Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > William Holden (I)

William Holden (I)

Nomes Alternativos: William Franklin Beedle Jr.

167Número de Fãs

Nascimento: 17 de Abril de 1918 (63 years)

Falecimento: 16 de Novembro de 1981

O'Fallon, Illinois - Estados Unidos da América

Filho de pai químico industrial e mãe professora, aos três anos de idade William Holden foi morar em Pasadena, na Califórnia. Ainda estudante, começou a trabalhar como ator no Pasadena Junior College, na Califórnia, até que em 1937 um caçador de talentos da Paramount o descobriu, assinando assim seu primeiro contrato.

Em 1938, apareceu como extra no filme Prison Farm (“Penas de Amor”), e em 1939 fez apenas uma fala no filme Million Dollar Legs (“Ela Prefere os Atletas”). O primeiro filme como astro foi Golden Boys (“Conflito de Duas Almas”).

Prestou serviço militar durante a Segunda Guerra Mundial, voltando da guerra como tenente. Sua grande oportunidade nas telas, porém, surgiu com Stalag 17 (“Inferno 17”), papel que lhe valeu um Oscar e a partir do qual se tornou ator de grande bilheteria. Nos anos sessenta morou em Genebra, na Suíça, e passava parte de seu tempo na África, onde possuía o Mount Kenya Safari Club.

Foi casado com a atriz Brenda Marshall por vinte anos e teve com ela dois filhos: Peter e Scott. Nos últimos anos de sua vida viajou em missões ecológicas e culturais para a África, sempre acompanhado da atriz Stephanie Powers, estrela da série de televisão "Casal 20". Tinha mania por higiene, chegando a tomar quatro banhos por dia.

Faleceu devido a um machucado na testa, causado por uma queda em conseqüência de ter bebido demais. Ficou consciente por mais ou menos meia hora após se machucar e não percebeu que deveria procurar socorro; caso o tivesse feito, provavelmente não teria falecido. Foi encontrado morto em seu apartamento em 15 de novembro de 1981.

Possui uma estrela na "Calçada da Fama", localizada em 1651 Vine Street.

Cônjuge: Brenda Marshall (de 1941 a 1971)
Filhos: Scott Porter Holden, Virginia Holden, Peter Westfield Holden, Arlene Holden
Irmãos: Richard P. Beedle, Robert Westfield Beedle