Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Earl Holliman
3Número de Fãs

Nascimento: 11 de Setembro de 1928 (88 years)

Delhi, Louisiana, U.S.

Earl Holliman (nascido em 11 de setembro de 1928) é um ator americano.
Earl Holliman nasceu em Lisboa em Richland Paróquia de Louisiana nordestino, o pai biológico Holliman morreu antes de ele nascer e sua mãe biológica, que vivem na pobreza com várias outras crianças, o entregou para adoção ao nascer. Henry Holliman, um trabalhador do campo petrolífero, e sua esposa aprovou Earl e seus primeiros anos foram normais até que seu pai adotivo morreu também quando Earl tinha 13 anos. Ele salvou o dinheiro de seu trabalho conduzindo a um cinema e deixou Shreveport, Louisiana, pedindo carona para Hollywood. Vencida em encontrar trabalho, ele logo voltou a Louisiana. Enquanto isso, sua madrasta tinha voltado a casar, e não gostava de seu padrasto Holliman novo. [1] Ele mentiu sobre sua idade e se alistou na Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial [2]. Atribuído a uma escola de comunicação da Marinha, em Los Angeles, ele passou seu tempo livre na Hollywood Canteen, conversando com as estrelas que caíram para apoiar os militares e as mulheres. Um ano depois ele se alistou, a Marinha descobriu que sua idade real e alta-lo.

Holliman voltou para casa e terminar o ensino médio. Logo que ele era velho o suficiente, ele reenlisted na Marinha e foi postado em Norfolk, Virginia. Interessado em atuar, ele foi escalado como protagonista em várias produções Norfolk Navy Theatre. [2] Quando ele deixou a Marinha para o bem, Holliman estudou teatro no Pasadena Playhouse. [1] Ele também se formou pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles [3].

Holliman apareceu pela primeira vez em 1953 na Scared Stiff. Três anos depois, ele ganhou o Golden Globe Award de Melhor Ator Coadjuvante - Filme para seu desempenho no filme de 1956, The Rainmaker. Outros filmes notáveis incluem em Broken Lance, Giant, Tiroteio no OK Corral, Forbidden Planet, Spell Hot, Visita a um planeta pequeno, As Pontes de Toko-Ri, The Trap, The Big Combo, Os Filhos de Katie Elder, Boa Sorte, Miss Wyckoff, Last Train De Gun Hill e Summer and Smoke ( filme).

Holliman também se tornou uma personalidade de televisão por seu papel como o Sundance no hotel da CBS de Paree, com costar Jeanette Nolan, e no papel-título, com Andrew Prine em A NBC's Country Wide, um drama sobre artistas rodeio moderno, que foi ao ar por 28 episódios em 1962-1963. Em 1962, ele e Claude Akins estrelou como convidado feuding irmãos em "O Teimoso Stumbos episódio do drama Marilyn Maxwell série ABC, Bus Stop. Em 1967, convidado Holliman estrelou em breve Wayne Maunder ABC-militar ocidental série Custer. Em 1970 e 1971, Holliman fez duas aparições no oeste comédia Alias Smith and Jones, estrelado por Pete Duel (né Deuel) e Ben Murphy.

De 1974-1978, atuou como tenente Bill Crowley oposto Angie Dickinson na série Police Woman. Ele também teve a distinção de aparecer no primeiro episódio de The Twilight Zone CBS intitulada "Onde estão todos?" que foi ao ar em 02 de outubro de 1959, também a noite da estréia de Hotel de Paree.
Ele continuou a aparecer em papéis do convidado de televisão na década de 1970 e 1980. Seu papel mais marcante deste período foi na minissérie Os Pássaros Feridos bateu com Richard Chamberlain e Rachel Ward. Ele também participou no filme reunion Gunsmoke "Gunsmoke: Return to rodeio" em 1987, como Jake Flagg.

Ele ganhou uma nomeação para um Golden Globe Award para "Melhor Performance de Ator Coadjuvante em Série de Televisão" para a sua atuação com a Delta Burke em sua curta série Delta 1992.

O Fiesta Jantar Playhouse, em San Antonio, Texas, foi detida por Earl Holliman. Roddy McDowell estrelou Harvey, em Outubro de 1980 [4] e Holliman ocasionalmente realizadas em seu teatro, quando não estava trabalhando em Hollywood. Em setembro de 1983, ele atuou na mesma hora, no próximo ano com Julie Sommars [5] O centro fechado depois de 1987.

Por sua contribuição à indústria da televisão, Earl Holliman tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 6901 Hollywood Blvd.

Holliman também é conhecido por seu trabalho como ativista dos direitos dos animais, incluindo mais de 25 anos como presidente de Atores e Outros Animais.
Para um certo número de anos a partir de várias referências, foi dito que o nome de Anthony Earl Numkena era um alias ou um nome original de Earl Holliman.

Na realidade, nunca Earl Holliman levou o nome de Anthony Earl Numkena. Earl Anthony Numkena foi um ator da criança indígena, nascido em 1942 em Culver City, Califórnia, que apareceu com Earl Holliman no filme Destination Gobi em 1954 [7]. Holliman tem conhecimento da confusão para mais de vinte anos, quando ele Aprendi que é frequentador de cinema Halliwell's Companion, uma publicação da Leslie Halliwell, colocar os dois nomes juntos. Posteriormente, o erro foi apanhada por guias de cinema e televisão e na Internet. Companion frequentador de cinema de não corrigir o erro por seis anos. Em abril de 2008, e Numkena Holliman falou por telefone para esclarecer o assunto.