Chuvas de Verão

1978

Chuvas de Verão

Afonso, ao se aposentar, decide viver com tranquilidade no subúrbio onde mora. Em sua primeira semana de ócio, em um tórrido verão, Afonso se envolve com os problemas de sua filha, de seus amigos e de sua vizinhança, aprendendo com eles a viver novamente, quando até Isaura, sua vizinha de tantos anos, se modifica, começando uma realção de amizade, amor e respeito.
É considerado um marco do cinema brasileiro por tratar com lirismo as questões da terceira idade.
A cena de amor entre os personagens de Jofre Soares e Míriam Pires foi considerada revolucionária por mostrar o nu, o amor e o sexo na terceira idade. A atriz inclusive relutou em aceitar a personagem pela dificuldade de expor o seu corpo numa idade mais avançada. É considerada uma das cenas mais lindas do cinema brasileiro.

1978