“Tu és Lúcifer!” Contrariamente ao que transmite a cultura popular de tradição cristã, a etimologia e a história das religiões esclarece que Lúcifer é o “portador da luz”, uma divindade luminosa na antiguidade clássica, a estrela da manhã para os que se orientavam pelos astros ou, numa interpretação gnóstica, aquele que revelou o verdadeiro conhecimento aos homens, denunciando as ilusões do Demiurgo, o falso deus. No cruzamento inter-mitológico esotérico de tradição crowleiana, Lúcifer, o príncipe da aurora dourada, é por vezes associado ao deus egípcio Hórus, uma divindade solar que teria revelado ao próprio Aleister Crowley um novo tempo, uma nova era, o Aión do Aquário, uma época de paz e conhecimento de que ele haveria de ser o profeta.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Visto em 27/09/2025.
Rapaz, não curtir nem um pouco! Me parece ser o ápice da pseudointelectualidade! Só não dô uma nota menor pois gostei de alguns visuais e da trilha sonora.
Uma das verdadeiras joias psicodélicas dos anos 60/início dos anos 70. A obsessão de Kenneth Anger com o ocultismo inspirado em Aleister Crowley, influente ocultista britânico, resultou em um banquete visual que cria uma verdadeira experiência mística interdimensional tornada ainda mais surreal pela trilha sonora de Bobby Beausoleil. Acrescente a isso o envolvimento de Beausoleil com Charles Manson e sua condenação por assassinato fazem desta uma das fodas mentais mais bizarras que eu já assisti. Altamente recomendado para quem gosta de filmes que parecem inúteis na superfície, mas são carregados de simbologia.
👍 A história da treta dele com o Jimmy Page é tão legal quanto
Esse otário invejoso ferrou o Jimmy Page por esse filme. Meus parabéns seu bosta, nada haver esse pira tu não és tão importante quanto pensa Lucifer.
Led Zep é muito mais místico do que esse filme, por que simplesmente ele está na sombra da recusa do ZOSO. Outra coisa, essa Manson Family não passa de um bando de maconheiro em Santa Mônica fazendo a brincadeira do copo.
Acho que cada época tem o Luficer que merece, Marilyn Manson por exemplo teve mais duração e brilho do muitos antes dele, e no final não muda bosta nenhuma no sistema universal, pode sim mudar vidas singulares e terem experiências incríveis mas a merda é igual todos é bem distribuido o sofrimento humano.
Bostão, deveria ir pro céu e ser masoquisado por anjos tocando acordeão.
o que seria lucifer rising sem a sublime trilha sonora composta por beausoleil? parte dessa sensualidade orgasmática é atravessada visceralmente pela composição litúrgica que acompanha o curta; que belíssima ode visual e erótica luciferiana e que coletânea de simbolismos certeiros; pra quem tem fome de esoterismo é um prato cheio; a obra toda tem um tom profético que vem da configuração temporal fundamental dos aeons; há também uma estética declaradamente egípcia como que prestando contas da possível genealogia arcaica de um satanismo devedor das adorações ritualísticas prestadas à seth; ainda não inclui em todas essas impressões e estudos sobre o curta a inventividade e o desenvolvimento experimental da obra que, sendo sincero, é um baita gozo legal