, os fãs vão adorar.
Eu até me diverti até mais ou menos metade do filme, mas depois o filme me CANSOU, simplesmente CANSOU, ficou CHATO, e nada daquilo fazia muito sentido.
Roteiro HORRÍVEL, horroroso, tenebroso, cagado.
Pelo menos, agora que a saga principal chegou ao fim (espero!), que possam se concentrar em filmes e séries paralelos, onde podem ousar um pouco ou pelo menos fazer bons roteiros, como o ótimo e Rogue One e a ótima série The Mandaloriam.
2 estrelas pelo visual, efeitos e fotografia, + meia estrela pelo filme.
Coringa
4.4 4,1K Assista AgoraFilme sensacional, quase perfeito. Atuação matadora do Joaquin, ótima direção, ótima fotografia e principalmente, um roteiro excelente, com toda uma temática social delicada, complexa, cruel e muito bem exposta, mas sem fazer em momento algum apologia a nada, mas apenas constatando a realidade.