Pensar em Hollywood é pensar em cinema. Automaticamente a imagem que vem a nossa mente é o famoso letreiro na paisagem junto às montanhas em Los Angeles, nos Estados Unidos, além da associação aos filmes clássicos, grandes produções e muita fama. Todo o sucesso de Hollywood transformou a indústria cinematográfica em uma máquina de dinheiro, devido às bilheterias e aos recursos que os grandes blockbuster geram.
Hollywood sempre pareceu inabalável e dominante no mercado de entretenimento, mas a indústria dos games começou a ocupar espaços que antes eram predominados pelo cinema.
Sem dúvida, o poder e valor de Hollywood são incontestáveis para a mídia e um símbolo de glamour e diversão para o público - sendo o principal produtor de atrações e espetáculos com grandes orçamentos alavancados por famosos artistas e impressionantes efeitos visuais.
Nos últimos anos, uma mudança começou a ocorrer e um elemento já muito conhecido entre todos se intensificou e vem balançando a estrutura da hegemonia de Hollywood: o videogame.
Ele, o videogame, que por muito tempo era associado como um “passatempo nerd”, ganhou força e repercussão, tornando-se absolutamente popular devido ao formato mais participativo e interativo.
Essa certa “batalha”, se assim podemos chamar, entre os games e a sétima arte tem por beneficiar a todos a nível de entretenimento, sendo um estímulo de investimento em grandes e ousadas criações. Um exemplo disso são os desenvolvedores criando jogos cada vez mais imersivos e realistas, e incorporando astros da TV e cinema para integrarem os games - tanto como personagens, quanto como dubladores.
Com mais interesse, há mais investimento. Sendo assim, além de alcançar números semelhantes nos primeiros finais de semana de estreia, os games estão igualando - e até ultrapassando - os valores de bilheteria de sucesso das grandes produções. De acordo números publicados pelosite de roleta online Betway, a indústria dos jogos tem pressionado os estimados lucros de Hollywood!
Talvez um grande exemplo seja com Vingadores: Ultimato (2019), o filme com a maior bilheteria da história do cinema - alcançando 1,2 bilhão de dólares em seu fim de semana de estreia. Mesmo liderando o gráfico comparativo entre filmes versus jogos, as posições seguintes são de games que tiveram números bastante próximos com as vendas geradas em seus primeiros dias após o lançamento: Grand Theft Auto V (2013) com 1,0 bilhão de dólares e Fallout 4 (2015) com 750 milhões de dólares.
No artigo “Os jogos derrotaram Hollywood?”, a disputa entre as indústrias foi dissecada e colocada à prova de várias maneiras. Os exemplos e comparações entre as mídias ficam claros e evidenciam de forma direta a transformação e ascensão dos jogos hoje em dia. No infográfico abaixo, as estatísticas são bastante didáticas e analisam dados desde desenvolvimento e lucratividade até previsão para os próximos anos.