Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Michael J. Fox (I)

Michael J. Fox (I)

Nomes Alternativos: Michael Andrew Fox

1704Número de Fãs

Nascimento: 9 de Junho de 1961 (56 years)

Edmonton, Alberta - Canadá

Michael Andrew Fox, mais conhecido como Michael J. Fox é um premiado ator canadense.

Nascido como Michael Andrew Fox em Edmonton, Alberta, no Canadá, sendo o 4º de cinco irmãos. O seu pai, William Fox, era um oficial de polícia, membro das Forças Armadas Canadianas (Canadian Forces), tendo-se reformado em 1971 e, morrido em 1990. A sua mãe, Phyllis Fox (Piper em solteira), era empregada de escritório. Michael mudou bastante de residência em criança, dadas as mudanças de áreas de actuação do pai.

Michael adicionou o J., em homenágem ao actor Michael J. Pollard.

Em 1998 revelou que sofria da Doença de Parkinson, mal que lhe havia sido diagnositcado em 1991. Por isso, escreveu uma auto-biografia, intitulada Lucky Man ("Homem de Sorte"), sobre sua experiência de aparecimento do Mal de Parkinson em pessoas mais jovens.

Papéis mais destacados incluem os filmes De Volta Para o Futuro, Marte Ataca!, Teen Wolf, e as séries de TV Family Ties e Spin City. Dublou Stuart Little na série de filmes baseada no livro popular de E. B. White; Chance nos filmes A Incrível Jornada e A Incrível Jornada II; e Milo Thatch em Atlantis: o Reino Perdido.

Em 2000, ele anunciou que abandonaria o papel principal de Spin City após ter sido diagnosticado com a Doença de Parkinson (Um novo personagem principal foi criado por Charlie Sheen, que substituiu Fox em Spin City). Desde então, Fox tem sido um defensor proeminente e tem arrecadado fundos para pesquisa em células-tronco, que acredita um dia ajudar vítimas do Mal de Parkinson e outras doenças debilitantes.

Em 2003, escreveu o primeiro episódio duma série cómica (sitcom) intitulada Hench at Home, mas a série não foi além do primeiro episódio. Fox é casado com a actriz Tracy Pollan desde 1988. Têm quatro filhos. Foi dublado no Brasil por Orlando Viggiani, Nizo Neto e Manolo Rey.