Inspirado na unidade de operações especiais alemã KG 200 da vida real, que derrubou, consertou e voou aeronaves aliadas como cavalos de Tróia, “Wolf Hound” acontece em 1944 na França ocupada pelos alemães e segue as ousadas façanhas do piloto de caça judeu-americano Capitão David Holden. Emboscado atrás das linhas inimigas, Holden deve resgatar uma tripulação capturada do B-17 Flying Fortress, fugir de um inimigo implacável que o persegue a cada passo e frustrar um plano que poderia alterar completamente o resultado da Segunda Guerra Mundial.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
WOLF HOUND
Direção: Michael B. Chait
Ano: 2023
Assistido em: 23/09/2023
A Segunda Guerra Mundial tem tantas histórias incríveis, que muitas são quase inacreditáveis. Hollywood que não é boba nem nada se vale dessas passagens heróicas para sustentar seus filmes, não importa quanto estudemos, não importa quanto pesquisemos, sempre vamos nos deparar com relatos impressionantes de sobreviventes da maior carnificina já ocorrida na Terra. "Wolf Hound" traz uma história pouco provável, mas que é inspirada em um evento pouco conhecido do conflito.
Na França de 1944 o capitão americano (e judeu), David Holden é piloto de caça, e está combatendo as forças nazistas pelos céus, entretanto ele é abatido e obrigado a lutar por terra. Holden terá que fazer de tudo para sobreviver à perseguição do exército Nazi, enquanto descobre um plano ardiloso do inimigo, que pretende utilizar aviões aliados que foram abatidos como "Cavalos de Tróia" contra Londres.
Olha eu fiquei muito surpreso, não vou mentir os motivos que me levaram a assistir essa obra não foram os mais nobres, o primeiro, e obviamente o principal, é que simplesmente quero assistir tudo relacionado a Segunda Guerra Mundial, e o segundo, são os protagonistas, James Maslow e Trevor Donovan, dois gatos, que valem a pena admirar, mas não serei leviano, admito que esperava que fosse aquelas produções bem de segunda categoria, inclusive imaginava que toda a ação se desenrolava no ar, apenas com batalhas aéreas para economizar com cenário, mas surpreendentemente o filme é bem bolado, e fiquei de queixo caído ao descobrir que todos os aviões usados aqui são verdadeiros, e da época do conflito, chega ser decepcionante saber que relíquias como essas foram liberadas para um projeto que quase não teve visibilidade.
A história é bastante simples do ponto de vista cinematográfico, temos o herói, que tem uma missão que precisa ser executada o mais rápido possível, o roteiro não enrola e a cadência de acontecimentos é bem desenvolvida, mas é claro que nada é perfeito, o desenvolvimento personagens, por exemplo, não existe, mas dentro do contexto estabelecido todo mundo funciona, você entende que os personagens estão no meio de uma guerra, são pessoas de ideologias completamente distintas, o que faz deles adversários naturais, isso simplifica as coisas, e dá uma amaciada no fato de não existir nenhum background para as figuras centrais.
Infelizmente a produção tem um terrível problema chamado direção, o trabalho de Michael B. Chait é simplesmente tenebroso, não conhecia esse sujeito, e honestamente espero não assistir mais nada dele, o longa não é nenhum desastre como eu imaginava que seria, mas não devido esse camarada, as composições de cena deles são péssimas, é cada enquadramento brega, zoom e câmera lenta excessivos e fora de hora, senti que estava assistindo um trabalho do Michael Bay, o exército em cena não era o exército americano da Segunda Guerra, era o exército visto nos filmes dos Transformers, daqueles que aparecem contra o sol, ou que com um tiro causam uma explosão e o inimigo sai voando pelos ares, tem algumas cenas de ação que mais me pareceram saídas de um filme de super-heróis do que de um sobre uma das guerras mundiais.
“Wolf Hound” reforça a teoria de que a expectativa é a nossa pior inimiga, como não esperava absolutamente nada, recebi o mínimo, e consegui me divertir, consegui me surpreender, no final estava até esperando que aconteceria algo diferente, mas não foi bem o que aconteceu, foi um finalzinho clássico, a la Hollywood. Jamais será uma referência do gênero, muito menos um filme que será lembrado nas principais indicações quando falamos da Grande Segunda Guerra Mundial, mas é uma boa distração e um bom entretenimento para quem quiser conhecer mais episódios interessantes e absurdos que aconteceram nesse período tão obscuro da história da raça humana.
Algumas boas cenas de ação e efeitos, mas não chega a empolgar.
10-12-2022