Circulo de Ferro

1978

Circle of Iron

Dirigido por:
Média geral 3.6
baseado em 41 votos
Sua avaliação:
salvando
102 minutos

Tem também como título A Flauta Silenciosa, foi um sonho não realizado de Bruce Lee, um dos autores da história, que desejou realizar um filme não só de arte marcial, mas ainda que expressasse a filosofia zen da qual era adepto.

[spoiller abaixo]

No começo, estamos em face de um rubro pôr-do-sol nas montanhas, e ali encontramos pela primeira vez o estranho Changsha (Carradine) que, tranqüilamente, está sentado e toca uma comprida flauta de madeira. A envolvente música de abertura (trilha sonora de Bruce Smeaton), para flauta e orquestra, sublinha não apenas esta cena mais que pastoril, “espiritual”: mas também o aspecto zen do filme.

Súbito, a doce e melodiosa música da flauta é brutalmente cortada pelo som de um gongo e somos transportados para uma arena onde ocorre uma violenta cena de luta: trata-se de um torneio em que diversos lutadores disputam a oportunidade de enfrentar um famoso guerreiro — tido como imbatível — chamado Zetan, que vive retirado numa ilha distante, e com isso conhecer um certo livro do qual é guardião, livro esse que contém elementos de uma sabedoria que permanece guardada do mundo. Muitos lutadores já haviam disputado, em torneios similares, a honra de defrontar-se com Zetan, porém, ou não chegavam ao fim da viagem, ou chegavam mas não voltavam.

Neste torneio defrontam-se por fim os finalistas Cord (Jeff Cooper) e Morthond, mas na ânsia de vencer, Cord infringe as regras da luta, golpeando o adversário quando caído: é então desclassificado e a vitória concedida a Morthond.

Seguindo em frente, Cord irá passar por diversas provas, e quando volta a encontrar-se com Changsha compreende que ele deve ser seu mestre e se decide, como discípulo, a aprender com ele. Porém Changsha tem atitudes incompreensíveis (p. ex., destrói um barco que lhes fora cedido para atravessar um rio por um barqueiro muito pobre) e fala por meio de enigmas que lhe parecem vazios de significado, e acaba por concluir que Changsha nada tem a lhe ensinar. Este apenas lhe responde: “Aprenda a ouvir o que não é falado”. Por fim, quando vê Changsha golpear com violência o rosto de um menino lindíssimo e atrevido que lhe falta com o respeito, interpela-o indignado acerca de tudo aquilo que não compreende, e é então que aprende sua primeira lição.

No silencioso retiro da ilha ele encontra aqueles que haviam chegado ali antes dele e não retornado. Encontra-se também com Zetan (interpretado pelo grande Christopher Lee) e lhe é concedida a oportunidade de abrir o famoso livro. “Você sobreviveu a várias provas assustadoras” lhe diz Zetan, “mas o que verá agora pode ser mais aterrador ainda”. Cord, porém, está decidido e abre o livro…

O filme chega ao fim quando Cord, outra vez fora da ilha, encontra-se com Changsha nas montanhas. É pôr-do-sol mais uma vez e Changsha lhe põe nas mãos sua flauta: agora é Cord quem toca enquanto o lutador cego ensaia passos de Kung-Fu e o Sol se põe lentamente.

Estreia Mundial:
25 de Julho de 1978
Outras datas
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: