Interessante rever essa obra hoje em tempos de linguagens efêmeras de netflix e afins. A proposta de uma estética contemplativa e dramatização teatral exige que o espectador saia de sua postura passiva em relação ao audiovisual. Pra quem procura entretenimento passageiro esse filme será uma fria, mas pra quem busca poesia a obra certamente será uma bela paulada na cabeça.
Para o Walter Carvalho deve ter sido uma brincadeira cuidar da fotografia tendo a serra gaúcha em mãos. Belo filme do Selton Mello. Gostei da história deixar perguntas sem respostas ou mal respondidas, já que o enredo trata de dilemas envolvendo memória, relações perdidas e histórias mal contadas. O tom contemplativo caiu bem. Acho que a proposta do filme não se encaixaria bem dentro de um roteiro enlatado ou "rendondinho". De francês o filme tem mais é o conteúdo, já que a inspiração maior é o cinema italiano, principalmente Fellini, como o próprio Selton admite. Essa fotografia contemplativa lembrou a vibe do Tarkovski algumas vezes. Certamente o diretor quis flertar com as suas variadas referências, se o resultado soou como clichê de "filme europeu" para muitos, dane-se, isso apenas significa que ele fugiu do padrão hollywoodiano que sempre engolimos sem pensar. Deixemos o Selton viajar nas suas inspirações cinematográficas, está indo muito bem.
Para aqueles que acreditam num cinema nacional para além das globochanchadas e dos tropas de elite da vida, tá aí uma original e belíssima obra. O filme é, sem dúvida, uma experiência impactante, ao qual você não sai ileso. A história aos poucos vai pegando o espectador pelo pescoço e o sufocando através de seu estratagema sensorial e metafórico. Um filme assim não chega aos cinemas dos shoppings centers, ainda bem resistem bravamente os cinemas alternativos para contemplar grandes obras ignoradas como essa.
Sergio Rezende, cineasta que se especializou em levar às telas biografias de personalidades marcantes da história do Brasil, caprichou nesse incrível relato sobre um emblemático anti herói cult da política nacional. Tenório Cavalcanti é um típico personagem terceiro mundista, anjo e demônio, entre a busca da sobrevivência e do poder. O filme, claro, traça um enredo romântico de exaltação da lenda, mas é aí que está a chamada licença poética e o uso da ficção para se criar uma bela narrativa. E José Wilker em marcante atuação, contribuiu muito para o sucesso do filme, grande vencedor do Festival de Gramado daquele ano.
Da série de filmes fofo cult. Historinha meiga e inteligente, sem se deixar cair no clichê. Um personagem bem interessante o do Adam e sua síndrome de Asperger, atuação nada fácil do Hugh Dancy. Uma bela trilha sonora também.
Se você curte a fórmula Nolan de brincar com os aspectos temporais e narrativos da história e deixar o espectador quebrando a cabeça do início ao fim vai adorar o filme, tá aí quem sabe o seu trabalho mais megalomaníaco.
Sem dúvida um filme difícil e pesado, como já nos indica o titulo, porém é o tipo de obra que através de sua carga negativa nos faz refletir. De cara o prólogo do filme já me conquistou, ao som da ópera Tristão e Isolda do Wagner, uma sequência fantástica de quadros em lentíssimos movimentos que ao longo da trama ganharão sentido. Gostei também da divisão da história em duas partes, opondo os enfoques nas duas irmãs e suas antagônicas personalidades. Outro destaque também achei o personagem do Kiefer Sutherland, com um comportamento inabalável e um desfecho absurdamente contrastante, mas muito explicativo. E a ideia do planeta Melancolia vagando a esmo pelo espaço foi uma metáfora genial. No mais é spoiler. É um filme maravilhosamente pessimista, e se você estiver disposto a se entregar a ele, uma experiência sensorial e reflexiva fascinante.
Muito boa adaptação, Mastroianni foi a escolha perfeita pra interpretar o Mersault. Acredito que o filme conseguiu transmitir a atmosfera da náusea existencial da obra do Camus, que mais que a história em si, seria o mais difícil de transpor para as telas. Outro diretor sem a sensibilidade do Visconti fracassaria.
Adaptação bem interessante, com originalidade conseguiu levar um pouco da psicodelia da história pras telas, mas vale ler o livro antes de assisti-lo, pra evitar o estranhamento.
Antonioni fez uma bela representação da contracultura americana da época. A trilha sonora por si só já vale o filme. Uma visão poética da rebeldia do final dos 60's. Destaque pra transa surreal no deserto e o êxtase do final, literalmente explosivo.
Esse é daqueles filmes que uns encontrarão inúmeras metáforas, enquanto outros mais padronizados dirão que é uma obra pseudo-intelectual (que é sempre a melhor maneira de desconsiderar uma obra de arte sem precisar pensar sobre ela), o fato é que o filme, independente de agradar ou não, provoca fascínio, estranhamento e muitas reflexões, o resto fica pra cabeça de cada um, assista.
Não é um filme marcante, porém conta muito bem a relação discordante entre Freud e Jung a respeito dos rumos da psicanalise e a maluca relação entre Jung e Sabina (Keira Knightley muito bem). Para os interessados no assunto é um ótimo filme.
Montagem ao estilo do mestre, pra quem é fã do Sganzerla e do cinema nacional é um filme mais que obrigatório, tem registros raríssimos e toda a trajetória do gênio do cinema marginal.
Lavoura Arcaica
4.2 381 Assista AgoraInteressante rever essa obra hoje em tempos de linguagens efêmeras de netflix e afins. A proposta de uma estética contemplativa e dramatização teatral exige que o espectador saia de sua postura passiva em relação ao audiovisual. Pra quem procura entretenimento passageiro esse filme será uma fria, mas pra quem busca poesia a obra certamente será uma bela paulada na cabeça.
O Filme da Minha Vida
3.6 500 Assista AgoraPara o Walter Carvalho deve ter sido uma brincadeira cuidar da fotografia tendo a serra gaúcha em mãos. Belo filme do Selton Mello. Gostei da história deixar perguntas sem respostas ou mal respondidas, já que o enredo trata de dilemas envolvendo memória, relações perdidas e histórias mal contadas. O tom contemplativo caiu bem. Acho que a proposta do filme não se encaixaria bem dentro de um roteiro enlatado ou "rendondinho". De francês o filme tem mais é o conteúdo, já que a inspiração maior é o cinema italiano, principalmente Fellini, como o próprio Selton admite. Essa fotografia contemplativa lembrou a vibe do Tarkovski algumas vezes. Certamente o diretor quis flertar com as suas variadas referências, se o resultado soou como clichê de "filme europeu" para muitos, dane-se, isso apenas significa que ele fugiu do padrão hollywoodiano que sempre engolimos sem pensar. Deixemos o Selton viajar nas suas inspirações cinematográficas, está indo muito bem.
Ponto Zero
3.3 44Para aqueles que acreditam num cinema nacional para além das globochanchadas e dos tropas de elite da vida, tá aí uma original e belíssima obra. O filme é, sem dúvida, uma experiência impactante, ao qual você não sai ileso. A história aos poucos vai pegando o espectador pelo pescoço e o sufocando através de seu estratagema sensorial e metafórico. Um filme assim não chega aos cinemas dos shoppings centers, ainda bem resistem bravamente os cinemas alternativos para contemplar grandes obras ignoradas como essa.
O Homem da Capa Preta
3.6 59 Assista AgoraSergio Rezende, cineasta que se especializou em levar às telas biografias de personalidades marcantes da história do Brasil, caprichou nesse incrível relato sobre um emblemático anti herói cult da política nacional. Tenório Cavalcanti é um típico personagem terceiro mundista, anjo e demônio, entre a busca da sobrevivência e do poder. O filme, claro, traça um enredo romântico de exaltação da lenda, mas é aí que está a chamada licença poética e o uso da ficção para se criar uma bela narrativa. E José Wilker em marcante atuação, contribuiu muito para o sucesso do filme, grande vencedor do Festival de Gramado daquele ano.
Laços de Ternura
3.9 246 Assista AgoraApesar do Jack Nicholson, o filme extrapola na breguice. Que dramalhão!
Somos Tão Jovens
3.3 2,0KMalhação.
Adam
3.9 825Da série de filmes fofo cult. Historinha meiga e inteligente, sem se deixar cair no clichê. Um personagem bem interessante o do Adam e sua síndrome de Asperger, atuação nada fácil do Hugh Dancy. Uma bela trilha sonora também.
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
4.2 2,2K Assista AgoraBelas histórias, bom entretenimento para um sábado a tarde qualquer.
Esqueceram de Mim
3.5 1,3K Assista AgoraMacaulay Culkin, um ícone do imaginário pop noventista.
Scarface
4.4 1,8K Assista AgoraAl Pacino, basicamente.
O Resgate do Soldado Ryan
4.2 1,7K Assista AgoraSó a sequência inicial do desembarque na Normandia já o tornam uma obra única e visceral, um dos momentos mais emblemáticos dos filmes de guerra.
Interestelar
4.3 5,7K Assista AgoraSe você curte a fórmula Nolan de brincar com os aspectos temporais e narrativos da história e deixar o espectador quebrando a cabeça do início ao fim vai adorar o filme, tá aí quem sabe o seu trabalho mais megalomaníaco.
Melancolia
3.8 3,1K Assista AgoraSem dúvida um filme difícil e pesado, como já nos indica o titulo, porém é o tipo de obra que através de sua carga negativa nos faz refletir. De cara o prólogo do filme já me conquistou, ao som da ópera Tristão e Isolda do Wagner, uma sequência fantástica de quadros em lentíssimos movimentos que ao longo da trama ganharão sentido. Gostei também da divisão da história em duas partes, opondo os enfoques nas duas irmãs e suas antagônicas personalidades. Outro destaque também achei o personagem do Kiefer Sutherland, com um comportamento inabalável e um desfecho absurdamente contrastante, mas muito explicativo. E a ideia do planeta Melancolia vagando a esmo pelo espaço foi uma metáfora genial. No mais é spoiler. É um filme maravilhosamente pessimista, e se você estiver disposto a se entregar a ele, uma experiência sensorial e reflexiva fascinante.
O Estrangeiro
3.8 49Muito boa adaptação, Mastroianni foi a escolha perfeita pra interpretar o Mersault. Acredito que o filme conseguiu transmitir a atmosfera da náusea existencial da obra do Camus, que mais que a história em si, seria o mais difícil de transpor para as telas. Outro diretor sem a sensibilidade do Visconti fracassaria.
O Lobo da Estepe
3.6 56Adaptação bem interessante, com originalidade conseguiu levar um pouco da psicodelia da história pras telas, mas vale ler o livro antes de assisti-lo, pra evitar o estranhamento.
Rebeldia Indomável
4.1 106 Assista AgoraPaul Newman contra o mundo.
Zabriskie Point
3.9 109Antonioni fez uma bela representação da contracultura americana da época. A trilha sonora por si só já vale o filme. Uma visão poética da rebeldia do final dos 60's. Destaque pra transa surreal no deserto e o êxtase do final, literalmente explosivo.
Vinyl
2.9 25Vale conferir pela originalidade, mas é bem chato.
Big Sur
3.3 22Pelo jeito é impossível adaptar o Kerouac. O que vale é a intenção.
Holy Motors
3.9 652 Assista AgoraEsse é daqueles filmes que uns encontrarão inúmeras metáforas, enquanto outros mais padronizados dirão que é uma obra pseudo-intelectual (que é sempre a melhor maneira de desconsiderar uma obra de arte sem precisar pensar sobre ela), o fato é que o filme, independente de agradar ou não, provoca fascínio, estranhamento e muitas reflexões, o resto fica pra cabeça de cada um, assista.
Um Método Perigoso
3.5 1,1KNão é um filme marcante, porém conta muito bem a relação discordante entre Freud e Jung a respeito dos rumos da psicanalise e a maluca relação entre Jung e Sabina (Keira Knightley muito bem). Para os interessados no assunto é um ótimo filme.
Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador
4.1 1,1K Assista AgoraMesmo com o Depp e a Juliette Lewis, o DiCaprio muleque é realmente quem rouba a cena, sensacional o personagem. Bela história, simples e singela.
Mr. Sganzerla: Os Signos da Luz
4.2 7Montagem ao estilo do mestre, pra quem é fã do Sganzerla e do cinema nacional é um filme mais que obrigatório, tem registros raríssimos e toda a trajetória do gênio do cinema marginal.
The Rocky Horror Picture Show
4.1 1,3K Assista AgoraMusical e trash, tá aí uma bela combinação, peguei no sono.