Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Cuba Gooding Jr.
2096Número de Fãs

Nascimento: 2 de Janeiro de 1968 (48 years)

Nova Iorque, NY - Estados Unidos da América

Nasceu no Bronx numa família pobre e, apesar de ser hoje o mais famoso, foi o pai Cuba Gooding quem primeiro se lançou no mundo artístico. O pai é vocalista da banda "soul" The Main Ingredient, que colocou alguns temas nos tops mundiais dos anos 70, como "Everybody Plays the Fool". Devido ao sucesso do grupo, mudou-se com a família para Los Angeles, onde encontrou uma vida de luxo.

Até que o divórcio dos pais lançou o actor num cenário oposto. Depois de ir viver com a mãe e os irmãos, enfrentou problemas graves, chegando mesmo a viver num automóvel. Foi nas ruas que descobriu e aperfeiçoou o breakdance juntamente com os amigos. O início de uma carreira bem sucedida encontrou-o em 1984, quando dançou na final dos Jogos Olímpicos, durante uma actuação do cantor Lionel Richie. Tinha apenas 16 anos quando a porta para o mundo que conhecera em criança se voltava a abrir, agora pelas suas mãos.

Decidiu estudar representação e, após algumas séries e "spots" publicitários, conquistou um papel na longa-metragem Um Príncipe em Nova York, protagonizada por Eddie Murphy. Desde então, tem representado os mais diversos papéis, sempre em produções destinadas a sucessos de bilheteira.

De comédia a drama tem feito de tudo um pouco. Em Homens de Honra, de George Tillman Jr., interpretou a personagem principal, sob os contornos já desgastados do herói americano, ao lado de Robert de Niro. Já em Herança Canina veste a pele de um dentista prestes a receber uma inesperada fortuna. Mais uma comédia, esta dirigida ao público infantil, que encheu salas de cinema, à semelhança de Está Tudo Louco!, também com a presença do actor.

Foi em 1996, que o filme Jerry Maguire, de Cameron Crowe, no qual interpretou uma personagem secundária ao lado de Tom Cruise, lhe valeu o Oscar de melhor actor secundário. Rod Tidwell era o nome do jogador de futebol americano representado por Cuba Gooding Jr. que apoiava Jerry Maguire, um poderoso agente desportivo que colocou em causa os princípios morais da agência para qual trabalhava.

Considerado uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo pela revista People, o actor foi sugerido para substituir Pierce Brosnan no papel de James Bond. A sugestão partiu de Roger Moore, que ficou célebre por interpretar o famoso agente secreto, substituindo Sean Connery.

Depois de Pearl Harbor e Instinto, o actor afro-americano chegou às salas de cinema portuguesas com mais uma produção "à americana". "Radio" é o título do filme e o nome da personagem principal, interpretada por Cuba Gooding Jr..