Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Angelina Jolie

Angelina Jolie

Nomes Alternativos: Angelina Jolie Voight

18148Número de Fãs

Nascimento: 4 de Junho de 1975 (41 years)

Los Angeles, Califórnia - Estados Unidos da América

Angelina Jolie nasceu em 4 de Junho de 1975 na cidade de Los Angeles, na Califórnia, é filha do ator John Voight e da falecida modelo e atriz Marcheline Bertrand. Em seus primeiros anos de vida, Angelina já começava a absorver o ofício de seus pais, em 1982, aos sete anos já fazia sua estreia nas telas de cinema ao lado de seu pai no filme “Lookin ‘to Get Out”, aos onze anos decidiu que queria atuar e inscreveu-se no Lee Strasberg Theatre and Film Institute, onde estudou arte dramática por dois anos e realizou algumas produções teatrais. Porém sua carreira começa em 1993 quando estreou no filme “Cyborg 2”, na mesma década, Jolie aparece em filmes pequenos como “Hackers” (1995) e “Rebeldes” (1996). Seu reconhecimento na carreira cinematográfica foi quando deu vida a personagem Cornelia Wallace em 1997 para o filme “George Wallace”, que lhe rendeu seu primeiro prêmio, um Globo de Ouro e também uma nomeação para o Emmy. A aclamação de Jolie aumentou ainda mais quando ela interpretou o papel principal na produção da HBO, “Gia: Fama e Destruição” (1998) onde lhe rendeu novamente um Globo de Ouro só que desta vez na categoria de protagonista. O filme que mais rendeu premiações a Angelina foi em 1999 por “Garota interrompida” onde interpretou Lisa Rowe, por essa atuação Angelina ganhou seu terceiro Globo de Ouro, e o seu Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. Em 2001 ganhou sucesso internacional quando interpretou a personagem dos games Lara Crofft em “Tomb Raider”, onde desenvolveu um sotaque britânico e passou por aulas de artes marciais para desempenhar o papel, o filme foi um sucesso de bilheteria arrecadando uma média de 270 milhões de dólares no mundo inteiro. Um dos locais de filmagem do filme foi em Camboja, enquanto estava lá, Jolie presenciou a beleza natural à cultura e a pobreza do país. Considerou esta experiência uma forma de abrir os olhos para começar a desenvolver grandes projetos humanitários. Jolie começou a visitar campos de refugiados em todo o mundo e chegou a ser formalmente nomeada pela ONU, Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR). Algumas de suas experiências foram escritas e publicadas em seu livro popular “Diário das Minhas Viagens” cujos lucros foram para suas ações sociais. Em 2002, Angelina adotou um menino refugiado cambojano chamado Maddoz.

Em 1996, aos 21 anos, Angelina se casava com o ator Johny Lee Miller, com a fama de adolescente rebelde, na cerimônia, a atriz vestiu calça preta de couro e uma camiseta branca com o nome do ator com o seu próprio sangue. O casamento durou menos de um ano. Angelina esteve envolvida também com o ator Timothy Hutton e com Billy Bob Thornton, no qual se casou em 5 de maio de 2000. O casamento acabou em 2002.

Em 2004, Jolie começou a filmar Sr & Sra. Smith, no qual contracenava ao lado de Brad Pitt. O filme se tornou um grande sucesso de bilheteria. Nas filmagens havia rumores de que Pitt e Jolie estariam vivendo um caso amoroso. Jolie insistiu que porque sua mãe tinha sido ferida por um adultério, ela mesma nunca poderia participar de um caso com um homem casado, portanto, alegava de que os rumores eram falsos. Pouco tempo depois Brad Pitt se divorciou de Jennifer Aniston e o romance com Angelina veio à tona. Os dois se envolveram em missões humanitárias pelo mundo, e em julho de 2005, Brad acompanhou Angelina a Etiopia, onde Jolie adotou, Zahara Marley, que vivia em um orfanato. No mesmo ano Brad e Angelina visitaram por duas vezes o Paquistão para ajudar vitimas de um terremoto. Angelina e Brad se casaram em 23 de agosto de 2014, na França em uma pequena cerimônia. No dia 2 de dezembro de 2005 foi anunciado que Pitt tinha iniciado o processo legal de adoção dos dois filhos adotivos de Angelina, Maddox e Zahara, tendo requerido também a mudança do sobrenome das crianças para Jolie-Pitt. Pouco mais de um mês depois, no dia 19 de janeiro de 2006 um juiz da Santa Mônica, na Califórnia, aprovou o pedido. Jolie e Pitt também são pais adotivos de Pax Tien, nascido no Vietnã. E em 27 de maio de 2006, Angelina deu à luz, em Swakopmund, na Namíbia, o primeiro filho biológico do casal, uma menina a quem chamaram Shiloh Nouvel Jolie-Pitt. Em 2008 Angelina declarou que estava grávida de gêmeos, e em 12 de julho de 2008 nascia Knox Leon e Vivienne Marcheline. A primeira foto dos gêmeos foi vendida por 14 milhões de euro para a revista americana ‘People’ e a revista inglesa ‘Hello’, o dinheiro foi inteiro usado a causas humanitárias.

Angelina tem lugar de destaque em Hollywood, estabelecendo-se entre as atrizes mais bem pagas e sendo citada muitas vezes como referencial de beleza. Entre seus filmes mais famosos estão, “Garota Interrompida” (1999), dirigido por James Mangold onde Jolie contracenou ao lado de Winona Ryder e Brittany Murphy, “O Colecionador de Ossos” (1999) um suspense policial protagonizado por Denzel Washington em que Jolie é Amelia Donaghy uma policial de rua considera ser a pessoa perfeita para investigar o caso, “Lara Croft: Tomb Raider” (2001) filme que deu fama internacional a Jolie e que arrecadou mais de 274 milhões de dólares em todo o mundo, “Amor Sem Fronteiras” (2003) um romance com grande contexto social que intercala a vida da personagem com vivências reais de Angelina Jolie, “Capitão Sky e o Mundo de Amanhã” (2004) filme de ficção científica com orçamento de 70 milhões de dólares e tendo no elenco atores de renome como Jude Law e Gwyneth Paltrow , “Sr e Sra Smith” (2005) ao lado de seu futuro esposo Brad Pitt, “O Preço da Coragem” (2007) filme que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro, “Kungu Fu Panda” (2008) animação de grande bilheteria, “A Troca” (2008) filme que lhe rendeu uma indicação ao Oscar e uma indicação ao Globo de ouro, “O Turista (2010) ao lado de Johnny Deep, “Malévola” (2014) filme da Disney de grande bilheteria.

Filhos: Shiloh Jolie-Pitt, Vivienne Marcheline Jolie-Pitt, Pax Thien Jolie-Pitt, Maddox Jolie-Pitt, Zahara Jolie-Pitt, Knox Leon Jolie-Pitt
Cônjuge: Brad Pitt (desde 2014), Billy Bob Thornton (de 2000 a 2003), Jonny Lee Miller (de 1996 a 1999)
Filiação: Marcheline Bertrand, Jon Voight