Adeus, Mr. Chips

Compartilhar
Adeus, Mr. Chips (1939)
Goodbye, Mr. Chips
Média do filme: 3.6 de 5 — baseado em 117 votos
MÉDIAFILMOW
3.6
117 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por Sam Wood (I)
Data de lançamento 8 Junho 1939 Outras datas
País de origem Reino Unido 🇬🇧
Duração 114 min (1h54)
Status Streaming

Dirigido por

Data de lançamento

8 Junho 1939

Duração

114 minutos
Carregando Publicidade...

Sinopse

Baseado no romance de James Hilton, este filme conta a história de um introspectivo diretor inglês, Mr. Chippings (Robert Donnat) que dedicou toda a sua vida a seus alunos.
A história começa no início de sua carreira escolar, quando apesar de bastante dedicado, o jovem professor não consegue ser popular com os estudantes. Apesar de continuar determinado a tornar-se diretor da escola, ele simplesmente é muito fechado em si para tanto.
Depressivo, ele resolve ir escalar, e acaba conhecendo Katherine Ellis (Greer Garson), mas vários acontecimentos vão acontecendo, a história dele vai dos 25 anos até os 83 anos de idade .

Gênero:
Gênero:

Elenco

Fotos e Trailers

Trailers (2)
Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

Crystal Lake: A Origem de Pamela Voorhees | Trailer Legendado

Crystal Lake (1ª Temporada)

Comentários 2
amigos querem ver
netedomi
Ivonete
1 ano atrás

O filme é singelo, abertamente sentimentalista e um tanto piegas.

SPOILERS

Se pensarmos, Mr. Chips (Robert Donat) não era simpático aos alunos porque não era divertido e seguia regras e só começou a ser admirado por eles quando mudou seu comportamento, tornando-se mais vibrante e menos introspectivo, mudança esta devido ao seu relacionamento com Katherine (Greer Garson) que conhece em uma viagem à Suiça e por quem se apaixona e depois se casa. É estranho pensar que seu sucesso entre garotos só é possível quando se torna menos exigente em relação aos estudos.

Como nos dramas das décadas de 40 e 50, não poderia faltar uma tragédia e a esposa morre quando dava à luz como também o bebê, fazendo com que Chips tenha então como único objetivo em sua vida, a dedicação aos alunos.

"Dizem sobre mim que é uma pena eu não ter tido filhos... mas eu tive, milhares deles" diz a fala de encerramento que fecha o filme de forma emocionante com o dedicado professor em seu leito de morte.

Só não gosto que Robert Donat tirou o Oscar de Clark Gable, por seu papel em "E o vento levou" um filme e um personagem que são absolutamente icônicos na história do cinema, mas eles não podiam saber isso em 1939 e apesar do ótimo trabalho de Donat, não supera a atuação mais vibrante e vigorosa de Gable.

velho_cinefilo
Senhor Ivan
3 anos atrás

Filme que trouxe Sam Wood para os grandes clássicos de sua carreira.Filme singelo e tocante ao máximo.A sincronia entre a dupla protagonista rende suspiros e a jornada rende belíssimos lugares.

>Assistido em 28 de Junho de 2023

blackwalter
Walter santos
4 anos atrás

Sinopse mal feita , narra metade do filme .

eliezerluga
Eliezer
5 anos atrás

Tudo muito dentro de seu lugar, corretinho demais , um tanto piegas mas comovente, bem atuado e bem feito o trabalho de maquiagem. Marco inicial de um sub-gênero que será eterno para a humanidade mas que pouco me contagia.

eusouddaann
Danilo Otoni
6 anos atrás

Direção consistente e roteiro muito bem estruturado fazem desta película inglesa um filme positivamente recomendável. Com diálogos inteligentes (o título já dá o tom de nostalgia e respeito) e homenageando a resistência dos professores, é um brinde ao mais belo acontecimento da vida: viver. Peca no excesso de sentimentalismo e na temática patriótica para explicar a fleuma britânica, mas sem deixar de ser charmoso, leve, equilibrado e com momentos de riqueza humorística.

Carregando Publicidade...
½
1
2
3
4
5

Listas com o filme

Ver todas as listas (121)
No Ritmo do Coração O Beco do Pesadelo Drive My Car King Richard: Criando Campeãs Ataque dos Cães
Oscar de Melhor Filme
por jaal
Escolarizando o Mundo O Alfabeto Afegão A Educação Proibida O Despertar de Rita Sociedade dos Poetas Mortos
Educação em Cena.
por valdsonalmeida
Aurora Chang: A Drama of the Wilderness A Turba Asas A Lei dos Fortes
Oscar de Melhor Filme - Todos os Indicados
por pablorevisor
Um Dia Essa Dor Será Útil De Tanto Bater, Meu Coração Parou Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios Querida, Vou Comprar Cigarros e Já Volto Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Títulos de Filmes
por julianatomazoni

Elenco de Adeus, Mr. Chips

Mostrar mais (15)
Greer Garson 7 64

Greer Garson

(Katherine)
Robert Donat 12 23

Robert Donat

(Mr. Chips)
Terry Kilburn 0 2

Terry Kilburn

(John Colley / Peter Colley I / Peter Colley II / Peter Colley III)
Austin Trevor 0 1

Austin Trevor

(Ralston)
David Tree 0 1

David Tree

(Jackson)
Edmund Breon 0 0

Edmund Breon

(Colonel Morgan)

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: