Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Nelson Xavier

Nelson Xavier

Nomes Alternativos: Nelson Agostini Xavier

137Número de Fãs

Nascimento: 30 de Agosto de 1941 (75 years)

Falecimento: 10 de Maio de 2017

São Paulo, São Paulo - Brasil

Nelson Xavier foi um ator, autor e diretor brasileiro. morreu em Uberlândia, cidade de Minas Gerais, na madrugada de quarta-feira (10). o artista faleceu em decorrência de um câncer. Xavier foi diagnosticado com câncer de próstata no ano de 2004.

Nascido em São Paulo em 1941, Nelson chegou a estudar Direito, mas foi nas arte que encontrou sua vocação. Entrou para a Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo e para a companhia Teatro de Arena, onde estreou nos palcos no final dos anos 1950. Por volta desta época, por influência da amizade com Eduardo Coutinho, que se tornaria anos depois o maior documentarista do Brasil, Xavier chegou a trabalhar por um perído como jornalista, crítico de cinema e teatro.
Em 1978 fez seu primeiro trabalho como diretor de cinema em A Queda (1978), codirigido e roteirizado por Xavier e Ruy Guerra.

Xavier fez mais de 20 trabalhos para a televisão, incluindo clássicas atuações como o lendário cangaceiro Virgulino Ferreira Lampião na minissérie Lampião e Maria Bonita (1982), o protagonista Pedro Arcanjo na minissérie Tenda dos Milagres (1985), baseada em obra de Jorge Amado, e particpações nas novelas Pedra sobre Pedra (1992), O Cravo e a Rosa (2000) e Senhora do Destino (2004). A participação especial na novela Babilônia (2015) marcou o último trabalho do ator no popular formato.

O ator interpretou personagens espiritualizados por mais de uma ocasião e o principal deles foi o médium mineiro Chico Xavier (1910 - 2002) na cinebiografia do líder espírita dirigida por Daniel Filho e lançada em 2010. "Eu sabia que o Chico era um médium importante, mas não tinha prestado atenção nele. Com o livro, me comovi muito e, no filme, é como se eu não tivesse que buscar o personagem, ele tomou posse de mim. Foi uma coisa tão arrebatadora, que eu chamei de invasão", chegou a a firmar Nelson em determinada ocasião. "O Chico me fez sentir premiado, me fez sentir uma pessoa melhor, melhor do que eu realmente sou."

Um dos trabalhos finais de Xavier nos cinemas foi o premiado drama A Despedida, no qual o ator interpreta um homem de idade avançada em estado terminal que aproveita seus últimos dias ao lado de sua amante, vivida por Juliana Paes. O longa rendeu a Xavier o prêmio de melhor ator no Festival de Gramado de 2014.

Exibido no Festival do Rio do ano passado, o último filme de Nelson Xavier a ser exibido nos cinemas foi o drama Comeback, que rendeu ao seu protagonista o prêmio de melhor ator. A estreia nos cinemas brasileiros está prevista para o próximo dia 25 de maio.

Cônjuge: Via Negromonte (desde 1989), Heloisa Villela (de 1975 a 1987), Joana Fomm (de 1964 a 1966)
Filhos: Sofia Helena Xavier, Anna Xavier, Tereza Villela Xavier, Pedro Cabizuca