Video Music Awards | VMA (2001)

2001

2001 MTV Video Music Awards

A cerimônia dos MTV Video Music Awards de 2001 foi transmitida ao vivo em 06 de Setembro de 2001, tendo premiado os melhores videoclipes lançados entre 10 de Junho de 2000 e 08 de Junho de 2001. O programa foi apresentado pelo ator Jamie Foxx, e teve lugar no Metropolitan Opera House, em Nova Iorque.

Vencedores:
Vídeo do Ano: Christina Aguilera, Lil' Kim, Mýa and Pink (featuring Missy "Misdemeanor" Elliott) — "Lady Marmalade"
Melhor Vídeo Masculino: Moby (featuring Gwen Stefani) — "South Side"
Melhor Vídeo Feminino: Eve (featuring Gwen Stefani) — "Let Me Blow Ya Mind"
Melhor Vídeo de Grupo: 'N Sync — "Pop"
Artista Revelação: Alicia Keys — "Fallin'"
Melhor Vídeo de Pop: 'N Sync — "Pop"
Melhor Vídeo de Rock: Limp Bizkit — "Rollin' (Air Raid Vehicle)"
Melhor Vídeo de R&B: Destiny's Child — "Survivor"
Melhor Vídeo de Rap: Nelly — "Ride wit Me"
Melhor Vídeo de Hip-Hop: OutKast — "Ms. Jackson"
Melhor Vídeo Dance: 'N Sync — "Pop"
Melhor Vídeo para um Filme: Christina Aguilera, Lil' Kim, Mýa and Pink (featuring Missy "Misdemeanor" Elliott) — "Lady Marmalade" (from Moulin Rouge!)
Vídeo Inovador: Fatboy Slim — "Weapon of Choice"
Melhor Direção num Vídeo: Fatboy Slim — "Weapon of Choice" (Directors: Spike Jonze)
Melhor Coreografia num Vídeo: Fatboy Slim — "Weapon of Choice" (Choreographers: Michael Rooney, Spike Jonze and Christopher Walken)
Melhores Efeitos Visuais num Vídeo: Robbie Williams — "Rock DJ" (Special Effects: Carter White FX, Audio Motion and Clear Post Production)
Melhor Direção de Arte num Vídeo: Fatboy Slim — "Weapon of Choice" (Art Director: Val Wilt)
Melhor Edição num Vídeo: Fatboy Slim — "Weapon of Choice" (Editor: Eric Zumbrunnen)
Melhor Cinematografia num Vídeo: Fatboy Slim — "Weapon of Choice" (Director of Photography: Lance Acord)
Escolha da Audiência: 'N Sync — "Pop"
Vídeo Vanguarda: U2

6 de Setembro de 2001