Naomi Watts revelou que quase desistiu da carreira de atriz antes de ser escolhida por David Lynch para integrar o elenco de Mulholland Drive, filme de 2001 que se tornou um marco em sua trajetória profissional.
Em uma entrevista no programa Live! With Kelly and Mark, Watts contou que o diretor foi fundamental não apenas para sua carreira, mas também para que ela permanecesse nos Estados Unidos. "Ele foi muito importante para mim. Mesmo estando na América, eu não teria ficado se não tivesse conhecido David Lynch", afirmou a atriz.
Watts explicou que, após uma década de tentativas frustradas para conseguir trabalho em Hollywood, ela estava praticamente desiludida com a profissão. "As coisas não estavam boas. Eu estava literalmente afastando as pessoas... fazendo elas se sentirem desconfortáveis, tipo: 'Eu preciso de um trabalho, preciso de um trabalho.' Na verdade, meu agente na época me disse: 'Você está muito intensa. Está deixando as pessoas desconfortáveis'", revelou.
A atriz também compartilhou detalhes sobre o processo de audição para o filme de Lynch. Ela disse que o diretor tinha uma abordagem única para o elenco. "Ele me sentou e simplesmente olhou nos meus olhos e começou a me fazer perguntas. E, na maior parte do tempo, eu pensava: 'Como eu saio daqui? Como eu acelero isso? Tenho certeza de que não sou a pessoa certa'", contou Watts, lembrando da insegurança que sentia. "Eu tinha essa programação: 'Eu não sou engraçada, não sou sexy, sou velha demais, sou isso, sou aquilo.' Ele simplesmente me viu e conseguiu tirar essas camadas", completou.
Watts interpretou Betty Elms e Diane Selwyn em Mulholland Drive. O filme rendeu uma indicação ao Oscar para Lynch como melhor diretor, e a atriz afirmou que o cineasta se tornou um verdadeiro mentor e amigo. Em uma postagem nas redes sociais, Watts escreveu que "não foi apenas sua arte que me impactou — sua sabedoria, humor e amor me deram uma confiança especial em mim mesma que eu nunca havia acessado antes".
David Lynch faleceu na semana passada aos 78 anos, vítima de complicações do enfisema pulmonar.
Imagem: Universal Pictures/Divulgação