Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Norma Shearer

Norma Shearer

Nomes Alternativos: Edith Norma Shearer | Norma Shearer Arrouge

67Número de Fãs

Nascimento: 10 de Agosto de 1902 (80 years)

Falecimento: 12 de Junho de 1983

Montréal, Québec - Canadá

Edith Norma Shearer (Montreal, 10 de agosto de 1902 — Los Angeles, 12 de junho de 1983) foi uma atriz nascida no Canadá e naturalizada norte-americana. Shearer foi uma das atrizes mais populares do mundo a partir de meados da década de 1920 até sua aposentadoria em 1942. Ganhou um Oscar de melhor atriz em 1930 por The Divorcee|A Divorciada. É considerada a "Rainha da MGM".

Na infância, Shearer teve lições de piano e dança, e aos 14 anos ganhou um concurso de beleza. Filha de um rico arquiteto de Montreal, ela mudou-se com a mãe e a irmã para Nova Iorque após a falência do pai. Com olhos azuis, esbelta, ela já prometia ser uma estrela aos dezesseis anos de idade, e sua atuação começou ainda no cinema mudo, dividindo as atenções e o estrelato com Mary Pickford. Irving Thalberg se interessou por ela, contratou-a e, em 1925, Norma fazia já papéis principais, atingindo, porém, o estrelato em 1928, ao se casar com Thalberg, com quem teve dois filhos.

Shearer foi uma das poucas atrizes do cinema mudo a se tornar estrela também no sonoro, e a Metro a promovia como "A Primeira Dama das Telas". Ficou viúva em 1936 e abandonou o cinema por dois anos, voltando em 1938 para filmar Maria Antonieta.

Shearer foi nomeado para o Oscar de Melhor Atriz em seis ocasiões, tendo vencido apenas por seu papel em A Divorciada, em 1930. Ela foi nomeada no mesmo ano por Their Own Desire (br: Ébrios e Amor), por A Free Soul (br: Uma Alma Livre) em 1931, por The Barretts of Wimpole Street (br: A Família Barrett) em 1934, Romeu e Julieta em 1936, e Maria Antonieta em 1938. Marion Davies recordou mais tarde que Shearer chegou a uma festa em San Simeão em seu traje de Maria Antonieta, que exigiu a remoção da porta para que ela pudesse entrar, e quatro cadeiras para que ela pudesse se sentar à mesa.

Voltou a se casar em 1942 com o instrutor de esqui Martin Arrouge, 20 anos mais jovem do que ela, abandonando definitivamente o cinema. Viveu com Martin até a morte, aos 81 anos, depois de sofrer três derrames. Shearer tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 6636 Hollywood Boulevard. Ela foi sepultada no Grande Mausoléu de Forest Lawn Memorial Park, em Glendale, Califórnia, na sua cripta esta marcada Norma Shearer Arrouge, junto com seu primeiro marido, Irving Thalberg. Na cripta de Thalberg foi gravado: "Meu querido, para sempre" pela própria Norma Shearer.

Filhos: Irving Thalberg Jr., Katherine Thalberg
Cônjuge: Martin Arrouge (de 1942 a 1983), Irving Thalberg (de 1927 a 1936)
Filiação: Edith Shearer, Andrew Shearer