Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Hayden Christensen
1022Número de Fãs

Nascimento: 19 de Abril de 1981 (36 years)

Vancouver, Columbia Britânica - Canadá

É um ator canadense. Ficou conhecido após interpretar Anakin Skywalker/Darth Vader, personagem principal da série de filmes Star Wars. Trabalhou em ''Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones'' e ''Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith''.

Biografia

Christensen nasceu em Vancouver, Columbia Britânica, no Canadá. Seus pais, David e Alie Christensen, são empresários e têm uma empresa de telecomunicações. O ator tem dois irmãos mais velhos, Tove e Hejsa, e uma irmã mais nova, Kaylen. Ainda na infância, mudou-se com sua família para Thornhill, em Toronto, onde frequentou a E.J. Sand Public School, Baythorn Public School e a Unionville High School quando jovem. Antes de ser ator, participou de competições de hóquei e tênis. Frequentou o Actors Studio, em Nova York, até ser "descoberto" quando acompanhou sua irmã em um teste para um comercial, onde os diretores consideraram seu rosto perfeito para o anúncio.

Carreira

Seu primeiro papel foi na novela canadense "Family Passions" (1993), aos 12 anos. Em 1994, fez seu primeiro filme no cinema ''À Beira da Loucura/In the Mouth of Madness'', de John Carpenter, ainda num pequeno papel; depois apareceu no cinema em filmes como ''Em Nome da Vingança/Street Law'' (1995); ''Só Para Mulheres/Strike!'' (1998), com Kirsten Dunst; ''Free Fall'' (1999), como o filho de Jaclyn Smith; ''As Virgens Suicidas/The Virgin Suicides'' (1999), novamente com Kirsten Dunst, de Sofia Coppola.

Começou a ganhar notoriedade quando estrelou a série ''Higher Ground'', em 2000, onde interpretou Scott Barringer, um jovem usuário de drogas. No mesmo ano, Christensen chamou a atenção internacional ao superar 400 candidatos e ser escolhido por George Lucas para interpretar Anakin Skywalker nos dois últimos filmes da saga Star Wars: Ataque dos Clones (2002) e A Vingança dos Sith (2005). Seu desempenho recebeu críticas mistas, mas o ator se tonou popular entre o público.

Foi aclamado por seu desempenho no filme ''Tempo de Recomeçar/Life as a House'' (2001), lhe rendendo uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante e ao SAG na mesma categoria.

Em 2003, recebeu boas críticas por seu papel em ''O Preço de uma Verdade/Shattered Glass'', onde interpretou Stephen Glass, na história real do jornalista que falsificou diversos artigos enquanto trabalhava na The New Republic.

Em 2004, foi inserido no lugar do ator Sebastian Shaw na versão remasterizada do filme ''Star Wars: O Retorno de Jed''i, como o fantasma de Anakin Skywalker, no mesmo ano, apareceu como modelo da marca Louis Vuitton. Em 2005, estrelou ''Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith'', pelo qual ganhou o MTV Movie Award de Melhor Vilão.

Depois apareceu nos filmes ''Awake - A Vida Por Um Fio'', ao lado de Jessica Alba, ''Território Virgem/Virgin Territory'', com Mischa Barton.

Em 2008, estrelou o filme ''Jumper'' (2008), onde interpretou um jovem que pode se teletransportar, e onde trabalhou com Samuel L. Jackson, Jamie Bell e Rachel Bilson, com quem também contracenou em um dos segmentos do filme ''Nova York, Eu Te Amo/New York, I Love You''.

Outros filmes: ''O Último Golpe/American Heist'' (2014), com Adrien Brody; ''O Imperador/Outcast'' (2014), com Nicolas Cage; ''90 Minutos no Paraiso/90 Minutes in Heaven'' (2015); ''Numb, at the Edge of the End'' (2017), com Harvey Keitel; ''First Kill'' (2017), com Bruce Willis...