Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Akim Tamiroff
13Número de Fãs

Nascimento: 29 de Outubro de 1899 (72 years)

Falecimento: 17 de Setembro de 1972

Tiflis - Rússia

Akim Mikhailovich Tamiroff
29 de Outubro 1899 – 17 de Setembro 1972
Era um ator armênio. Ele ganhou o primeiro Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante.
nasceu de etnia armênia e russo, formado na escola de teatro de Arte de Moscou Theatre. Ele chegou em os EUA em 1923 em uma turnê com uma trupe de atores e decidiu ficar. Tamiroff conseguiu desenvolver uma carreira em Hollywood, apesar de sua forte sotaque russo.
Tamiroff estréia no cinema em 1932, em um papel sem créditos. Atuou em vários papéis mais sem créditos até 1935, quando ele co-estrelou em "A Vida de um Lancer Bengala". No ano seguinte, ele foi escalado para o papel principal em "The General Died at Dawn", para o qual ele foi indicado para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Ele apareceu no 1937 musical High, Wide, e Bonito e 1938 proto-noir "Dangerous to Know" oposto "Anna May Wong", muitas vezes apontada como seu melhor papel.
Na década seguinte, ele apareceu em filmes como "A Buccaneer", "McGinty The Great", "Os Irmãos da Córsega", "Tortilla Flat", "Five Graves to Cairo", "Por Quem os Sinos Dobram", pelo qual recebeu outra indicação ao Oscar, e "O Milagre da Morgan Creek". Nos anos posteriores, Tamiroff apareceu em "Onze Homens", "Topkapi", "Alphaville" e teve uma longa colaboração com Orson Welles, incluindo a versão inacabada de Welles de "Don Quixote", no qual ele interpretou Sancho Panza.
Tamiroff faleceu em 17 setembro de 1972 de câncer.