Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Angelines Fernández

Angelines Fernández

Nomes Alternativos: Angelines Fernández Abad | Bruxa do 71 | Dona Clotilde

338Número de Fãs

Nascimento: 9 de Julho de 1922 (71 years)

Falecimento: 25 de Março de 1994

Madrid, Espanha

Angelines Fernández Abad foi uma atriz espanhola radicada no México, mais conhecida por atuar em El Chavo del Ocho (Chaves). Logo no começo da Segunda Guerra Mundial, seguiu para o México e começou sua carreira de atriz no início dos anos 70, quando Chespirito a convidou para trabalhar no seriado Chaves, interpretando a Dona Clotilde, que era chamada pelas crianças de Bruxa do 71 cujos bordões eram: "Como disse?", "Quem é bruxa?" e "É melhor não dizer nada.", além de alguns pequenos papéis no Chapolin.

Dona Clotilde foi seu personagem em Chaves, se consagrou com ele além de vencer um desafio com ela mesma, encarar um personagem cômica sendo uma atriz de arte dramática. Por consequência do personagem, na vida real era vista como bruxa de verdade por parte das crianças. Quando saía com sua filha ao supermercado ou para passear com o cachorro, as crianças gritavam: “Aí vem a Bruxa!”. Isso deixava Angelines muito triste, pois as crianças não chegavam perto dela porque tinham medo. Depois acabou se acostumando e não lhe incomodava que a chamassem de “Bruxa”.

Angelines trabalhou com Chespirito até 1994, e até esta data continuou fazendo alguns filmes. Ganhou muitas medalhas da ANDA por sua trajetória artística. Angelines Fernández morreu em 25 de março de 1994, aos 71 anos, vítima do fumo em excesso. Foi enterrada em “Mausoleos Del Ángel” e até hoje várias pessoas visitam seu túmulo e levam flores.