Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Kirsten Dunst
6456Número de Fãs

Nascimento: 30 de Abril de 1982 (35 years)

Point Pleasant, Nova Jersey - Estados Unidos da América

Kirsten Dunst, ou Kirsten Caroline Dunst, é uma atriz Americano que também tem cidadania alemã. Ela nasceu no dia 30 de abril de 1982 na cidade de Point Pleasant, Nova Jersey. Seus pais são Inez (nome de nascimento, Rupprecht), que tinha uma galeria de arte, e Klaus Dunst, um executivo de serviços médicos. Ela tem um irmão caçula chamado Christian Dunst. Kirsten apoia causas sociais, inclusive com uma linha de design de colares e os lucros são doados para instituições como Glaser Pediatric AIDS Foundation e também apoia varias outras instituições de caridade que lutam contra o câncer.

Sua carreira começou aos 3 anos de idade quando começou a aparecer como modelo em comerciais. Ela fez a sua primeira participação em um filme aos 6 anos de idade em “Oedipus Wreck”, segmento de Woody Allen no filme Contos de Nova York (1989). Seu primeiro filme creditado foi A Fogueira das Vaidades (1990). A sua família se mudou para Los Angeles em 1993, onde sua carreira cinematográfica decolou.

Quando adolescente teve dificuldades para enfrentar a crescente fama, e por um tempo culpou sua mãe por pressiona-la a atuar sendo apenas uma menina. Contudo, depois disse que sua mãe ”... Sempre teve as melhores intenções”. E ao ser questionada se se arrependia do jeito como viveu sua infância, disse : “Bom, não é uma maneira natural de crescer, mas é o jeito como cresci e nunca mudaria.”

Em 1994, ela fez sua primeira performance de destaque em Entrevista Com o Vampiro (1994), ao lado de estrelas como Brad Pitt e Tom Cruise. Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por sua atuação, além de uma indicação de atriz revelação no MTV Award. Em 1995, ela foi eleita uma das 50 pessoas mais bonitas pela People Magazine. A publicação especializada The Hollywood Reporter escolheu Kirsten Dunst como melhor estrela jovem por sua interpretação de uma adolescente na série do canal NBC, ER – Plantão Médico entre 1996 e 1997. Na mesma época fez uma sequência de filmes que foram sucesso no mercado, Adoráveis Mulheres (1994), Jumanji (1995) e Pequenos Guerreiros (1998).

A atriz teve a oportunidade de assumir o papel de Angela no drama Beleza Americana (1999), mas decidiu recusa-lo por não querer participar das cenas sensuais do filme, onde também beijaria o ator Kevin Spacey (26 anos mais velho). Explicou que “No momento de lê-lo (o roteiro), tinha quinze anos de idade e acho que não era madura o suficiente para entender esse tipo de escrita.”

No ano 2000, ela foi aclamada pela critica pelo seu papel de adolescente problemática “Lux Lisbon” no primeiro filme da diretora Sofia Coppola, As Virgens Suicidas (1999) e provou seu status de atriz principal em um filme de comédia, Teenagers – As Apimentadas (2000). No mesmo ano a atriz se formou na Notre Dame High School em Los Angeles.

Em 2001, Dunst fez sua estreia cantando no filme Volta Por Cima, em que ela apresentou duas músicas. Ela também cantou a música de jazz "After You've Gone" para os créditos finais do filme O Miado Do Gato (2001). Nos anos seguintes conseguiu papéis em filmes como o filme independente O 5º Passo (2003), estrelado por Morgan Freeman e Billy Bob Thornton; O Sorriso de Monalisa (2003), de Mike Newell, contracenando com Julia Roberts, Julia Stiles e Maggie Gyllenhaal; Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004), escrito por Charlie Kaufman e dirigido por Michael Gondry, além do elenco formado por Jim Carrey, Kate Winslet e Mark Ruffalo; Wimbledon: O Jogo do Amor (2004); e no filme do diretor Cameron Crowe, Tudo Acontece em Elizabethtown (2005), ao lado de Orlando Bloom.

Se tornou mundialmente conhecida com o seu papel de Mary Jane Watson, interesse romântico de Peter Parker, interpretado por Tobey Maguire, na trilogia Homem-Aranha (2002), Homem-Aranha 2 (2004) e Homem-Aranha 3 (2007). Os filmes do Homem-Aranha foram um verdadeiro sucesso comercial e com críticas variadas.

Fez a sua segunda participação em um filme da diretora Sofia Coppola, com o papel principal de Rainha Maria Antonieta, no filme intitulado Maria Antonieta (2006) adaptação do romance de Antonia Fraser, “Marie Antoinette: The Journey”. Dunst ganhou o premio de melhor atriz em 2011 no festival de Cannes por sua atuação no filme Melancolia (2011) de Lar Von Trier.

Nos últimos anos fez participação no filme Na Estrada (2012), no filme independente de comedia Quatro Amigas e Um Casamento (2012), Mundos Opostos (2012), As Duas Faces de Janeiro (2014) e em 2015 fez participação em episódios da série Fargo como a personagem Peggy Blomquist.