Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Roberto Gómez Bolaños

Roberto Gómez Bolaños

Nomes Alternativos: Chapolin Colorado | Chaves | Chespirito

1915Número de Fãs

Nascimento: 21 de Fevereiro de 1929 (85 years)

Falecimento: 28 de Novembro de 2014

Cidade do México, Distrito Federal - México

Roberto Gómez Bolaños, também conhecido como Chespirito foi um escritor, ator, comediante, dramaturgo, compositor e diretor mexicano.
Gómez Bolaños ficou conhecido mundialmente por séries televisivas como El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado. É sobrinho do ex-presidente mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños. "Chespirito" é a forma diminutiva e castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare (Chekspir). Tal apelido foi dado a ele pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que considerava Roberto Gómez Bolaños, que mede 1,60m, um pequeno William Shakespeare, capaz de escrever histórias tão prolíficas e versáteis quanto o autor inglês.

Chegou a se formar em engenharia, tentando também a carreira de jogador de futebol, mas acabou demonstrando talento para trabalhar escrevendo roteiros, primeiramente para rádio e depois para TV, onde também se tornou ator e diretor. Depois de 27 anos convivendo juntos, Roberto Gómez Bolaños casou-se com Florinda Meza, a atriz que interpretava a Dona Florinda, no dia 19 de novembro de 2004, num restaurante da Cidade do México.

Em 2000, a rede de televisão mexicana Televisa homenageou todo o elenco dos seriados Chaves e Chapolin com o programa "¡No contaban con mi astucia!", ano em que o seriado completava 30 anos.

Bolaños faleceu em Cancún, aonde morava nos últimos anos de sua vida, às 14:30 (horário local) de 28 de novembro de 2014 devido à uma parada cardíaca. A notícia foi divulgada pouco tempo depois por dois dos grandes veículos de comunicação do México: a CNN México, que foi o primeiro deles; e pouco tempo depois pela Televisa, emissora aonde Bolaños trabalhou por muitos anos de sua carreira. Ele estava com sua esposa, Florinda Meza no momento de sua morte. O comediante sofria de problemas respiratórios crônicos e tinha mobilidade reduzida.