A Compadecida

1969

A Compadecida

Palhaço narra a história de João Grilo, esperto empregado de casal rico, que inventa testamento de um cachorro e suborna o padre e o bispo para que o cão seja enterrado com acompanhamento em latim. Após um massacre empreendido pelo cangaceiro Severino, João Grilo morre e vai para o céu, ele é submetido a julgamento por um Cristo negro e tem a Compadecida ou Nossa Senhora, como advogada de defesa. João Grilo, que já enganara todos na terra com sua esperteza, engana a todos também no céu, conseguindo convencer o próprio Cristo a permitir-lhe voltar ao mundo dos vivos.

Foi o filme mais caro realizado até 1969 no Brasil, e representou o Brasil no Festival Internacional do Rio de Janeiro em 1969, tendo ganho um prêmio especial pelos figurinos de Lina Bo Bardi e direção de arte de Francisco Bernand. O autor Ariano Suassuna ajudou na adaptação desta primeira adaptação de sua consagrada peça teatral, que foi rodada em seu estado, Pernambuco, num lugar chamado Brejo da Madre de Deus.

1969

Elenco de A Compadecida