Nomes Alternativos: Vsevolod Illarionovitch Pudovkin
Nascimento: 16 de Fevereiro de 1893 (60 years)
Falecimento: 20 de Junho de 1953
Penza - Rússia
O teórico e cineasta russo Pudovkin, que se tornou conhecido por interpretar de forma visual as motivações internas e as emoções dos personagens de seus filmes, considerava a montagem como o clímax do trabalho criador do diretor de cinema.
Vsevolod Illarionovitch Pudovkin nasceu em Penza, em 28 de fevereiro de 1893. Durante a primeira guerra mundial, foi ferido e aprisionado durante três anos, o que o obrigou a interromper seus estudos de química.
Retomou-os ao término do conflito, mas logo sentiu-se atraído pelo teatro. No Instituto Estatal de Cinema de Moscou, como discípulo de Lev Kuleshov, explorou as possibilidades psicológicas da técnica de montagem e justaposição de imagens para exprimir estados emocionais dos personagens.
Dirigiu documentários, como Golod, golod, golod (1922; Fome, fome, fome) e Mekhanika golovnovo mozga (1925; A mecânica do cérebro), que ilustra as teorias de Pavlov sobre reflexos condicionados. Seguiram-se as obras-primas que o consagraram, ao lado de Eisenstein, como um dos maiores cineastas soviéticos. Mat (1926; A mãe) é uma adaptação do romance de Maksim Gorki em que o cineasta utiliza recursos de montagem para representar idéias complexas, como na seqüência que mostra cenas da rebelião numa prisão, intercaladas com imagens do gelo que flutua sobre um rio e se quebra.
Outros filmes importantes são Konets Sankt-Peterburga (1927; O fim de São Petersburgo), Potomok Chingis-Khan (1928; O herdeiro de Gengis Khan ou Tempestade sobre a Ásia) e os filmes sonoros Dezertir (1933; O desertor), Suvorov (1941; General Suvorov) e Admiral Nakhimov (1946-1947; Almirante Nakhimov).