Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Joaquin Phoenix

Joaquin Phoenix

Nomes Alternativos: Joaquin Rafael Phoenix

4799Número de Fãs

Nascimento: 28 de Outubro de 1974 (42 years)

San Juan - Porto Rico

Joaquin Rafael Phoenix (San Juan, Porto Rico, 28 de outubro de 1974), anteriormente creditado como Leaf Phoenix, é um ator e cantor estadunidense. Ele nasceu em Porto Rico onde viveu até os quatro anos de idade. Sua família retornou para os Estados Unidos onde ele foi criado. Entre os vários lugares que viveu em virtude da frequente mudança de sua família, já morou no México e em vários países da América do Sul. Joaquin vem de uma família de artistas, o mais notável é o seu irmão mais velho, o falecido ator River Phoenix.

Joaquin tem se aventurado por trás das câmeras, dirigindo vídeos musicais de bandas como Ringside, She Wants Revenge, People in Planes, Arckid, Albert Hammond Jr. e Silversun Pickups, bem como produzindo filmes e séries como 4Real. Ele também está listado como produtor do filme Os Donos da Noite.

Ator indicado três vezes ao Oscar, ganhador de um Globo de Ouro e de um Grammy, em 27 de outubro de 2008, Joaquin anunciou sua aposentadoria do cinema, a fim de se dedicar a sua carreira musical, iniciada em 2005, quando filmou o longa Johnny & June.

Joaquin nasceu em Rio Piedras, localizada na cidade de San Juan, em Porto Rico. Ele é o terceiro de cinco filhos, incluindo River Phoenix (1970 - 1993), Rain Phoenix (1972), Liberty Phoenix (1976) e Summer Phoenix (1978). Ele também tem uma meia irmã chamada Jodean (1964), fruto do primeiro casamento do pai.

Seu pai, John Lee Bottom, era um carpinteiro de Fontana, Califórnia. Sua mãe, Arlyn Phoenix, nasceu no Bronx, Nova York os pais dela eram judeus vindos da Hungria e Rússia. Em 1968, Arlyn deixou sua família e se mudou para a Califórnia, onde conheceu John Lee. Eles se casaram em 1969 e, em seguida, aderiram ao culto religioso dos Filhos de Deus, e começaram a viajar por toda a América do Sul. Seus pais se desiludiram com a seita, e tomaram a decisão de abandonar o culto e voltar para os EUA em 1978. Eles mudaram seu sobrenome para momento que Joaquin passou a se chamar “Leaf”. Seu nome artístico, “Leaf Phoenix”, tem relação com a natureza (“Leaf”, em inglês, significa “Folha”), assim como o de seus irmãos, River (Rio), Summer (Verão), Rain (Chuva) e Liberty (Liberdade). No começo dos anos 1990, "Leaf" muda seu nome novamente para "Joaquin". A fim de ajudar financeiramente a família, os irmãos Phoenix começam a mostrar seu talento em vários concursos, cantando e tocando instrumentos. Em Los Angeles sua mãe começou a trabalhar como secretária para a NBC, e seu pai como paisagista. Joaquim e seus irmãos acabaram por serem descobertos por uma agente de talentos infantis de Hollywood, Iris Burton, que começou a trabalhar com os cinco irmãos, principalmente fazendo comerciais de televisão. Joaquin virou alvo da opinião pública em circunstâncias dramáticas; no dia 31 de outubro de 1993, seu irmão, River Phoenix, foi vítima de uma fatal overdose de drogas. Joaquin, que estava com o irmão na hora em que ele passou mal, ligou para o 911 na tentativa de buscar ajuda para River e a gravação do pedido de ajuda foi imediatamente tocada, repetidamente, pelos meios de comunicação. A súbita intrusão da mídia na sua vida revelou-se muito esmagadora, e ele se afastou do cinema. Um ano mais tarde, por insistência de seus amigos, Joaquin, relutantemente, voltou a atuar.

Joaquin namorou a atriz Liv Tyler, por um ano. O casal se conheceu no set de Círculo de Paixões. Ele foi para a reabilitação para se tratar do alcoolismo no início de abril de 2005. Em 26 de janeiro de 2006, Joaquin se envolveu num acidente de carro em Hollywood, em uma estrada sinuosa, o carro que dirigia acabou capotando. O acidente foi alegadamente causado por falha no sistema de freio. Agitado e confuso, Joaquin ouviu uma voz que lhe dizia, ”Relaxa”. Não era possível ver o homem, Joaquin respondeu, ”Eu estou bem. Estou relaxado”. O homem disse: ”Não, você não está”. Neste ponto, Joaquin conseguiu ver que o homem que era famoso, se tratava do excêntrico ator, cineasta e roteirista alemão Werner Herzog. Após ajudar Joaquin a sair das ferragens, Herzog chamou uma ambulância e desapareceu.

Em 11 de fevereiro de 2009, Joaquin fez uma aparição no Late Show with David Letterman para promover seu filme, Amantes. Ele foi largamente insensível perante Letterman respondendo perguntas sobre o filme e sua carreira de ator. Quando a platéia riu de suas aspirações no hip-hop, Joaquin se queixou a Letterman e disse que ele não estava brincando. No final da entrevista, Letterman disse, “Joaquin, lamento que você não pode estar aqui esta noite”, seguido de risos e aplausos da platéia. Em uma entrevista dada anteriormente no mesmo dia para CinemaBlend.com o ator parecia totalmente coerente.

O primeiro tabalho de Joaquin na televisão foi na série Seven Brides for Seven Brothers junto com seu irmão River em 1982 e Backwards: The Riddle of Dyslexia de 1984. Ele fez sua estreia nos cinemas no filme SpaceCamp - Aventura no Espaço de 1986, desempenhando o papel de “Max”, depois de estrelar em Alfred Hitchcock Presents no episódio “A Very Happy Ending”, no mesmo ano. Seu primeiro papel de destaque foi em Russkies. Mais tarde ele co-estrelou com Ron Howard em O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra de 1989, no qual ele foi creditado como “Leaf Phoenix”.

Numa fase de sua carreira Joaquin preferia interpretar personagens confusos e inseguros com um lado negro. Ele ganhou críticas positivas por sua atuação em vários papéis: um adolescente problemático em Um Sonho Sem Limites de Gus Van Sant de 1995 co-estrelando ao lado de Nicole Kidman, o agitador em uma cidadezinha no filme Reviravolta de Oliver Stone, o cruel imperador romano Cómodo no premiado filme de Ridley Scott, Gladiador de 2000 (filme para a qual ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante), um padre em conflito no filme Contos Proibidos do Marquês de Sade, um ex-jogador de baseball no filme de M. Night Shyamalan, Sinais, um agricultor em mais uma produção de Shyamalan, em A Vila de 2004, um cameraman desiludido em Hotel Ruanda de Terry George, e um heróico bombeiro em Brigada 49.

Ao ser confirmado como Johnny Cash em Johnny & June após a aprovação do próprio Cash, Phoenix começou a se preparar para o personagem comprando uma guitarra e aprendendo a tocar. Reese Witherspoon, que interpretou June Carter Cash no filme e ganhou o Oscar de Melhor Atriz por seu desempenho, afirmou durante uma entrevista que ficou incrivelmente impressionada com a atuação de Phoenix. Todas as músicas do filme bem como o álbum da trilha sonora são cantadas e tocadas por Phoenix e Reese. Em 2005, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator, e ganhou um Globo de Ouro na mesma categoria em 2006.