Pena que o título do filme em português é um spoiler, talvez para a época o fato não deve ter sido importante, mas a tradução literal "Paraíso Pode Esperar" do título original é muito mais charmoso. O filme é um deliciosos clássico produzido quando ainda vivia-se os tempos da "inocência". Adorei.
Grande interpretação de Cate Blanchett, ela valoriza a coragem e o altruísmo de Verônica Guerin. O grande mérito do filme, embora registram-se algumas contestações sobre a sua qualidade, é escancarar a incapacidade do Poder Público, por desinteresse ou principalmente por conluio, em resolver o problema das drogas. O Estado só acorda da sua letargia diante de uma catástrofe quando a sociedade como um todo, cobrando uma solução, se posiciona e protesta ameaçando a sua segurança, consequentemente as pessoas erradas é que são punidas. Aqui no Brasil o Poder Público tornou-se, cego, surdo e mudo diante das drogas, em referência aos três macacos. Dá-se a nítida impressão que os nossos legisladores tornaram-se os próprio traficantes, ou seja, eles não dão a mínima satisfação nem respondem às demandas da sociedade, apenas legislam em causa própria. Não REELEJAM OS ATUAIS POLÍTICOS , mesmo correndo o risco de elegermos novos bandidos.
O filme motiva ler o romance que deve ser rico em detalhes. As pessoas crescem e se desenvolvem corporalmente e intelectualmente. Em cada fase de suas vidas experimentam novas sensações e prazeres, a maioria de suas descobertas caem no esquecimento, mas raramente esquecem-se da primeira experiência sexual, principalmente quando ela ocorre prematuramente compondo fantasias que passam fazer parte suas vidas. Kate Winslet mais uma vez emprega todo o seu talento nesta difícil interpretação que descreve o passar do tempo onde, por orgulho, o personagem obriga-se omitir seu verdadeiro caráter. Filme muito bom.
Bryan Forbes dirige sem explicitar o jogo em questão, tudo é muito confuso. Parece que o filme foi feito apenas para os seus protagonistas se verem em ação.
Direção, interpretações e roteiro fantásticos. Raramente é possível, como neste caso, assistir-se um filme com tanta riqueza de narrativa histórica. Cenas dramáticas que se confundem com a realidade, aliás, em alguns raros momentos o filme mostra cenas reais dos inacreditáveis campos de concentração da população civil líbia através de tomadas aéreas feitas na época pelos próprios italianos. Com tantas atrocidades Mussolini, na 2ª guerra, só poderia ter se aliado a Hitler até ser engulido pelo nazismo.
Tecnicamente o filme é perfeito, um grafismo mágico que esquadrinha o surrealismo de uma criatividade imaginativa ímpar. A estória deve satisfazer a infância e a juventude pela proposta de quase um "vídeo-game". Como artista plástico diletante apreciei as nuanças técnicas aplicadas nos seus mínimos detalhes. Lindo.
Tempos difíceis estes quando o amor não era uma escolha, mas uma imposição familiar, social, etc...O filme plasticamente é lindo, apesar das terríveis imagens dos efeitos causados pelo "cólera" em suas vítimas. O drama que se desenvolve neste ambiente catastrófico mostra a miséria humana no seu limite que, por outro lado, também desperta nas pessoas a insignificância do seus problemas pessoais diante da tragédia. Walter (E. Norton) interpreta de forma magnífica o altruísmo na sua plenitude.
Sidney Lumet sempre foi certeza de ótimas produções. O realismo da violência novaiorquina na década 50/60 é sentida nos dias de hoje no terceiro mundo. Lá combateu-se a bandidagem com a "tolerância zero" aqui combata-se com a "tolerância sem llimite". Por outro lado Rod Steiger perfeito neste drama, ele interpreta como tatuado na alma a passagem pelos campos de concentração nazistas. O título em português "O Homem do Prego" é uma tradução literal de "Pawnbroker". Para quem não sabe, no passado, as pessoas que procuravam as casas de penhores aqui em São Paulo diziam que iam "pendurar" algum objeto para fazer um dinheiro minguado, ou seja, "pendurar ou por no prego". Quando a necessidade por dinheiro era grande e não se possuía nada para "pendurar", costumava-se dizer "por dinheiro sou capaz de por até minha mãe no prego".
A sinopse acima do Filmow é equivocada. Maria Braun foi mais uma vítima das consequências de uma guerra que destruiu sonhos e fez refém da fome e da miséria Maria e toda uma população, que antes dela, vivia no conforto da classe-média. A prostituição de Maria Braun não foi essencialmente em busca de dinheiro mas do preenchimento de um vazio causado pela ausência de Hermann. O filme é de uma frieza crua mais compreendida por quem viveu os horrores deste período negro da história da humanidade.
Esta ficção só poderia ter se baseada num conto de F. Scott Fitzgerald , o maior escritor norte-americano do século XX, excelentemente adaptado por Eric Roth. Tudo corroborou para dar certo quando o roteiro encontrou a competente direção de David Fincher que, por sua vez, acertou na mosca com a escolha do fantástico elenco. O filme é uma obra-prima de sensibilidade, sensualidade e de extrema beleza plástica. Quando terminou, após quase 3 horas, ainda desfrutei dos créditos para não me desligar do clima para o qual fui transportado.
Esta realização anglo-americana chega ser cômica, subestima e classifica os alemães como idiotas e burros, não que eu fosse a favor dos nazistas, longe disso. Apenas comento o fato que só eles os "super-heróis" da língua inglesa são inteligentes e o resto do mundo "é o resto". O filme não passa de uma propaganda chula tentando mostrar uma qualidade de superioridade que não a possuem. É muita prepotência!!
A plasticidade surrealista do filme é belíssima e a estória nela contida é dramática e muito triste. Mostra de maneira profunda como o período "franquista" foi cruel na Espanha. Os mandatários do Generalíssimo Franco, durante a sua ditadura, foram o espelho da sua minoridade e mediocridade, violentando e disseminando pânico aos indefesos, principalmente nas populações rurais. A sociedade conservadora, reacionária, como a Igreja e a alta burguesia locupletavam-se de suas posições através dos favores do sistema parcialista do regime. O lado lúdico desta obra-prima, narrando as visões de Ofélia, reflete todo o sofrimento dos inocentes em meio a uma guerra, como todas outras, cruelmente desumanas. Filme maravilhoso mas terrível.
Conhecendo as origens de Bruno Schleinstein (Karpar Hauser), deve-se concluir que Werner Herzog dirigiu o ator para interpretar a sua própria estória, as suas características físicas reafirmam a minha suspeita. O isolamento a quê algumas pessoas são submetidas geralmente é originado por pais/tutores envergonhados da "sua própria criação". Não é incomum o noticiário divulgar estes fatos, mais recentemente o caso da família americana que manteve isolados do mundo todos os seus 13 filhos, alguns acorrentados e o mais velho com 29 anos.
Os fatos da época podem ter marcado profundamente as pessoas do seu tempo. Agora, é lastimável a adaptação desta estória para esse filme frio, sem qualquer emoção, ou seja, totalmente artificial. Margot Robbie, como Daphne, afunda o filme com toda a sua incompetência, Domhnall Gleeson, Blue, frio, sem gestos convincentes e totalmente fora do roteiro, aliás pareceu-me estar vendo Cate Blanchet travestida, sem a sua correspondente competência, é claro. É perdoável a interpretação de Will Tilston, Christopher na infância, robotizado, parece estar sendo movido a "corda" e o seu papel na adolescência por Alex Lawter um ser de outro planeta que nada tem a ver com o drama. Enfim uma direção porca, nota Zero, que desrespeitou o belíssimo cenário. Esperançoso que algo de interessante ocorresse fui levado até fim desta "bosta".
Os irmãos Dardenne têm uma filmografia primorosa (O Garoto da Bicicleta, O filho, A Criança, etc...), mas neste filme ficaram devendo. Escreveram e trabalharam sobre este roteiro de conteúdo super forçado, inconvincente e frio.
O filme é um "saco" chega ser angustiante. O único interesse de fato apreciável no filme é a belíssima "Casa Curutchet" de Le Corbusier, uma verdadeira obra-prima, um artigo na web fala sobre o inédito projeto construído na Argentina : " O proprietário decidiu contratar Le Corbusier após uma intensa busca, sem resultados, entre diversos arquitetos argentinos. Le Corbusier aceita a proposta, mas não viajaria a Argentina. Foi preciso então designar alguém de sua confiança para a execução da obra. Assim apareceu a figura de Amancio Williams, jovem arquiteto argentino, que teve grande influência no desenho final do projeto. Entre suas contribuições aparecem a escada em 180º, a substituição dos muros por panos de vidro, e a permissão de que a obra fosse construída na base do sistema de medidas de Le Corbusier, “o Modulor”, e não segundo as medidas do país".
O filme inicia-se de uma forma meio "burocrática", acelerado, para mostrar as bases do desenrolar dos acontecimentos. Bresson, com seu profundo senso crítico, mostra como o indivíduo em seu estado inicial de ingenuidade é corrompido pelas circunstâncias sociais e levado a transformar-se num monstro frio e indiferente ao sofrimento. A tese baseada num conto de Leon de Tolstoi me estarreceu.
Nós vivemos hoje o quê os EUA viveram na década de 70. Não quer dizer que as coisas por lá melhoraram muito, mas por aqui pioram a cada dia. A corrupção dentro da polícia é o grande entrave para que o tráfico encontre de fato uma força maior que a sua, aliás, a corrupção em todos os níveis da nossa máquina pública extrapola aos das ditaduras e escandaliza o mundo.
Incrível como Eric Rohmer, o grande observador das relações entre "o homem e a mulher", consegue equacionar através de um intenso diálogo, da maneira mais natural possível, as questões das personalidades e dos interesses relativos à união entre os sexos.
O Diabo Disse Não
3.8 37Pena que o título do filme em português é um spoiler, talvez para a época o fato não deve ter sido importante, mas a tradução literal "Paraíso Pode Esperar" do título original é muito mais charmoso.
O filme é um deliciosos clássico produzido quando ainda vivia-se os tempos da "inocência". Adorei.
O Espírito da Colméia
4.2 145 Assista AgoraOs fantasmas da infância habitam a mente da criança até a perda da inocência, quando então já serão outros tempos.
O Custo da Coragem
3.6 87Grande interpretação de Cate Blanchett, ela valoriza a coragem e o altruísmo de Verônica Guerin.
O grande mérito do filme, embora registram-se algumas contestações sobre a sua qualidade, é escancarar a incapacidade do Poder Público, por desinteresse ou principalmente por conluio, em resolver o problema das drogas. O Estado só acorda da sua letargia diante de uma catástrofe quando a sociedade como um todo, cobrando uma solução, se posiciona e protesta ameaçando a sua segurança, consequentemente as pessoas erradas é que são punidas.
Aqui no Brasil o Poder Público tornou-se, cego, surdo e mudo diante das drogas, em referência aos três macacos. Dá-se a nítida impressão que os nossos legisladores tornaram-se os próprio traficantes, ou seja, eles não dão a mínima satisfação nem respondem às demandas da sociedade, apenas legislam em causa própria.
Não REELEJAM OS ATUAIS POLÍTICOS , mesmo correndo o risco de elegermos novos bandidos.
O Leitor
4.1 1,8K Assista AgoraO filme motiva ler o romance que deve ser rico em detalhes.
As pessoas crescem e se desenvolvem corporalmente e intelectualmente. Em cada fase de suas vidas experimentam novas sensações e prazeres, a maioria de suas descobertas caem no esquecimento, mas raramente esquecem-se da primeira experiência sexual, principalmente quando ela ocorre prematuramente compondo fantasias que passam fazer parte suas vidas.
Kate Winslet mais uma vez emprega todo o seu talento nesta difícil interpretação que descreve o passar do tempo onde, por orgulho, o personagem obriga-se omitir seu verdadeiro caráter. Filme muito bom.
O Jogo Sem Fim
1.5 1Bryan Forbes dirige sem explicitar o jogo em questão, tudo é muito confuso. Parece que o filme foi feito apenas para os seus protagonistas se verem em ação.
O Leão do Deserto
4.0 8Direção, interpretações e roteiro fantásticos. Raramente é possível, como neste caso, assistir-se um filme com tanta riqueza de narrativa histórica. Cenas dramáticas que se confundem com a realidade, aliás, em alguns raros momentos o filme mostra cenas reais dos inacreditáveis campos de concentração da população civil líbia através de tomadas aéreas feitas na época pelos próprios italianos. Com tantas atrocidades Mussolini, na 2ª guerra, só poderia ter se aliado a Hitler até ser engulido pelo nazismo.
O Castelo Animado
4.4 1,3K Assista AgoraTecnicamente o filme é perfeito, um grafismo mágico que esquadrinha o surrealismo de uma criatividade imaginativa ímpar. A estória deve satisfazer a infância e a juventude pela proposta de quase um "vídeo-game". Como artista plástico diletante apreciei as nuanças técnicas aplicadas nos seus mínimos detalhes. Lindo.
O Equilibrista
4.1 172É impossível fazer uma avaliação deste doc. É tanta emoção, o tempo todo, que se não fossem relatos de fatos reais eu juraria tratar-se de uma ficção.
O Despertar de uma Paixão
3.9 541 Assista AgoraTempos difíceis estes quando o amor não era uma escolha, mas uma imposição familiar, social, etc...O filme plasticamente é lindo, apesar das terríveis imagens dos efeitos causados pelo "cólera" em suas vítimas. O drama que se desenvolve neste ambiente catastrófico mostra a miséria humana no seu limite que, por outro lado, também desperta nas pessoas a insignificância do seus problemas pessoais diante da tragédia. Walter (E. Norton) interpreta de forma magnífica o altruísmo na sua plenitude.
O Homem do Prego
4.1 47Sidney Lumet sempre foi certeza de ótimas produções. O realismo da violência novaiorquina na década 50/60 é sentida nos dias de hoje no terceiro mundo. Lá combateu-se a bandidagem com a "tolerância zero" aqui combata-se com a "tolerância sem llimite". Por outro lado Rod Steiger perfeito neste drama, ele interpreta como tatuado na alma a passagem pelos campos de concentração nazistas.
O título em português "O Homem do Prego" é uma tradução literal de "Pawnbroker". Para quem não sabe, no passado, as pessoas que procuravam as casas de penhores aqui em São Paulo diziam que iam "pendurar" algum objeto para fazer um dinheiro minguado, ou seja, "pendurar ou por no prego". Quando a necessidade por dinheiro era grande e não se possuía nada para "pendurar", costumava-se dizer "por dinheiro sou capaz de por até minha mãe no prego".
O Casamento de Maria Braun
4.1 58A sinopse acima do Filmow é equivocada. Maria Braun foi mais uma vítima das consequências de uma guerra que destruiu sonhos e fez refém da fome e da miséria Maria e toda uma população, que antes dela, vivia no conforto da classe-média. A prostituição de Maria Braun não foi essencialmente em busca de dinheiro mas do preenchimento de um vazio causado pela ausência de Hermann. O filme é de uma frieza crua mais compreendida por quem viveu os horrores deste período negro da história da humanidade.
O Curioso Caso de Benjamin Button
4.1 3,3K Assista AgoraEsta ficção só poderia ter se baseada num conto de F. Scott Fitzgerald , o maior escritor norte-americano do século XX, excelentemente adaptado por Eric Roth. Tudo corroborou para dar certo quando o roteiro encontrou a competente direção de David Fincher que, por sua vez, acertou na mosca com a escolha do fantástico elenco. O filme é uma obra-prima de sensibilidade, sensualidade e de extrema beleza plástica. Quando terminou, após quase 3 horas, ainda desfrutei dos créditos para não me desligar do clima para o qual fui transportado.
O Desafio das Águias
3.8 50 Assista AgoraEsta realização anglo-americana chega ser cômica, subestima e classifica os alemães como idiotas e burros, não que eu fosse a favor dos nazistas, longe disso. Apenas comento o fato que só eles os "super-heróis" da língua inglesa são inteligentes e o resto do mundo "é o resto". O filme não passa de uma propaganda chula tentando mostrar uma qualidade de superioridade que não a possuem. É muita prepotência!!
O Labirinto do Fauno
4.2 2,9KA plasticidade surrealista do filme é belíssima e a estória nela contida é dramática e muito triste. Mostra de maneira profunda como o período "franquista" foi cruel na Espanha. Os mandatários do Generalíssimo Franco, durante a sua ditadura, foram o espelho da sua minoridade e mediocridade, violentando e disseminando pânico aos indefesos, principalmente nas populações rurais. A sociedade conservadora, reacionária, como a Igreja e a alta burguesia locupletavam-se de suas posições através dos favores do sistema parcialista do regime. O lado lúdico desta obra-prima, narrando as visões de Ofélia, reflete todo o sofrimento dos inocentes em meio a uma guerra, como todas outras, cruelmente desumanas. Filme maravilhoso mas terrível.
Ninguém Pode Saber
4.3 228Filme dramático, sem solução, mesmo para uma cultura dita avançada como a japonesa.
O Homem que Perdeu a Hora
3.3 9Comédia inglesa sem qualquer tempero de comicidade. Acredito que nem os "pontuais" ingleses apreciaram este filme chatíssimo.
O Enigma de Kaspar Hauser
4.0 328Conhecendo as origens de Bruno Schleinstein (Karpar Hauser), deve-se concluir que Werner Herzog dirigiu o ator para interpretar a sua própria estória, as suas características físicas reafirmam a minha suspeita. O isolamento a quê algumas pessoas são submetidas geralmente é originado por pais/tutores envergonhados da "sua própria criação". Não é incomum o noticiário divulgar estes fatos, mais recentemente o caso da família americana que manteve isolados do mundo todos os seus 13 filhos, alguns acorrentados e o mais velho com 29 anos.
Adeus, Christopher Robin
3.7 129Os fatos da época podem ter marcado profundamente as pessoas do seu tempo. Agora, é lastimável a adaptação desta estória para esse filme frio, sem qualquer emoção, ou seja, totalmente artificial. Margot Robbie, como Daphne, afunda o filme com toda a sua incompetência, Domhnall Gleeson, Blue, frio, sem gestos convincentes e totalmente fora do roteiro, aliás pareceu-me estar vendo Cate Blanchet travestida, sem a sua correspondente competência, é claro. É perdoável a interpretação de Will Tilston, Christopher na infância, robotizado, parece estar sendo movido a "corda" e o seu papel na adolescência por Alex Lawter um ser de outro planeta que nada tem a ver com o drama. Enfim uma direção porca, nota Zero, que desrespeitou o belíssimo cenário.
Esperançoso que algo de interessante ocorresse fui levado até fim desta "bosta".
O Círculo Vermelho
4.1 47 Assista AgoraOs franceses sempre produziram excelentes policiais, este, para não fugir à regra, é um dos melhores.
A Garota Desconhecida
3.2 113Os irmãos Dardenne têm uma filmografia primorosa (O Garoto da Bicicleta, O filho, A Criança, etc...), mas neste filme ficaram devendo. Escreveram e trabalharam sobre este roteiro de conteúdo super forçado, inconvincente e frio.
O Homem ao Lado
3.6 125 Assista AgoraO filme é um "saco" chega ser angustiante. O único interesse de fato apreciável no filme é a belíssima "Casa Curutchet" de Le Corbusier, uma verdadeira obra-prima, um artigo na web fala sobre o inédito projeto construído na Argentina :
" O proprietário decidiu contratar Le Corbusier após uma intensa busca, sem resultados, entre diversos arquitetos argentinos. Le Corbusier aceita a proposta, mas não viajaria a Argentina. Foi preciso então designar alguém de sua confiança para a execução da obra. Assim apareceu a figura de Amancio Williams, jovem arquiteto argentino, que teve grande influência no desenho final do projeto. Entre suas contribuições aparecem a escada em 180º, a substituição dos muros por panos de vidro, e a permissão de que a obra fosse construída na base do sistema de medidas de Le Corbusier, “o Modulor”, e não segundo as medidas do país".
O Dinheiro
3.8 50 Assista AgoraO filme inicia-se de uma forma meio "burocrática", acelerado, para mostrar as bases do desenrolar dos acontecimentos. Bresson, com seu profundo senso crítico, mostra como o indivíduo em seu estado inicial de ingenuidade é corrompido pelas circunstâncias sociais e levado a transformar-se num monstro frio e indiferente ao sofrimento. A tese baseada num conto de Leon de Tolstoi me estarreceu.
O Gângster
4.0 456 Assista AgoraNós vivemos hoje o quê os EUA viveram na década de 70. Não quer dizer que as coisas por lá melhoraram muito, mas por aqui pioram a cada dia. A corrupção dentro da polícia é o grande entrave para que o tráfico encontre de fato uma força maior que a sua, aliás, a corrupção em todos os níveis da nossa máquina pública extrapola aos das ditaduras e escandaliza o mundo.
Minha Noite com Ela
4.0 42 Assista AgoraIncrível como Eric Rohmer, o grande observador das relações entre "o homem e a mulher", consegue equacionar através de um intenso diálogo, da maneira mais natural possível, as questões das personalidades e dos interesses relativos à união entre os sexos.